A linha 5 da RVBW opera entre Baden Baldegg e Ennetbaden por meio de áreas bem residenciais e o principal ponto de serviços de ônibus e trens no centro da cidade.
Uma viagem ecológica e tranquila por meio de zonas residenciais
Essa linha de ônibus atende principalmente áreas densamente urbanas. “Isso é exatamente o motivo pelo qual agora estamos eletrificando totalmente essa linha de ônibus,” explica Stefan Kalt, Diretor na RVBW. “Os moradores irão se beneficiar diretamente porque os ônibus elétricos não produzem emissões prejudiciais e emitem muito menos barulho comparado ao ônibus a diesel.” Além do mais, os e-buses podem recuperar energia de frenagem nos dois segmentos de declive, o que recarrega o sistema de armazenamento de energia.
Eletrificação gradual da frota até 2030
Em 2018, o Conselho de Diretoria da RVBW decidiu realizar a transição gradual para uma frota de ônibus totalmente elétrica até 2030. “Vamos eliminar aos poucos os ônibus a diesel atuais que chegarem ao final de sua vida útil e substituí-los por novos ônibus elétricos. As rotas urbanas combinam melhor com eletrificação e, portanto, serão priorizadas.” Porém, com a aquisição de novos ônibus e as opções de instalação e expansão de recarga, a operação de ônibus se tornará cada vez mais complexa. Isso significa que infraestrutura, TI, e processos em funcionamento precisarão ser adaptados a novas circunstâncias, e um parceiro local com expertise industrial como a ABB é necessário.
Solução de sistemas de transmissão fornecida pela ABB
Para a linha 5, a RVBW adquiriu quatro ônibus elétricos da fabricante suíça de ônibus HESS. Esses ônibus de piso baixo do tipo “lighTram” medem 12 metros de comprimento e possuem tecnologia de acionamento ABB - especificamente um motor de ímã permanente que é energizado por um inversor de tração. O sistema de armazenamento de energia montado no teto também é fornecido pela ABB, fabricado na planta de produção da ABB em Baden, que foi aberta no final de 2019.
Mais espaço para o passageiro
Essa instalação no teto disponibiliza espaço adicional no compartimento do passageiro. Agora, um ônibus pode carregar até 100 passageiros, o que significa um aumento da capacidade de passageiros em 30% comparado com os ônibus convencionais usados anteriormente.
Estações de recarga ABB instaladas nos pontos finais
Os sistemas de armazenamento de energia dos ônibus são recarregados com uma estação de recarga rápida nos pontos finais da linha de ônibus em “Baldegg” e “Äusserer Berg”. O sistema Pantograph Down permite uma recarga rápida e eficiente dos ônibus elétricos ao descer até o pantógrafo da estação de recarga, controlado por um laser, e conectando o sistema de armazenamento de energia por meio de trilho no teto do ônibus. O armazenamento de energia é recarregado com 300 quilowatts por dois a quatro minutos, dependendo do itinerário do ônibus, sem impactar a operação normal da rota.
Solução de recarga no terminal dimensionada de forma ideal
Os ônibus são totalmente carregados durante a noite no terminal, com duas estações de recarga do tipo HVC 100, fornecidas pela ABB, com duas caixas de recarga cada. Eles fazem a recarga dos ônibus de forma sequencial com uma saída de 100 quilowatts. Os motoristas de ônibus conectam os quatro ônibus às caixas de recarga no terminal durante a noite quando o ônibus não está em circulação. Uma estação de recarga primeiro carrega um ônibus, então o segundo automaticamente. Isso significa que cada ônibus não precisa de sua própria estação de recarga, e a conexão à rede pode ser otimizada porque os ônibus não são carregados ao mesmo tempo.
ABB escolhida como parceira para o projeto geral
“Os ônibus elétricos possuem tecnologia de acionamento da ABB, então nós também escolhemos a ABB para fornecer as soluções de recarga e para ser nossa parceira no projeto geral”, diz Stefan Kalt. A ABB entrou no mercado de recarga de veículos elétricos em 2010 e é fornecedora líder de estações de recarga. Os produtos incluem carregadores de parede de corrente alternada para instalação residencial e estação de recarga rápida de corrente contínua para paradas de descanso em rodovias e soluções de recarga para caminhões e ônibus elétricos.
Economia de 400 toneladas de CO2 ao ano
“Com a transição da linha 5 para uma operação totalmente elétrica, nós vamos economizar 155.000 litros de combustível diesel e cerca de 410 toneladas de CO2 a cada ano”, diz Stefan Kalt, enfatizando os benefícios ecológicos da eletrificação. A Regionalwerke AG Baden (RWB) está fornecendo energia para essa linha alimentada pela hidrelétrica da região.
Contribuição financeira do Cantão de Aargau
O Cantão de Aargau está contribuindo com aproximadamente 1,5 milhão de francos do financiamento especial da infraestrutura de transporte público para os custos de investimento da infraestrutura de carregamento da Linha 5 de Baden.
Loja ABB online