- Uma pesquisa independente comissionada pela ABB destaca o papel crítico que a eficiência energética agora desempenha na agenda de sustentabilidade para empresas globais, com 91% dizendo que isso influencia sua escolha de motores elétricos
- 94% das empresas pesquisadas já estão investindo, ou planejam investir em iniciativas de sustentabilidade e adotaram uma estratégia de redução de custos operacionais por meio de soluções de eficiência energética
Uma nova pesquisa da ABB, em colaboração com a Sapio Research, entrevistou quase 2.400 empresas globais para obter informações sobre o estado do mercado em torno da eficiência energética, sustentabilidade, digitalização e o papel fundamental desempenhado pelos motores elétricos. Realizada em junho de 2024, a pesquisa reuniu respostas de tomadores de decisão industriais no Reino Unido, EUA, Alemanha, Itália, França, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Japão, Tailândia, Arábia Saudita, Brasil, Coreia do Sul e Índia. Os entrevistados representaram uma variedade de indústrias, como fabricantes de máquinas OEM, energia/potência, alimentos e bebidas, metais e produtos químicos. Uma descoberta importante foi que 91% das empresas disseram que a eficiência energética agora tem uma influência crítica na escolha de motores elétricos. Além disso, 94% das empresas estão investindo atualmente ou planejando investir em iniciativas de sustentabilidade.
"Esta pesquisa fornece uma visão valiosa sobre como as empresas estão priorizando a eficiência energética não apenas para atingir as metas de sustentabilidade, mas também para obter retornos financeiros mensuráveis", disse Stefan Floeck, presidente da divisão IEC Low Voltage Motors, ABB Motion. “A ABB já está desempenhando um papel crítico nesse desenvolvimento, demonstrando como o investimento em motores elétricos de última geração com eficiência energética, como nossa tecnologia IE6 SynRM, pode aumentar a eficiência operacional e promover o crescimento sustentável. Com períodos de retorno geralmente medidos em meses ao invés de anos, o resultado é vantajoso para o meio ambiente e para os resultados."
O papel dos motores elétricos na eficiência energética
Quase todas as empresas (94%) estão investindo ou planejando investir em sustentabilidade e, especialmente, em eficiência energética. A maioria está ciente do papel que os motores energeticamente eficientes podem desempenhar para atingir suas metas de sustentabilidade, com 91% dizendo que isso influencia sua escolha. Quase todas as empresas também reconhecem que motores energeticamente eficientes podem agregar valor a seus produtos e negócios.
Um tema emergente ao longo do relatório é que as empresas de usuários finais colocam uma ênfase maior na sustentabilidade, muitas vezes devido ao aumento da pressão dos clientes, que se reflete no aumento do investimento em eficiência energética. No entanto, isso também se traduz no que essas empresas priorizam quando se trata de motores energeticamente eficientes, com 88% considerando importante que os fabricantes possam produzir uma declaração ambiental de produto (EPD). A ABB está abordando esse desenvolvimento por meio do EcoSolutions, um programa abrangente projetado para fornecer total transparência sobre o impacto ambiental de seus produtos em todo o seu ciclo de vida, desde o início até o descarte.
Barreiras à adoção
As principais barreiras que impedem as empresas de investir em motores de maior eficiência são vistas como custos iniciais mais altos, preocupações com a integração com sistemas existentes e possíveis interrupções na capacidade de produção. O custo inicial mais alto é mais uma barreira para empresas de maior rotatividade.
O custo desempenha um papel como barreira e impulsionador, devido aos investimentos necessários para atualizações de instalações e equipamentos. No entanto, 99% das empresas agora estão rastreando as economias de longo prazo como o principal retorno sobre o investimento (ROI) de suas iniciativas de eficiência energética.
O custo total de propriedade (TCO) defende a eficiência energética
É importante observar que a maioria das empresas considera o custo total de propriedade (TCO) como o fator mais significativo na compra de novos motores elétricos. De fato, ao longo de uma longa vida útil, o custo de um motor com eficiência energética é superado em muito pelo custo da eletricidade para alimentá-lo. Para um IE6 SynRM, o custo inicial será de cerca de 2% de seu TCO, a manutenção é responsável por 1% e os 97% restantes são gastos em eletricidade.
Mas não é tudo uma questão de custo. Qualidade e capacidade de integração também são atributos-chave que as empresas procuram em um fornecedor.
Digitalização e E-commerce
As empresas estão aumentando seus investimentos em tecnologias inovadoras para se beneficiar da digitalização e do e-commerce. O que esse investimento está sendo gasto é multifacetado, mas há um foco em automação e soluções orientadas por IA.
Ao olhar especificamente para a digitalização de motores elétricos, há uma tendência clara para os fornecedores de motores elétricos utilizarem insights de dados e monitoramento remoto para melhorar sua oferta de serviços. 99% das empresas acreditam que há valor agregado em operar motores elétricos conectados digitalmente, especificamente por sua capacidade de monitoramento preditivo de condições, para aumentar a disponibilidade e a segurança do motor.
Como muitos dos entrevistados já estão usando o comércio eletrônico, há um interesse crescente por seu uso como um serviço business-to-business. Quase todas as empresas veem algum benefício na aquisição de motores elétricos por meio do e-commerce, com a possibilidade de ver uma grande variedade de opções e fácil comparação de produtos. A ABB já implementou o e-commerce em vinte e um países com as vantagens confirmadas, incluindo velocidade, flexibilidade na seleção de produtos e facilidade de configuração, confirmação e rastreamento de pedidos.
Essas descobertas fortalecem ainda mais a tendência de digitalização com soluções ainda mais confiáveis e precisas, agregando valor operacional e permitindo a transformação do modelo de negócios.
Mais informações sobre os motores SynRM ultraeficientes da ABB estão disponíveis aqui: https://new.abb.com/motors-generators/iec-low-voltage-motors/process-performance-motors/synchronous-reluctance-motors
Mais informações sobre a abordagem da ABB à sustentabilidade estão disponíveis aqui: https://global.abb/group/en/sustainability
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma como as coisas são fabricadas, movidas, alimentadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
A ABB Motion, líder global em motores e acionamentos, está no centro da aceleração de um futuro mais produtivo e sustentável. Inovamos e ultrapassamos os limites da tecnologia para contribuir com soluções energeticamente eficientes, descarbonizantes e circulares para clientes, indústrias e sociedades. Com nossos inversores, motores e serviços habilitados digitalmente, apoiamos nossos clientes e parceiros para obter melhor desempenho, segurança e confiabilidade. Fornecemos soluções acionadas por motor para uma ampla gama de aplicações em todos os segmentos industriais. Com base em mais de 140 anos de experiência em powertrains elétricos, nossos mais de 22.000 funcionários em 100 países aprendem e melhoram a cada dia. go.abb/motion.