
A empresa de celulose Arauco confiou na tecnologia e nos serviços da ABB, no Chile, para garantir a confiabilidade no monitoramento remoto de cinco de suas fábricas.
“A área de Confiabilidade de Processos da Arauco está trabalhando no monitoramento remoto de suas fábricas de celulose Arauco, Licancel, Constitución, Nueva Aldea e Valdivia, a partir do edifício GIC, localizado em Concepción. Em cada uma delas, serão estabelecidas conexões com os respectivos DCS, a fim de fazer uma gestão da confiabilidade em seus processos”, disse Felipe Rojas, Sales Services PAPI da ABB no Chile.
Marcelo Silveira, Subgerente de Confiabilidade de Processos da Arauco, comentou que, “em linha com os Focos Estratégicos da Arauco para o ano de 2021, este projeto com a ABB nos permitirá ter um monitoramento centralizado de todas as nossas operações no negócio de Celulose e Energia, visando o desenvolvimento tecnológico de nossas fábricas. Este é um avanço importante para a empresa, pois nos permitirá alcançar diferenciais, como qualidade e tempo de resposta nas informações, estabilidade operacional, redução de custos e, ao mesmo tempo, avançar em nosso posicionamento como player relevante dentro da Indústria 4.0"
“Por meio de um serviço especializado, a ABB no Chile fornecerá monitoramento remoto aos locais onde nosso sistema DCS Ability 800xA está instalado, que fica na Planta Arauco e na Planta Licancel, serviço que consiste no fornecimento de servidores e na configuração e instalação destes em cada uma das fábricas e no edifício GIC. Este serviço está em fase de execução e compra de suprimentos”, explicou Rojas.
Além disso, a ABB no Chile forneceu os sete consoles operacionais motorizados modelo Comfortio para a sala de conexão remota que ficará localizada no 9º andar do edifício San Andrés, em Concepción. "Esses consoles ABB foram escolhidos pelo apoio ao operador, sua ergonometria, praticidade e grande base instalada que a Arauco possui, especificamente 10 consoles modelo Cergo na Linha 2, da Fábrica Arauco, e outros 17 no projeto MAPA, nos modelos Cergo e EOW”, explicou.
Felipe Rojas garantiu que a Arauco escolheu a ABB por sua escalabilidade e futuros fornecimentos de consoles, considerando futuras conexões remotas com as diferentes fábricas de celulose da Arauco na América Latina.
“Para a ABB é uma venda estratégica, pois estabelece um marco na remotização das operações de nossos clientes na área de papel e celulose, tendo em vista que é a primeira sala de monitoramento remoto que será implementada de um prédio central de uma empresa desta área no Chile. A Arauco começa a trilhar o caminho de Centros de Operação Integrada já amplamente desenvolvidos em outras indústrias. Como ABB, apoiaremos esta viagem e forneceremos o suporte necessário para proporcionar a melhor tecnologia e suporte profissional local para o desenvolvimento de seus processos”, disse Rojas.
Sobre a ABB
A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com
Automação de Processos: A unidade de negócios de Automação de Processos da ABB é líder em automação, eletrificação e digitalização para os setores de processos e híbridos. Atendemos nossos clientes com um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído nº 1, software e serviços de ciclo de vida, produtos específicos da indústria, bem como ofertas de medição e análises marítimas e turbo alimentadores. Como o nº 2 global no mercado, nos baseamos em nossa profunda expertise de domínio, equipe diversificada e presença global, e nos dedicamos a ajudar nossos clientes a aumentar a competitividade, melhorar seu retorno sobre o investimento e conduzir operações seguras, inteligentes e sustentáveis.