- Líder em tecnologia convoca empresas a modernizar operações com soluções digitais para minimizar ineficiências
- ABB conta com especialistas em cinco disciplinas para digitalizar processos em papel, mineração, metais, cimento e outras indústrias de transformação
- Existem oportunidades para aprimorar o uso de energia, a segurança de processos, a retenção de talentos, os resultados e o desempenho de processos
A líder mundial em tecnologia ABB lançou hoje a campanha Do More With Digital, que destaca oportunidades para diferentes indústrias de transformação alcançarem seu pleno potencial com a digitalização. A iniciativa, lastreada na atuação da ABB em setores como papel e celulose, mineração, metais e cimento, busca destacar oportunidades para a adoção de soluções digitais avançadas, que permitam às empresas desses segmentos progredirem em suas jornadas de digitalização, com mais velocidade e efetividade.
Se é fato que a indústria de transformação pode ser mais eficiente com tecnologias como inteligência artificial generativa, data analytics, machine learning, computação em nuvem e edge computing, também é verdade que continua produzindo emissões de carbono com operações em grande escala, grande uso de energia, insumos químicos e outros fatores. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a digitalização pode contribuir com até 20 por cento da neutralização de emissões com a qual diferentes indústrias se comprometeram a alcançar até 2050. A ABB conta com ampla expertise, acumulada em mais de 140 anos de atuação, inclusive em projetos de transição energética e desenvolvimento de software aplicado a processos industriais, para guiar indústrias em suas respectivas jornadas de digitalização.
Há décadas, a ABB desenvolve com seus clientes de diferentes ramos da indústria de transformação sistemas de controle avançado de processos (APCs), de gestão de energia (EMSs) e de execução manufatureira (MESs), que evoluíram continuamente, inclusive em versões especializadas, com ferramentas e bibliotecas próprias. Cada cliente da ABB está num ponto da jornada de digitalização. Há os starters, que apenas iniciaram a implantação de soluções digitais; os scalers que estão expandindo a aplicação de tecnologias, buscando um novo patamar de eficiência; e os stallers, já em condições, inclusive, de criar suas próprias soluções. Em todos os casos, a ABB atua junto ao ecossistema de inovação de cada empresa para criar conjuntamente com o cliente e seus parceiros a tecnologia necessária à próxima transformação.
“A adoção de tecnologias ainda é feita num ritmo menor do que o necessário em muitos setores”, afirma Sanjit Shewale, gerente global de Digital, da divisão de Indústrias de Processos, da ABB. “Diariamente surgem desafios para desenvolver e escalar soluções capazes de trazer uma transformação efetiva. Mas esses desafios são, na verdade, oportunidades para se aplicar tecnologias que vão acelerar a melhoria contínua e manter na empresa um conhecimento valioso, que não vai se perder com a fuga ou aposentadoria de talentos. Assim, a cocriação de tecnologias é um investimento que permite às empresas alcançar novos progressos em gestão de energia, eficiência, sustentabilidade e segurança”.
A ABB trabalha com empresas de tecnologia para integrar soluções de IA generativa a seu portfólio de sistemas industriais com objetivo de aprimorar a coleta de dados e, principalmente, a análise dessas informações para viabilizar novos ganhos em eficiência e produtividade. A empresa também vem constituindo parcerias para acelerar a criação de soluções que venham a contribuir com a redução de emissões, a exemplo de um sistema baseado em nuvem que permite a transmissão de dados em tempo real, já integrada às soluções do portfólio da ABB.
As equipes da ABB também atuam em cinco pilares-chave: excelência operacional, desempenho do processo, desempenho dos ativos, sustentabilidade e força de trabalho conectada, todos amparados por segurança cibernética. A empresa entende que essa abordagem favorece a inovação mais rápida, além de eficiências em diferentes áreas.