Segurança otimizada com instalação fácil e flexível

Case study

O SMISSLINE TP é a solução ideal para a eletro-tecnologia de navios da SEKO

Dois elementos importantes para o sucesso como empresa de instalação eletro-técnica na construção naval são o percorrer o seu próprio caminho e trabalhar naquilo em que se é bom. Isto é o que a SEKO Scheepselektrotechniek tem vindo a fazer há mais de 25 anos. A empresa é especializada na instalação de eletro-tecnologia em navios. Os seus projetos incluem novas construções, reparações, renovações e manutenção de navios de passageiros de luxo e ferries, incluindo rebocadores e barcos com motor elétrico.

A equipa de eletro-tecnologia de navios da SEKO está sediada em Hardinxveld-Giessendam, na Holanda, e é liderada pelo seu diretor André Kraaijeveld. São um grupo de instaladores experientes apoiados pelo departamento de construção de quadros da empresa, que fabrica e testa uma vasta gama de produtos e sistemas eletro-técnicos. Estes incluem placas principais, distribuição de sub-energia, coberturas, painéis e unidades de controlo. Todos os ingredientes necessários para uma instalação de primeira classe.

Flexibilidade e facilidade de instalação

A instalação na indústria de construção de navios é uma especialidade que apresenta um elevado número de desafios.

"Quando um projeto começa, não é sempre claro como a montagem deve continuar, com incerteza sobre o espaço disponível e também sobre as próprias ligações. E, tal como com muitas outras profissões técnicas, o nosso setor sofre de uma escassez de bons especialistas, o que também tem impacto. Isto significa que preferimos trabalhar com um sistema que seja flexível e fácil de instalar,” disse André. “O SMISSLINE TP oferece toda a liberdade, flexibilidade e facilidade de instalação que necessita na nossa indústria."

A SEKO está certificada pela entidade Lloyds Register and Bureau Veritas e essa certificação está associada à expectativa de qualidade. É por isso que a SEKO Scheepselektrotechniek é muito seletiva na escolha de produtos e sistemas eletro-técnicos. Escolhemos o sistema de distribuição elétrica SMISSLINE TP da ABB para satisfazer os elevados requisitos da indústria da construção naval.

Ainda não conhece todos os dados de potência?

O SMISSLINE TP é o primeiro sistema de distribuição de energia do mundo que simplifica o planeamento, a instalação e a manutenção dos sistemas elétricos. O sistema é totalmente seguro ao toque, o que significa que as máquinas e os componentes podem ser instalados ou removidos sob tensão, sem a necessidade de medidas de proteção adicionais.

"Com a geração antiga de navios, trabalhamos com o sistema de calhas DIN da ABB. Utilizamos calhas Kam para a transferência. Na prática, no entanto, continuamos a enfrentar alguns desafios devido a todas as especificações da tecnologia a ser instalada não serem sempre conhecidas antecipadamente, apesar de o equipamento já estar a bordo,” disse André. “Para ser possível a conclusão, são necessárias muitas medidas de segurança. A utilização do sistema de distribuição elétrica SMISSLINE TP alterou tudo isto. Podemos agora ligar totalmente a instalação, mesmo se só estiverem disponíveis antecipadamente um número limitado de dados de potência. Se os dados de potência forem conhecidos mais tarde, só trocamos as máquinas automáticas de vendas sob tensão."

Instalação mais rápida

A capacidade de efetuar ajustes ou extensões durante a operação torna o sistema eminentemente adequado para o setor marítimo. O sistema de distribuição elétrica SMISSLINE TP evita o perigo de haver contacto direto com as calhas de potência.

"Isso acelera a instalação e poupa-nos tempo," disse André. “Quando da utilização do sistema SMISSLINE TP, uma instalação também beneficia da flexibilidade e velocidade quando é efetuada manutenção ou assistência. E, sobretudo para a indústria de construção naval, o sistema de calhas está aprovado por todas as principais autoridades de certificação."

Cooperação excelente

A escolha do sistema de distribuição elétrica SMISSLINE TP foi efetuada sob estreita consulta e cooperação com a ABB. "A ABB é um parceiro com quem trabalhamos de forma muito produtiva. Se existir algum problema, sentamo-nos à mesa e procuramos uma solução em termos concretos. O sistema SMISSLINE TP da ABB tem as respostas para os nossos problemas.”

O sistema SMISSLINE TP padrão está certificado pela LLOYDS. O novo sistema de barra de potência SMISSLINE TP é adequado para até 250 A e pode mesmo atingir 400 A com atualizações apropriadas.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp