Com centro de controle, sistemas de distribuição de energia e robôs, ABB ajuda fábrica da Metsä Fibre a alcançar excelência em produtividade

Com centro de controle, sistemas de distribuição de energia e robôs, ABB ajuda fábrica da Metsä Fibre a alcançar excelência em produtividade

  • Serraria em Rauma, Finlândia, foi projetada para atingir níveis de produtividade três vezes maiores do que a maioria das instalações do tipo na Europa
  • Projeto de €260 milhões da Metsä Fibre já é o maior investimento finlandês realizado em uma serraria
  • Serraria da empresa processa até 40 toras por minuto, em linha de serragem de 130 metros, com velocidade máxima de 250 metros por minuto

Sistemas de distribuição de energia, robótica e uma sala de controle da ABB foram integrados à mais nova serraria da Metsä Fibre, em Rauma, Finlândia, projetada para atingir níveis inéditos de produtividade. Investimento de €260 milhões, o maior do tipo já feito no país, a unidade conta com visão de máquina, inteligência artificial e sistemas integrados para entregar mais qualidade e eficiência.

Parceira de longa data do Metsä Group, a ABB forneceu mesas Extended Operator Workplace (EOW), com total ergonomia, visualização e comunicação, sistemas de distribuição de energia, transformadores e robôs ao projeto. Comissionadas há um ano, as tecnologias têm contribuído para a serraria processar até 40 toras por minuto, numa linha de serragem de 130 metros, operada a uma velocidade de 250 metros por minuto, de uma sala de controle projetada pela ABB. As tábuas processadas no local são exportadas para todo o mundo, com usos na construção civil, fabricação de janelas, portas, móveis, embalagens, junções e outros produtos de madeira.

“Com o apoio de parceiros, entre eles a ABB, atingimos um novo patamar de produtividade, três vezes maior em relação ao que se vê no resto da Europa”, afirmou Jaakko Vierola, diretor-técnico da Metsä Fibre. “A durabilidade dos componentes e o serviço da empresa atendem plenamente às nossas necessidades e se tornaram fundamentais à operação.”

  • Instalação de equipamento de distribuição de energia elétrica da ABB. Imagem ABB
  • Esa Kivioja, Industry Segment Lead, ABB, e Jaakko Vierola, Diretor Técnico, Metsä Fiber, na fábrica. Imagem ABB
  • A sala de controle da Metsä Fiber Rauma. Imagem Metsä Group
  • Jaakko Vierola, Diretor Técnico, Metsä Fibre fazendo vista grossa na planta de Rauma. Imagem Metsä Group

O sistema de distribuição elétrica de média voltagem e os transformadores de distribuição foram projetados e fabricados pela ABB. Os robôs, motores e drives foram conectados a aos demais equipamentos, incluindo 1000 drives cruciais para a otimização da automação. A velocidade média da planta foi otimizada por seis robôs equipados com modernos sistemas de visão de máquina.

Especialistas da Metsä Fibre e da ABB trabalharam juntos para maximizar a coleta de dados com um sistema de automação terceiro. A estratégia foi implantar um monitoramento detalhado de indicadores de qualidade, desempenho, perdas e dimensionamento das peças. Outro objetivo foi eliminar a manipulação de madeira, agora feita exclusivamente por robôs. Lascas, serragem e poeira de madeira também passaram a ser usadas para produzir celulose e bioenergia.

“A serraria de Rauma é uma instalação de operação contínua em que equipamentos elétricos precisam estar sempre disponíveis pela impossibilidade de manutenção à noite ou fins de semana,” afirmou Esa Kivioja, gerente de segmento de indústria da ABB na Finlândia. “Aqui, implementamos a distribuição de energia da mesma forma que nas fábricas de bioprodutos da Metsä Fibre em Äänekoski e Kemi, em um conceito de unidade mecânica de beneficiamento florestal.”

“Eficiência energética dos motores e outros equipamentos exercem papel importante. O impacto das entregas da ABB ficou ainda mais evidente quando se percebeu que a produção passou a ser realizada sem interrupções e paradas.”

Para apoiar a equipe da Metsä Fibre na unidade, a ABB também vai fornecer peças sobressalentes, equipamentos e suporte técnico.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp