Melhorando o rendimento operacional da sua bomba de mistura através dos inversores de frequência ABB

Com a constante necessidade de aumento de produção e melhoria da qualidade nas indústrias, em busca de maior competitividade, a necessidade de controles cada vez mais eficientes e precisos em todas as etapas do processo de produção é primordial. Desta forma, máquinas cada vez mais modernas são desenvolvidas, necessitando de controles de alta performance dinâmica e precisão, como é o caso do acionamento da bomba de mistura, que é um dos componentes mais importantes da etapa de formação e da qualidade da folha.

Acionamento com inversores de frequência ABB na bomba de mistura

A caixa de entrada é uma das etapas mais importantes da fabricação do papel a serem controladas, com a função da distribuição da massa ao longo da largura da máquina. Sendo assim, a precisão do jato de mistura da saída da caixa de entrada, através do controle da variação da rotação da bomba de mistura, está diretamente relacionada à qualidade da formação da folha e à velocidade da produção.

É de suma importância que a velocidade do jato de saída da caixa de entrada tenha um controle preciso, de forma a se obter um fluxo com volume constante, para se obter uma perfeita distribuição de massa na formação da folha.

É aí que a inovadora tecnologia de controle dos inversores de frequência premium ABB de alto desempenho oferece uma performance de superior aos inversores de mercado no controle da bomba de mistura, com a exclusiva tecnologia de Controle Direto de Torque (DTC).

Aplicações do inversor de frequência ABB ACS880 em bombas de mistura com divisão de carga via D2D/DDCS

A alta precisão dos inversores ABB ACS880 no controle da velocidade e torque dos motores, garantem uma rápida resposta dinâmica e perfeita divisão de carga nos motores da bomba de mistura, garantindo o preciso controle do fluxo da massa para a caixa de entrada.

center

A figura acima mostra dois inversores de frequência ABB da linha ACS880, cada um acionando um dos motores da bomba de mistura, em configuração mestre escravo com divisão de carga.

A excelente performance e dinâmica de controle dos inversores ACS880 é graças a inovadora tecnologia de controle dos inversores de frequência premium ABB, Controle Direto de Torque (DTC).

O Controle Direto do Torque (DTC) proporciona melhor tempo de resposta em torque do motor, além de outros benefícios de controle, controlando diretamente o fluxo e o torque do motor, em lugar de tentar controlar indiretamente as correntes do motor como os inversores de frequência com controle vetorial. Desta forma, a comutação da fase de saída é baseada no estado eletromagnético do motor acionado, dispensando o estágio modulador adicional (como nos inversores convencionais), obtendo uma dinâmica de controle muito superior, pois não tem frequência de chaveamento pré-ajustada. O chaveamento ótimo é definido para cada ciclo de controle, permitindo ao inversor ajustar-se imediatamente às necessidades da carga acionada naquele instante. Assim, proporcionando superior precisão de controle e divisão de carga, como no acionamento da bomba de mistura.

Devido à alta performance, o ACS880 dispensa a realimentação de velocidade do motor na maioria das aplicações, evitando a instalação de dispositivos de realimentação (encoder), que encarecem a instalação, bem como reduzem a confiabilidade do sistema. Entretanto, em aplicações onde a realimentação (encoder) é necessária, o sistema pode continuar operando com performance reduzida, em caso de falha ou perda da realimentação.

Características do ACS880 em divisão de carga:

  • Conexão drive-to-drive (D2D) via cabo ou através de fibra óptica (EIA 485/fibra óptica);
  • Fácil parametrização do inversor ACS880 com grupos específicos à divisão de carga/sincronismo;
  • Taxa de transmissão de 4 Mbit/s
  • Desempenho total da conexão: <1 ms para transferência de referências entre o mestre e os seguidores;
  • Transferência de até 25 words de 16 bits entre o mestre e os seguidores;
  • Compatibilidade com o inversor ACS800 (geração anterior);
  • Precisão de carga precisa e sem perda de potência;
  • Dispensa a realimentação de velocidade ou posição do motor em 95% das aplicações, ou continuidade da operação em caso de falha da realimentação.

Aplicações comuns na máquina Tissue:

  • Bomba de mistura – precisão e divisão de carga
  • Formação do papel – precisão de velocidade
  • Yankee – precisão de divisão de carga
  • Prensa de sucção – precisão de velocidade e torque
  • Enroladeira – precisão de velocidade e torque

ABB oferece a maior e mais completa linha de inversores de frequência premium de altíssima performance do mundo, de modo a maximizar a produção da máquina de papel, reduzindo paradas de produção com inversores de alta performance e confiabilidade, facilitando o diagnóstico e a solução de problemas e ainda contando com a mais completa gama de opções de segurança integrada.

Tem interesse? Clique aqui e entramos em contato.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp