ABB moderniza sistema de acionamento da máquina de papel da francesa DS Smith com os premiados motores SynRM

ABB moderniza sistema de acionamento da máquina de papel da francesa DS Smith com os premiados motores SynRM

  • ABB fornece 24 motores IE5 SynRM, variadores de velocidade, controladores e painéis de operação para melhorar desempenho e utilização de energia
  • DS Smith antecipa ganhos na poupança de energia e crescimento na produção através do aumento da velocidade-média das máquinas
  • O primeiro projeto deste tipo em França foi concluído num curto espaço de tempo, utilizando a mais recente tecnologia de motores e normas de comunicação

A ABB modernizou o sistema de acionamento da máquina de papel em França, num projeto inédito no país, baseado totalmente nos premiados motores IE5 SynRM. A DS Smith Packaging Contoire-Hamel, fabricante de embalagens sustentáveis, produtos de papel e com oferta de serviços de reciclagem, é proprierária da máquina. Para a modernização, a ABB forneceu 24 motores IE5 SynRM, um sistema de acionamento ACS880 multidrive, AC500-S Safety, controladores AC800M e painéis. O AC500-S e os controladores AC800M estão ligados sob um novo protocolo de profinet da ABB de 100 Mbps de velocidade, que oferece acesso a múltiplos controladores, com garantia de redundância de aplicação e de rede Ethernet.

A modernização ocorreu durante uma paragem programada da fábrica em França, num prazo bastante curto. Com o sucesso da implantação, a ABB ganhou um contrato adicional de suporte técnico para os próximos dois anos, que prevê o fornecimento de peças de reposição. Além de diminuir o consumo de energia, os novos motores e variadores de velocidade vão reduzir a emissão de ruído e exigir menos manutenção. Devem também elevar a velocidade da máquina e a produtividade da operação, agora com um sistema de controlo integrado da ABB.

  • Os motores SynRM IE5 da ABB fazem parte de um pacote para aumentar a eficiência energética na fábrica de papel. (Imagem ABB)
  • A ABB também forneceu variadores de velocidade, controladores e painéis de controlo para melhorar a eficiência energética e o desempenho. (Imagem DS Smith)
  • A planta da DS Smith Packaging Contoire-Hamel produz embalagens e papéis sustentáveis. (Imagem DS Smith)

“O portfólio de eficiência energética da ABB e a experiência técnica da empresa em papel e celulose foram decisivos na escolha da tecnologia a ser usada no projeto”, afirmou o diretor da fábrica da DS Smith Packaging Contoire-Hamel, Matthieu Chateau. “A ABB foi capaz de instalar um sistema dedicado para monitorizar uma máquina de papel num prazo muito curto. A modernização, em linha com nossa estratégia sustentável ‘Now & Next’, contribui para nossos objetivos de reduzir emissões de carbono em 46% até 2030 e atingir a neutralidade de emissões até 2050.”

“A tecnologia de motores da ABB e os novos padrões de comunicação da empresa fazem dessa modernização a primeira do tipo realizada em França”, afirmou Alain Pitte, gerente de negócios de Papel e Celulose da ABB no país. “A combinação dos motores IE5 SynRM e os variadores de velocidade ACS880 permite reduzir perdas em pelo menos 20 por cento e praticamente eliminar as perdas no rotor, com motores mais económicos, que entregam a mesma potência e ocupam o mesmo espaço. A modernização, portanto, justifica-se.”

As soluções da DS Smith incluem caixas de embalagem para produtos de grande consumo, cestos e tabuleiros para frutas e legumes - concebidos para substituir os plásticos, caixas de comércio eletrónico, expositores, paletes de cartão e soluções personalizadas. A empresa oferece um processo de ciclo fechado em 14 dias: da reciclagem à embalagem.

Em dezembro de 2022, os motores IE5 SynRM ganharam o Bronze Innovation Award, premiação da Associação Técnica da Indústria Francesa do Papel (ATIP).

A ABB lançou recentemente a sua nova iniciativa global de sustentabilidade, Real Progress, que apresenta o poder da tecnologia e da experiência para acelerar a sustentabilidade e aumentar a produtividade. Esta iniciativa apela aos clientes, parceiros e fornecedores para que aproveitem a liderança tecnológica e as soluções que existem atualmente para ampliar o seu próprio impacto nas indústrias de processamento. Na celulose e no papel, a ABB está a apoiar os clientes na transformação da indústria, ajudando a reduzir o desperdício e a acelerar a circularidade. As soluções incluem o Sistema de Controlo de Qualidade ABB (QCS), implementado para fornecer aos fabricantes de papel visibilidade da folha à medida que é formada para reduzir o desperdício e melhorar a capacidade de execução. A automação combinada com o controlo avançado de processos (APC) pode suportar operações consistentes, produção melhorada, poupança de energia e custos reduzidos. Entretanto, os accionamentos e motores modernos garantem operações fiáveis, eficiência energética e desempenho do processo.

A área de negócio Process Automation da ABB, automatiza, electrifica e digitaliza operações industriais que respondem a um vasto leque de necessidades essenciais - desde o fornecimento de energia, água e materiais, à produção de bens e ao seu transporte para o mercado. Com seus cerca de 20.000 funcionários, tecnologia de ponta e experiência em serviços, a área de Process Automation da ABB ajuda os clientes em indústrias de processo, híbridas e marítimas a melhorar o desempenho e a segurança das operações, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. go.abb/processautomation

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp