De volta ao continente após 15 dias embarcada em uma plataforma petrolífera em alto-mar fazendo manutenção elétrica em geradores, a Inspetora Técnica de Campo, Laís Arai, conta que já se acostumou com a cara de espanto que as pessoas costumam fazer quando ela chega ao local para fazer o serviço.
“As pessoas sempre ficam surpresas quando veem que serão atendidos por uma mulher, mas o choque é momentâneo. Depois que eu resolvo a situação e deixo o equipamento funcionando novamente como deveria, elas percebem que não importa o gênero do profissional, mas a qualidade na execução do serviço”, comenta.
Laís é a primeira mulher a exercer a função de Inspetora de Campo na ABB Motion do Brasil e também da América Latina. “A visão feminina faz a diferença nessa área que historicamente é predominantemente masculina. Tenho muito orgulho da minha profissão, de entregar um bom resultado e de ajudar a mudar a mentalidade das pessoas ao executar bem o meu trabalho, sem precisar falar nada a respeito de diversidade”, revela.
A igualdade de gênero é um dos principais objetivos da Estratégia Global de Diversidade e Inclusão 2030 da ABB, por meio da qual a empresa planeja atrair a melhor equipe de talentos em sua indústria e garantir as mesmas oportunidades de desenvolvimento e carreira para todos.
Como parte desse compromisso, a ABB quer dobrar a proporção de mulheres em cargos de alta direção em todo o mundo até 2030 para 25%. Só em 2021, a ABB aumentou o número de mulheres gerentes seniores para 16,3%, contra 13,5% em 2020.
“Eu me sinto honrada em contribuir para mudar a mentalidade das pessoas porque infelizmente o preconceito ainda existe. Já fui subestimada várias vezes ao longo da minha jornada profissional por ser mulher, mas no final as pessoas deixam o preconceito de lado e o feedback acaba sendo sempre positivo porque não há nada que supere o resultado de um trabalho bem feito”, revela.
A ABB acredita que construir e promover uma cultura de diversidade e inclusão é uma prioridade-chave e representa uma base para inovação e melhor tomada de decisão.
“Ainda temos muitas barreiras para romper, mas estamos no caminho certo, mostrando que não é o gênero que determina se a pessoa trabalha bem ou não. Eu me sinto desbravadora e quero servir de inspiração para outras mulheres. Nós podemos trabalhar em qualquer área e com a nossa visão feminina conseguimos levar inovação para o campo”, afirma Laís.
Pioneirismo
Desde criança, Laís sempre conviveu em um ambiente mais usual ao público masculino. “Meu pai tinha uma oficina de reparo automotivo e eu adorava ficar lá brincando com as ferramentas. Depois, quando comecei a estudar Mecatrônica no SENAI e ingressei na área industrial trabalhando como eletricista, continuei convivendo profissionalmente mais com homens. O mesmo aconteceu quando fui estudar Engenharia de Controle e Automação”, conta.
Laís também integra um seleto grupo no Brasil formado por apenas 4 profissionais qualificados para executar o Ensaio de Diagnóstico LEAP, solução exclusiva ABB para estimar a vida útil esperada da isolação do enrolamento estatórico de motores e geradores, ferramenta usada por grandes indústrias não só do setor petrolífero, mas também das áreas de celulose, mineração, siderurgia, entre outras.
“Tenho consciência da responsabilidade que é fazer manutenção em um gerador que alimenta, por exemplo, todos os equipamentos elétricos em uma plataforma aonde não chega cabo. Os oito anos que trabalhei com distribuição de energia na fábrica da ABB, em Sorocaba, nas áreas de montagem de painéis e testes de inversores de frequência antes de atuar como Inspetora Técnica de Campo, contribuem para que eu tenha um conhecimento mais amplo do produto e isso acaba me ajudando na área de geração de energia”, afirma.
Igualdade de gênero
A ABB adotou recentemente os Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas (ONU), a fim de promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade.
Além disso, desde 2021 a ABB é parceira global oficial do programa FIA Girls on Track, que oferece a meninas entre 8 e 18 anos a oportunidade de aprender sobre o mundo do automobilismo com o objetivo de aumentar a participação feminina no setor - tanto na pista como fora dela. A ABB também contribui para o progresso social através de iniciativas de construção comunitária, com foco na educação, diversidade e inclusão e cuidados na comunidade.
Compromisso com a inclusão e a diversidade
A meta de dobrar a proporção de mulheres gerentes em todo o mundo até 2030 faz parte da ambição mais ampla da ABB de promover a inclusão e a igualdade em todas as áreas de diversidade. Além da representação de gênero, a estratégia de D&I da ABB inclui outras 5 dimensões: LGBTQ+, Pessoas com Deficiência, Gerações, Etnia e Diversidade de Pensamento.
Como parte do compromisso da ABB em promover o progresso social, a diversidade e a inclusão, a ABB está fazendo parcerias com um grande número de organizações internacionais.
- Com mais de 50 empresas europeias líderes nos setores industrial e de tecnologia, a ABB reafirmou um compromisso pan-europeu com a diversidade e inclusão no contexto da iniciativa #EmbraceDifference. Liderado pela European Round Table for Industry (ERT), da qual o CEO da ABB Björn Rosengren é membro, a ação é projetada para criar um ambiente adequado para promover a inclusão e a diversidade no local de trabalho.
- Assinou os Padrões de Conduta para Negócios, Combatendo a Discriminação contra Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex, apresentados pelo Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Os Padrões de Conduta fornecem cinco passos concretos que as empresas podem realizar para alinhar suas políticas e práticas com os padrões internacionais de direitos humanos de pessoas LGBTI. A ABB espera que esses padrões sejam seguidos por seus fornecedores para gerar um impacto real nos mais de 100 países em que a empresa atua.
- A ABB também assinou uma parceria com a maior organização de direitos LGBT da Europa, Stonewall, para ajudar a desenvolver um roteiro sobre LGBTQ+ para os funcionários.