O Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água das Nações Unidas (ONU) declarou recentemente que quase 6 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água potável até 2050. Cingapura está usando a dessalinização como parte da solução para seu problema de abastecimento de água a fim de fornecer água potável suficiente para sua população de 5,5 milhões e cada vez maior.
Apesar de ser cercado por água, ter água potável em quantidade suficiente sempre foi um desafio para este estado insular. Atualmente a demanda por água potável chega a 430 milhões de litros por dia. A estação de dessalinização Keppel Marina East (KMEDP) é a etapa mais recente da Cingapura, usando tecnologia avançada para ajudar a enfrentar o desafio da água.

Em operação desde junho de 2021, a KMEDP é uma das usinas de dessalinização mais avançadas do mundo. Sendo uma das primeiras no mundo com uma instalação de modo duplo, a planta é capaz de tratar a água da chuva retirada do reservatório da Marina nas proximidades ou água do mar, dependendo das condições climáticas prevalecentes, tornando-a resistente às intempéries para fornecer um ambiente estável abastecimento de água à comunidade. A instalação pode produzir 30 milhões de galões de água limpa todos os dias, o suficiente para encher 45 piscinas olímpicas e 7 por cento da demanda diária de água da Cingapura.
A água da Cingapura vem de quatro fontes - água do reservatório, água importada da Malásia, água recuperada de alto grau e ultra limpa (com a marca NEWater em Cingapura) e água dessalinizada. A dessalinização, portanto, desempenha um papel estratégico na visão de Cingapura para um abastecimento diversificado e sustentável de água e deve atender até 30 por cento da demanda de água até 2060. No entanto, a dessalinização é um processo que consome muita energia, então é necessário um método moderno para aumentar a eficiência e sustentabilidade.
Localizado na área da Marina East da Cingapura, o KMEDP - cerca de duas vezes o tamanho de um campo de futebol - pode tirar água do mar ao seu redor durante os períodos de tempo seco ou tratar a água do reservatório da Marina durante os períodos de chuva forte. Com as entradas duplas da planta, quando o nível de água no reservatório estiver baixo, a água do mar pode ser bombeada para a planta para ser dessalinizada. Quando os níveis de água do reservatório estiverem altos, a planta pode tratar a água do reservatório. A opção de mudar para o tratamento da água do reservatório resulta em um uso mais eficaz da água, flexibilidade operacional e custos operacionais otimizados, já que o tratamento da água do reservatório consome apenas um terço da energia necessária para a dessalinização da água do mar.

A planta está operando com uma série de tecnologias de ponta da ABB, incluindo sistemas de automação e controle, bem como instrumentação e analisadores de água. Com o fornecimento de motores com eficiência energética da ABB, inversores de frequência e quadros, juntamente com a otimização do processo que visa aumentar a eficiência, os ganhos a serem obtidos podem ajudar a reduzir o consumo de eletricidade em até 40 por cento. Uma ampla gama de sensores inteligentes e equipamentos de monitoramento de água também estão sendo usados na planta.
Os sistemas de controle em toda a fábrica da KMEDP são unificados em um sistema de controle distribuído ABB Ability™ System 800xA, uma plataforma digital amigável que oferece aos engenheiros ampla visibilidade e controle preciso de um centro de comando central. A solução inteligente e integrada permite uniformidade de procedimentos e auxilia na melhoria da qualidade dos processos operacionais. Os dados são transferidos perfeitamente a partir dos instrumentos de campo para o sistema de controle para análise e diagnóstico. Com seu sistema de controle totalmente digital, as operações da planta podem ser estendidas do dispositivo para a borda e para a nuvem.
O KMEDP é operado pela Keppel Seghers Pte. Ltd, uma subsidiária da Keppel Infrastructure Holdings Pte. Ltd. O projeto Design-Build-Own-Operate (DBOO) foi iniciado pelo Public Utilities Board (PUB), a agência nacional de água de Cingapura, que gerencia o abastecimento de água do país.

“A ABB possui décadas de experiência na criação de soluções integradas para usinas de dessalinização em todo o mundo, e os produtos e sistemas da ABB são encontrados em todas as usinas de água de Cingapura de uma forma ou de outra. Estamos orgulhosos de fazer parte da história da água de Cingapura à medida que continuamos a desenvolver nosso relacionamento de longa data com o PUB", disse JianYuan Ling, Gerente da Divisão de Energy Industries da ABB em Cingapura.
Outro aspecto exclusivo da instalação é que todo o equipamento de tratamento de água está situado no subsolo, liberando 20.000 metros quadrados de espaço aberto na cobertura verde para uso público.
A KMEDP se tornou a primeira planta industrial em Cingapura a receber o nível mais alto da Certificação ABC Waters (Gold) do PUB em 2019, que reconhece o projeto ecológico criativo excepcional da área pública e as características ativas, bonitas e limpas. Recentemente, também foi nomeada "Usina de dessalinização do ano" no Global Water Awards 2021.