- A tecnologia transformadora utiliza microfábricas robóticas para construir casas sustentáveis e acessíveis
- 95% das empresas de construção afirmam que a sustentabilidade é importante e mais de um terço reconhece que os robôs podem ajudar a reduzir o desperdício e a melhorar a produtividade
- A implementação de sistemas automatizados e modulares visa lidar com os desafios decorrentes da escassez de habilidades e da necessidade de melhorar a qualidade na indústria
A ABB Robótica anunciou que está colaborando com a startup de tecnologia AUAR, com sede no Reino Unido, para promover o uso de microfábricas robóticas para construir casas de madeira de baixo consumo energético, sustentáveis e acessíveis.
A abordagem transformadora da AUAR para integrar a automação robótica no processo de construção irá resolver a escassez de competências, aumentar a sustentabilidade e melhorar a saúde e a segurança através da implantação de robôs numa rede global de microfábricas locais. Estas microfábricas construirão edifícios energeticamente eficientes e acessíveis a partir de chapas de madeira. A AUAR informou que concluiu uma rodada inicial de £ 2,6 milhões liderada pelo fundo de tecnologia de ponta e IA Miles Ahead, ao lado da ABB Robotics & Automation Ventures e vários outros investidores.
"O aumento das capacidades dos robôs, possibilitado pela visão e pela inteligência artificial, aliado à sua velocidade, flexibilidade e consistência inerentes, os torna a solução ideal para atender à crescente necessidade de habitação acessível, de alta qualidade" disse Craig McDonnell, Diretor Geral da Linha de Negócios. Indústrias da ABB Robótica. “Com 95%* das empresas de construção na nossa recente pesquisa de mercado descrevendo a sustentabilidade como 'importante' ou 'muito importante' para os seus negócios, e 38%* vendo os robôs como uma forma de reduzir o desperdício, a nossa colaboração com a AUAR abre novas possibilidades para os construtores residenciais. para entregar casas sustentáveis acessíveis em grande escala.”
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
Image currently unavailable
A ABB já está fortemente envolvida em ajudar empresas de construção a automatizarem os seus processos. Os robôs da ABB são amplamente utilizados em uma variedade de projetos de construção de montagem modular e impressão 3D em todo o mundo, bem como em projetos acadêmicos que pesquisam novas maneiras de integrar a automação robótica na construção.
A colaboração com a AUAR segue o anúncio da ABB de trabalhar com a empresa alemã de consultoria de gestão Porsche Consulting para desenvolver novas práticas inovadoras na fabricação de habitações modulares.
A AUAR é uma ideia de dois arquitetos, Mollie Claypool (CEO) e Gilles Retsin (CTO/Arquiteto Chefe) que trabalharam por mais de 10 anos em robótica, automação, construção e arquitetura. Durante esse período, eles confiaram extensivamente no suporte da ABB Robótica para concretizar sua visão.
O relacionamento já fez com que a ABB Robótica ganhasse o prêmio de ‘Melhor Uso de Robótica ou Automação na Construção’ no 2023 Robotics & Automation Awards.
A abordagem automatizada de microfábricas da AUAR fornece uma solução para muitos dos desafios enfrentados pelas empresas de construção, incluindo problemas na cadeia de abastecimento, entrega de projetos e escassez de qualidade e competências.
Os edifícios convencionais utilizam milhares de componentes diferentes enviados de todo o mundo, tornando quase impossível automatizar a construção. Em contraste, o objetivo da AUAR é trabalhar com um tipo de material e um tipo de máquina para simplificar drasticamente a cadeia de abastecimento.
O processo de produção utiliza chapas de madeira padronizadas. Um robô corta as folhas em componentes e os monta em unidades que são transportadas para o local, permitindo a construção de casas completas e personalizadas em questão de semanas.
Embora muitas das tarefas de montagem sejam automatizadas, a abordagem da AUAR apoia empregos locais, promovendo a utilização de microfábricas próximas dos locais de construção, onde empreiteiros e fornecedores locais podem coordenar a entrega.
A abordagem de microfábrica é flexível o suficiente para atender às demandas de cada mercado. Cada instalação pode ser dimensionada para refletir as necessidades locais, com a capacidade de aumentar a produção adicionando células robóticas modulares.
“Com o foco nas necessidades duplas de construir casas mais acessíveis e minimizar a pegada ambiental dos edifícios ao longo da sua vida, a construção modular automatizada apresenta uma grande oportunidade para repensar a forma como os edifícios são construídos”, acrescentou McDonnell. “Nossas colaborações com a AUAR e a Porsche Consulting marcam um passo emocionante em nossos esforços para acelerar o uso da automação robótica na indústria da construção para ajudar a enfrentar seus desafios e entregar os edifícios sustentáveis do futuro.”