- Especialistas da ABB realizam exposição sobre indústria 4.0 para alunos de engenharia elétrica/automação e controle da Escola Politécnica da USP
- Durante o encontro, foram apresentadas oportunidades para profissionais em início de carreira
- Politécnica da USP conta com equipamentos ABB em seu laboratório
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil e atrair talentos para o setor, a ABB e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo têm se aproximado para discutir o tema e fomentar as oportunidades de mercado para os profissionais de engenharia. Um recente esforço nesse sentido foi feito durante um encontro organizado em conjunto pela líder mundial de automação e a entidade de educação que é referência dentro e fora do Brasil.
Na ocasião, Juliana Favaro, Local Product Marketing Manager da ABB, e Adrian Covi, Business Line Manager em Consumer Segments & Service Robotics (CSSR) da multinacional, apresentaram o que tem sido aplicado na indústria em termos de tecnologia de automação e controle de processos por grandes empresas como a ABB.
O panorama da indústria 4.0 foi apresentado aos alunos do penúltimo ano de Engenharia Elétrica com ênfase em Automação e Controle. Em relação ao mercado de trabalho, Fernanda Janguas, Early Talents, Employer Branding and University Relations Coordinator da ABB, compartilhou informações sobre as oportunidades disponíveis na empresa aos engenheiros em início de carreira.
“Essa imersão é uma excelente oportunidade para não só tratarmos a digitalização do ponto de vista conceitual, mas também para fazer um paralelo com os serviços e aplicações práticas na indústria. Os alunos já estão se aproximando do final da graduação, então é mais uma oportunidade de se inteirarem sobre as novidades no mercado industrial”, explica Favaro.
O aceno aos novos profissionais é pertinente em um momento em que novos talentos estão sendo em grande parte absorvidos por instituições financeiras. E o professor doutor Claudio Garcia, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Politécnica, vê na ponte criada entre a instituição e a ABB potencial para o resgate da paixão pelo ramo industrial.
“Temos buscado nos manter emparelhados com o mercado e, com a parceria da ABB, temos a possibilidade de acompanhar melhor o ritmo da evolução na indústria”, afirma Garcia.
Ponte entre ABB e Politécnica
Encontros como o da indústria 4.0 são possíveis graças a uma aproximação entre empresa e academia que começou a ser construída anos atrás, com a implementação do Laboratório de Controle de Processos Industriais (LCPI) da área de Automação e Controle da Poli-USP. Essa instalação de pesquisa está abastecida com supervisório e equipamentos integrados pelo Sistema 800xA, portfólio que agrega as soluções de automação da ABB para controle de processos, segurança e uso de base de dados.
O LCPI da Politécnica é um espaço para mestrandos, doutorandos e graduandos experimentarem o ambiente industrial.
“Nos últimos anos, temos reforçado o nosso Laboratório de Controle de Processos Industriais, transformando-o no LCPI 4.0. Nele, iniciativas como análise de dados em nuvem, uso de redes sem fios aplicadas à instrumentação de campo, traz os adventos reais da indústria 4.0 para o ambiente de aprendizado. Temos trazido isso não para manufatura, mas para processos, tornando a proposta do laboratório um caminho para que os alunos falem a língua da Indústria 4.0, a mesma que empresas como a ABB fala”, explica o professor Claudio Garcia.
Para Adrian Covi, da ABB, tanto as apresentações a turmas de graduandos quanto os espaços como o LCPI são decisivos para unir o conhecimento teórico à prática de mercado e consolidar a indústria 4.0 no Brasil.
“Entendo que quem não tem ainda essa proximidade tem pouca visão do que vai acontecer no mercado de trabalho. Nos concentramos em mostrar a esse público como é desenvolver efetivamente as tecnologias que eles estudam”, complementa.
Sobre ABB
ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com