Robô Colaborativo YuMi oferece qualidade e segurança incomparáveis à líder global de equipamentos de cirurgia cardíaca

Robô Colaborativo YuMi oferece qualidade e segurança incomparáveis à líder global de equipamentos de cirurgia cardíaca

Com o YuMi, a Sintech automatizou o processo de sala limpa para montar e testar o "stem", um componente das centrífugas de separação de sangue fabricadas pela LivaNova.

Resumo

O desafio

A LivaNova procurava uma solução para automatizar um processo semimanual e melhorar a segurança dos seus colaboradores.

A solução

Com o robô colaborativo YuMi da ABB, é possível garantir ainda mais a segurança dos operadores e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade. O processo pôde ser automatizado sem quaisquer cercas de proteção graças à segurança inerente do YuMi. Isso permite que os operadores trabalhem próximos do robô.

A aplicação

Montar e testar componentes de centrífugas de separação de sangue

Leia a história completa

Para montar um componente específico das centrífugas de separação de sangue, chamado "stem", a LivaNova contou com a experiência do integrador de sistemas Sintech e as habilidades do cobot YuMi da ABB. "Depois de automatizar uma parte do processo com robôs articulados há dois anos", disse Claudio Sinico, gerente de vendas da Sintech, "a automação agora se estendeu ao stem, envolvendo montagem, testes e estações de dispensação de solventes que operam em etapas automáticas e sincronizadas".

A LivaNova tem fábricas em todos os continentes, incluindo uma unidade no distrito biomédico de Mirandola, uma cidade na região italiana de Emilia-Romagna. O site Mirandola é referência global em dispositivos de cirurgia cardíaca, principalmente oxigenadores, filtros, permutadores de calor e centrífugas de separação de sangue. Todos os dias, a LivaNova envia seus produtos para hospitais da Europa e todo o mundo. Aproximadamente 2.600 centrífugas são entregues todos os dias para uso imediato em salas de cirurgia para operações críticas de procedimentos cardíacos, principalmente com circulação extracorpórea: não é aceitável comprometer a qualidade do dispositivo!

A versão de braço duplo do YuMi aumentou a eficiência do processo, ajudando a automatizar um processo semimanual e melhorando a segurança do operador que não precisa mais dispensar solventes. Segundo os engenheiros da LivaNova (o projeto envolveu Giulia Sarti, Davide Di Mari, Franko Masllavika e Daniele Roveri da equipe de engenharia industrial), o robô, certificado para operação em salas limpas, é muito fácil de programar em relação aos robôs articulados convencionais, graças a uma interface e seleção direta de pontos sem habilidades especializadas. O cliente aprecia principalmente a facilidade de acesso e a correção dos pontos de coleta, colocação e posicionamento, bem como a leveza e a facilidade de manuseio que outros robôs não podem oferecer. Por fim, com o RobotStudio, os engenheiros da Sintech podem programar virtualmente todo o ciclo de trabalho das ilhas assistidas por robô, simulando todos os movimentos e verificando a viabilidade e o tempo de ciclo de cada aplicação.

Sobre a LivaNova

A LivaNova é uma empresa global de tecnologia médica criada em 2015 a partir de uma fusão entre o Sorin Group, listado na Bolsa de Valores de Milão, e a Cyberonics, com sede nos EUA. Hoje o grupo gera receitas de aproximadamente 1 bilhão de dólares com fábricas em todos os continentes. Entre elas, a fábrica no distrito biomédico de Mirandola, uma cidade na região italiana de Emilia-Romagna, é referência mundial em dispositivos de cirurgia cardíaca, principalmente oxigenadores, filtros, permutadores de calor e centrífugas de separação de sangue, utilizados em salas de cirurgia para procedimentos cardíacos.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp