Tecnologia ABB garante a estabilidade da rede à medida que as Ilhas Faroé migram para a energia limpa

Tecnologia ABB garante a estabilidade da rede à medida que as Ilhas Faroé migram para a energia limpa

  • A intenção de desligar todas as usinas movidas a combustíveis fósseis até 2030 irá reduzir o momento de inércia disponível, essencial para a estabilidade da rede
  • Os condensadores síncronos da ABB fornecerão inércia para manter a rede em equilíbrio
  • A primeira unidade está sendo comissionada na ilha de Suðuroy e uma segunda já foi encomendada para as principais ilhas interconectadas

A ABB está trabalhando com a SEV, a principal produtora e distribuidora de energia elétrica para as Ilhas Faroé, para fornecer tecnologia inovadora de Condensador Síncrono (SC) que irá estabilizar sua rede elétrica conforme a geração renovável substitui a usina movida a combustível fóssil. A primeira unidade SC está sendo comissionada na ilha de Suðuroy. Agora, a SEV fez um pedido para uma unidade semelhante localizada em Sund, em Streymoy, a maior e mais populosa ilha das Ilhas Faroé.

A SEV tem uma meta ambiciosa para que as isoladas Ilhas Faroé no Atlântico Norte se tornem o grupo de ilhas mais verde do mundo. Até 2030, estará gerando 100% de eletricidade limpa de fontes hidrelétrica, solar e eólica e potencialmente de correntes das marés. Além de ser uma importante iniciativa de mudança climática, isso trará benefícios econômicos, pois as Ilhas Faroé não dependerão mais das importações caras de combustíveis fósseis.

Desligar a atual usina geradora a diesel pode afetar a estabilidade da rede da SEV. Isso ocorre porque o equipamento rotativo fornece momento de inércia que mantém o sistema em equilíbrio. Um desafio particular é que não há cabos de energia conectando as Ilhas Faroé aos países vizinhos, de modo que sua rede não pode usar suporte externo.

Para solucionar esse desafio, a ABB está trabalhando com a SEV para fornecer tecnologia inovadora na forma de condensadores síncronos. Um SC é uma máquina elétrica rotativa que fornece serviços que fortalecem os sistemas de energia, mantendo-os estáveis conforme as cargas e a produção de energia renovável alteram. Esses serviços incluem inércia, nível de falta e potência reativa para regulação de tensão.

“Queremos aproveitar nossos recursos naturais de energia sustentável para que não precisemos mais usar petróleo”, diz Magnus Rasmussen, Ministro do Meio Ambiente, Indústria e Comércio das Ilhas Faroé. “Isso nos tornará à prova de obsolescência no fornecimento de energia tanto onshore quanto offshore.”

“Há uma necessidade crescente de que as redes tenham o suporte de soluções descentralizadas que garantam a estabilidade e a resistência da rede. Os condensadores síncronos podem desempenhar um papel vital no fortalecimento de redes fracas, especialmente em áreas remotas”, diz Heikki Vepsäläinen, Presidente da Divisão - Large Motors and Generators da ABB. “Nossa expectativa é que as operadoras de rede em todo o mundo adotem SCs em números cada vez maiores, à medida que a urgência de descarbonizar a produção de eletricidade continua ganhando força.”

  • A tecnologia de condensador síncrono da ABB estabilizará a rede elétrica
  • Até 2030, as Ilhas Faroé irão gerar eletricidade 100% limpa

O primeiro SC instalado está no Parque Eólico Porkeri de 8 megavolts-ampere (MVA) em Suðuroy, uma ilha isolada da parte elétrica no sul do arquipélago. Esta unidade, fabricada pela ABB na Suécia, está atualmente em operação de teste e estará totalmente em operação no primeiro semestre de 2022. Juntamente com o armazenamento de energia em baterias, o SC pode permitir que 100% da demanda da ilha seja atendida com energia eólica em tempos de boas condições de vento.

O segundo SC será instalado em Sund, perto de Tórshavn, a capital das Ilhas Faroé na ilha de Streymoy e está programado para ser ativado em 2023.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com. www.abb.com 

ABB Motion mantém o mundo girando, enquanto economiza energia todos os dias. Inovamos e expandimos os limites da tecnologia para permitir um futuro de baixo carbono para clientes, indústrias e sociedades. Com nossos drives, motores e serviços habilitados digitalmente, nossos clientes e parceiros alcançam melhor desempenho, segurança e confiabilidade. Oferecemos uma combinação de experiência de domínio e tecnologia para oferecer a solução ideal de acionamento e motor para uma ampla gama de aplicações em todos os segmentos industriais. Por meio de nossa presença global, estamos sempre próximos para atender nossos clientes. Com base em mais de 130 anos de experiência acumulada em Powertrain, aprendemos e melhoramos a cada dia.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp