Reduzindo as quebras de papel através da tecnologia DTC embarcada nos drives ACS880 ABB

Assim como em todos os demais segmentos, na indústria de papel a parada de produção não programada é um dos maiores desafios para todo o time de produção e manutenção. Numa máquina de papel, a quebra das folhas é um dos principais motivos de parada da máquina, uma vez que a demanda por produções está cada vez mais elevada levando a uma busca por velocidades de conversão cada vez maiores, consequentemente exigindo mais dos sistemas de acionamento e controle.

Um importante componente para o resultado na qualidade da fabricação do papel, além equação mecânica e a tecnologia do processo, está no controle preciso dos motores que acionam cada segmento da máquina. A precisão no controle da velocidade e torque dos motores, garantem uma rápida resposta dinâmica e perfeito sincronismo entre os segmentos da máquina em todas as etapas de conversão. São fatores primordiais para se evitar indesejáveis e custosas interrupções do processo causada por quebras do papel.

Sistemas de acionamento ABB instalados em todos os tipos de máquinas de fabricação de papel

Com uma longa história em inovação tecnológica e excelência em acionamentos para máquinas de papel, a ABB fornece soluções para todos os tipos de máquinas de papel, incluindo as mais rápidas e mais largas máquinas nas maiores fabricas de papel do mundo, garantindo a quebra de recordes de produção.

Focando no coração do processo, que são os acionamentos elétricos (conjunto motor e inversor de frequência), o aumento da velocidade exige performance cada vez maior dos drives, de modo a manter a qualidade final da produção, sem paradas de produção por quebras das folhas.

A inovadora tecnologia de controle dos inversores de frequência premium ABB de alto desempenho oferecem uma performance de superior aos inversores de mercado, com a exclusiva tecnologia de Controle Direto de Torque (DTC).

O que é DTC (Controle Direto de Torque)?

O Controle Direto de Torque (DTC) é um método de controle patenteado dos inversores de frequência premium ABB, que permite o controle preciso da velocidade e do torque do motor, tanto em malha aberta quanto em malha fechada.

O diagrama de blocos do controle DTC está representado abaixo.

center

A maioria dos inversores de frequência do mercado tem por base um estágio de modulação que controla a tensão e a frequência na entrada do motor, causando atraso no processamento dos sinais de controle. O Controle Direto do Torque (DTC) proporciona melhor tempo de resposta em torque do motor, além de outros benefícios de controle. Como seu nome sugere, esse método controla diretamente o fluxo e o torque do motor, em lugar de tentar controlar indiretamente as correntes do motor como os inversores de frequência com controle vetorial. Não existe tensão e frequência controlada em separado pelo modulador PWM, a comutação da fase de saída é baseada no estado eletromagnético do motor acionado. O DTC dispensa o estágio modulador adicional, obtendo com isso uma dinâmica de controle muito superior, pois não tem frequência de chaveamento pré-ajustada. O chaveamento ótimo é definido para cada ciclo de controle, permitindo ao inversor ajustar-se imediatamente às necessidades da carga acionada naquele instante.

center

Outras características que tornam o controle DTC único:

  • Dispensa a realimentação de velocidade ou posição do motor em 95% das aplicações, evitando a instalação de dispositivos de realimentação (encoder), que encarecem a instalação, bem como reduzem a confiabilidade do sistema.
  • Alta precisão estática e dinâmica da velocidade, com excelente linearidade do torque, proporcionando perfeito sincronismo e divisão de carga entre vários motores.
  • Controle preciso de torque e velocidade inclusive para as mais baixas velocidades (menos de 1Hz), bem como torque pleno para partida disponível até na velocidade nula.

Por que usar DTC em sua máquina de Papel Tissue?

A capacidade de responder rapidamente a mudanças nas variáveis do processo tais como pressão, tração ou posição usando dinâmicas excepcionais de controle de velocidade e torque torna o DTC atraente para mais indústrias. No processo de conversão do papel, essas características possibilitam maior estabilidade no sincronismo de velocidade da máquina, mantendo as variações de tensão do papel mais estáveis, consequentemente reduzindo as indesejáveis quebras do material e parada da produção.

Além disso, devido à sua maior performance de controle em comparação com inversores com controle Vetorial convencional, possibilita a continuidade da produção mesmo em caso de falha na realimentação da velocidade do motor (encoder), já que seu desempenho é muito mais alto sem realimentação de velocidade (vide tabela acima).

Aplicações comuns na máquina Tissue:

  • Bomba de mistura – precisão e divisão de carga
  • Formação do papel – precisão de velocidade
  • Yankee – precisão de divisão de carga
  • Prensa de sucção – precisão de velocidade e torque
  • Enroladeira – precisão de velocidade e torque

ABB oferece a maior e mais completa linha de inversores de frequência premium de altíssima performance do mundo, de modo a maximizar a produção da máquina de papel, reduzindo paradas de produção com inversores de alta performance e confiabilidade, facilitando o diagnóstico e a solução de problemas e ainda contando com a mais completa gama de opções de segurança integrada.

Tem interesse? Clique aqui e entramos em contato.

center

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp