- Sistema de gestão de operações da ABB é implantado na extração subterrânea de ouro Granny Smith
- Gold Fields vai usar recurso para planejar operações, incluindo projeto, manutenção, gestão de pessoal, de equipamentos e serviços na extração
- Soluções digitalmente conectadas vão dar suporte à produção da mina, que extrai e beneficia 1,6 milhão de minério aurífero por ano
A mineradora Gold Fields vai usar plataformas digitais da ABB para coordenar a produção e execução de processos na extração aurífera Granny Smith, no oeste australiano.
A empresa concluiu a implantação do ABB Ability™ Operations Management System (OMS) na mina, localizada 740 km a nordeste de Perth. O OMS vai contribuir com a transformação digital da Gold Field, além de facilitar a operação da Granny Smith, permitindo maior produtividade e viabilizando um fluxo de informações mais consistente, que vai permitir melhores decisões. Granny Smith extrai e processa cerca de 1,6 milhão de toneladas de mineral aurífero por ano.
O OMS integra controles de curto intervalo e programações de ciclos fechados numa única plataforma. Em tempo real, a solução conecta o planejamento e a operação da mina, inclusive atividades de projeto, manutenção, gestão de pessoas, equipamentos e serviços. Permite planejar e automatizar atividades, além de reagir rapidamente a contingências que podem comprometer a produção. O sistema foi implantado com ajuda da consultoria Enterprise Transformation Partners (ETP). Os colaboradores e os equipamentos fixos e móveis da Granny Smith serão interconectados para melhorar a produção, a eficiência da extração e do beneficiamento, otimizando o uso de recursos sob um plano mais efetivo de operação. As funções de antecipação de problemas e de replanejamento também vão ajudar equipes a tomar decisões mais bem informadas, maximizar a eficiência e a oportunidade financeira do local.
“A Golf Fields já tem um relacionamento sólido com a ABB em âmbito global. Agora estamos trabalhando para entregar uma nova Ganny Smith digitalizada, ainda mais produtiva e sustentável”, afirmou Rob Derries, gerente da unidade de inovação e tecnologia da mineradora na Austrália. “Como operadores de minas, enfrentamos desafios operacionais e de planejamento em ambientes imprevisíveis. Estamos comprometidos em fortalecer nossas equipes, buscando recursos necessários junto a empresas inovadoras que nos ajudem em nossos objetivos, de modo que nosso pessoal possa futuramente assumir maiores responsabilidades e desafios ainda mais complexos”.
“Com o OMS da ABB, vamos viabilizar na Gold Fields melhoras significativas de produtividade com melhores processos de planejamento e gestão, numa abordagem digital, menos sujeita a ineficiências, interferências e eventuais falhas humanas e ainda capaz de resultar em decisões melhores e mais rápidas”, afirmou Alan Teixeira, gerente de negócios em mineração e digitalização da ABB.