
Existe um meio melhor de tomar conta de seus ativos industriais do que este da foto.
Você que trabalha com manutenção e muitas vezes se encontrou na difícil posição de responder a algumas ou a todas estas perguntas:
– Como este equipamento foi quebrar? Vocês não fazem manutenção preventiva, preditiva e sei lá mais o quê?
– Preciso estender a produção por mais uma semana, tem algum risco de quebra de algum equipamento crítico?
– Como está a planta hoje? Algum risco de quebra?
– Dos trezentos motores mais críticos da planta, algum deles está em situação de atenção?
– Tenho uma reunião com a diretoria, agora às 8 horas, e preciso saber se tem algum equipamento com problema, que comprometa a produção. Ontem já fui pego de surpresa por um equipamento que “piorou” durante a noite. O que pode me dizer?
– Para que serve esta montanha de dados que nossos sistemas de automação geram, se toda vez que preciso de uma informação tenho que esperar dias e não tem confiabilidade?
Certamente deve ter pensado:
– será que ele (a) pensa que tenho uma bola de cristal mágica? Que tenho oito braços (homem-polvo), ou oito olhos (homem-aranha)?
Exclusivamente pensando em você, a ABB desenvolveu um sistema especialista que capta dados dos equipamentos, dados de processo e dados do sistema para diagnosticar os equipamentos e te ajudar a dar respostas imediatamente e com precisão. Através de consultas simples, de forma verticalizada na estrutura de ativos de planta, com Paretos e graduação de risco em função da gravidade dos defeitos (falhas potencias) e da criticidade de cada equipamento.
O sistema chama-se Asset Vista e está sendo lançado no evento ABB Automation World 2015, não deixe de conhecê-lo em detalhes. Possivelmente você vai dizer o que alguns outros clientes, que implantaram projetos piloto, disseram: “Era disso que eu estava precisando”.
Se preferir, entre em contato com a ABB através dos seguintes canais:
E-mail: br-assetvista@abb.com ou (11) 3688-9004
Marcio Nicolay
Profissional com experiência em desenvolvimento de algoritmos para monitoramento de estado operacional de ativos industriais através de dados disponibilizados pelo sistema de controle, consultoria em manutenção industrial e em manutenção de subestações e de plantas de papel e celulose.