ABB recebe pedido de misturadores destinados a ampliar capacidade de fábrica de ligas metálicas nos EUA

ABB recebe pedido de misturadores destinados a ampliar capacidade de fábrica de ligas metálicas nos EUA

  • A fabricante de altos-fornos de alumínio GNA Alutech adquire quatro misturadores eletromagnéticos da ABB
  • Equipamentos vão para complexo nos EUA referência em práticas sustentáveis, reciclagem e reindustrialização
  • A tecnologia da ABB vai favorecer produtividade, menor consumo de energia e redução de custos operacionais

A ABB vai fornecer quatro misturadores eletromagnéticos AL-EMS para a fabricante de altos-fornos GNA Alutech, do Grupo Ebner, que está ampliando a capacidade produtiva de uma empresa norte-americana de alumínio, responsável pela operação da única planta de fundição no país especializada na produção de ligas especiais do metal para indústrias aeroespacial, automotiva e eletrônicos e que está construindo um novo complexo de fundição.

A fabricante de alumínio quer ampliar a atual capacidade de 325.000 toneladas anuais, sobretudo nas linhas de bobinas de liga comum, mirando oportunidades com a reindustrialização, reciclagem e sustentabilidade. No projeto da GNA, os misturadores refrigerados a água da ABB vão otimizar a operação de altos-fornos, com maior previsibilidade e segurança, após o comissionamento previsto para o fim de 2024.

Com base em mais de 400 instalações em todo mundo, os misturadores são capazes de elevar a produtividade de altos-fornos em até 25%, reduzir o uso de energia em 10% e a formação de escória em 15%. O cliente final pode esperar maior rendimento do metal, homogeneização química e de temperatura mais rápidas, além de retorno sobre investimento entre seis e doze meses. O sistema de refrigeração permite a operação do equipamento a temperaturas mais baixas, protegendo enrolamentos de desgaste, prolongando a vida útil do misturador e reduzindo a demanda por manutenção. O atual conjunto tecnológico do equipamento resulta de aprimoramento contínuo da base instalada da ABB em fundições de aço e alumínio, cujas primeiras implantações datam de 80 anos atrás.

  • Os especialistas em metalurgia da ABB preveem e garantem comercialmente a força de agitação eletromagnética e melhorias relacionadas para cada projeto de forno. Imagem ABB
  • Os agitadores eletromagnéticos refrigerados a água da ABB vão contribuir para uma operação mais segura, consistente e repetível de quatro fornos GNA alutech. Imagem GNA alutech

"As ligas de alumínio continuarão a ser essenciais para uma ampla gama de aplicações de engenharia e manufatura, na forma de produtos de consumo, meios de transporte e edificações cada vez mais a demandar materiais fortes e leves", afirmou Ted Phenix, fundador da GNA Alutech. "Nossos clientes confiam, portanto, no design, na construção e operação de fundições e equipamentos e, trabalhando em conjunto com a ABB, somos mais fortes. A combinação de tecnologias servirá este fabricante de alumínio pelos próximos anos.”

"Este é um projeto empolgante com clientes que são sérios e ambiciosos em alcançar seus próprios objetivos de sustentabilidade, além de atender às expectativas do mundo moderno", disse Joel Hatfield, gerente de vendas para a América do Norte da ABB Metallurgy. "Os misturadores da ABB vão proporcionar a repetibilidade e a eficiência desejadas ao processo de fundição, com maior rendimento também. Otimizar e reduzir o uso de energia na fundição de alumínio são desafios que podem ser superados com tecnologias já disponíveis.”

A ABB também garante o desempenho do misturador, com especialistas a realizar cálculos de fluxo de fluido segundo as características de cada alto-forno para identificar oportunidades de aprimoramento e assegurar a eficiência comercial de cada instalação.

A GNA Alutech é reconhecida como líder mundial no design e construção de altos-fornos de derretimento, retenção, homogeneização, recozimento e tratamento térmico, além de equipamentos de vedação catódica e demais máquinas correlatas. A empresa fornece equipamentos e serviços para fabricantes de alumínio primário e secundário em todo o mundo, como soluções de design avançado, sistemas de controle e serviços de construção para altos-fornos de longa vida útil, eficientes, confiáveis, seguros e integrados a outros equipamentos. 

A ABB oferece a gama mais abrangente do mundo de sistemas de misturadores refrigerados a água e a ar para processos de produção de aço e alumínio, proporcionando alto desempenho comprovado, com mais produtividade, qualidade de produto final e menores custos operacionais, especialmente em altos-fornos de arco-elétrico.  

Uma gama completa de produtos, serviços e soluções que melhoram a produtividade, a qualidade, a segurança e a eficiência energética nos processos de produção de ferro, aço, alumínio e outros metais estão disponíveis através da ABB, que segue contribuindo para reduzir custos em toda a cadeia de valor dos metais, com compromisso de otimizar as operações com, automação, eletrificação e soluções digitais, todas de alto desempenho.  

ABB’s Process Automation é líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável. go.abb/processautomation

A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp