- A nova estação de tratamento de águas residuais de Bahr El Bakar no Egito, conta com um portfólio de tecnologia e soluções integradas da ABB.
- Mais facilidade ao fornecer água tratada para agricultura e produção industrial, abastecida com energia renovável.
Consideradada a maior estação de tratamento de águas residuais do mundo, a instalação de Bahr El Bakar em Sinai, Egito, entregará uma capacidade recorde mundial de 5.6 milhões de metros cúbicos de água tratada por dia - o equivalente ao volume para abastecer aproximadamente 2,000 piscinas olímpicas - para projetos de desenvolvimento agrícola e produção industrial. A instalação já atingiu três recordes mundiais do Guinness Book este ano: A maior estação de tratamento de água no mundo, maior estação de tratamento de esgoto e a maior usina geradora de ozônio com operador único.
Inaugurada na semana passada, a planta tratará águas residuais agrícolas para fornecer água tratada para a produção agrícola e restaurar 140.000 hectares de terras agrícolas a leste do Canal de Suez.
O projeto apóia a estratégia do governo local para melhorar o meio ambiente, criar empregos e preencher a lacuna hídrica no Egito, além de melhorar a infraestrutura local e fornecer recursos para expandir as áreas cultivadas, especialmente na Península do Sinai.
“Fornecer tecnologia resiliente, eficiente em termos de energia e econômica para esta estação de tratamento de águas residuais que bateu um recorde ajudará a atender às necessidades de crescimento populacional e às mudanças na paisagem desta área remota do Egito. É uma honra para a ABB fornecer um pacote completo de produtos e soluções para este projeto, que ajudará a gerenciar melhor os recursos naturais, aumentar a eficiência e aumentar o abastecimento limitado de água para a agricultura. O envolvimento da ABB neste projeto ajuda a demonstrar como a tecnologia segura e inteligente pode contribuir para o desenvolvimento sustentável no país ", disse Loay Dajani, Diretor Executivo da ABB no Egito.
A ABB irá fornecer uma gama completa de soluções de ponta para o projeto que são parte de uma oferta integrada, incluindo tecnologia de suas áreas de negócios de Eletrificação, Motion e Automação de Processos.
Situada em uma localização afastada das outras instalações, a estação de tratamento irá integrar fontes de energia renováveis para criar a sua própria microrrede para dar suporte à infraestrutura e às operações da usina. O escopo da ABB inclui a instalação e comissionamento do seccionador de média tensão isolado a ar, UniGear ZS1 com relés Relion® para proteção e controle, e painéis de baixa tensão, que irão garantir o fornecimento de energia confiável e contínua para sistemas centrais, processadores e infraestrutura, incluindo HVAC e iluminação. Com a energia estável, os colaboradores se mantêm mais seguros, e a instalação permanece em operação total para descontaminar largas escalas de água residual.
A eficiência energética e de recursos estão no centro das novas instalações. A ABB também forneceu 20 motores IE4 de Eficiência Super Premium controlados com 20 drives de velocidade variável harmônica ultrabaixa que irão maximizar a eficiência energética e melhorar a confiabilidade das aplicações de bombeamento da planta. O projeto também apresenta motores MV da ABB.
O projeto também é apoiado pelo mais recente sistema de controle de ativos ABB AbilityTM System 800xA para permitir o gerenciamento eficiente e sustentável do ciclo de tratamento de água por meio de manutenção remota. Com tecnologias avançadas de controle de processo, os colaboradores têm visibilidade completa e uma rica escolha de recursos operacionais para conectar todos os sistemas e processos em uma plataforma, aumentando a eficiência e o desempenho.
"Este projeto é um dos principais pilares estratégicos de apoio ao projeto nacional de construção do sistema de drenagem de água de Bahr al-Bakar, que é considerado o projeto mais importante do Programa de Desenvolvimento da Península do Sinai. Trabalhar junto com a ABB neste contrato ajudará a concretizar um marco importante dos planos para esta região e expandir as áreas cultivadas no Sinai, proporcionando segurança alimentar local para os cidadãos e melhor gerenciar os recursos hídricos para projetos agrícolas e industriais ”, disse Ehab Girgis diretor de projeto da Orascom / Arab Contractors Joint Venture que é executando este mega projeto.
A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com