Opinião: “Como podem as indústrias ser mais sustentáveis com menos investimento?”

Opinião: “Como podem as indústrias ser mais sustentáveis com menos investimento?”

Por Mário do Ó, Head of Motion Business ABB Portugal

No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala hoje, dia 05 de junho, é importante refletirmos sobre o que podemos fazer para viver num mundo mais sustentável. A cada dia que passa, os desafios ambientais e energéticos são mais urgentes, e a forma como a energia é consumida e gerida tem um impacto significativo nas grandes indústrias.

Atualmente, 45% da eletricidade do mundo é utilizada para alimentar motores elétricos em edifícios e aplicações industriais. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a indústria é responsável por 37% do consumo global de energia e 24% das emissões de CO2. No contexto industrial, os motores elétricos são responsáveis pelo consumo de mais de 70% da eletricidade, e estima-se que até 2040 a integração destes equipamentos vai duplicar, o que nos coloca perante um claro desafio: consumir menos e fazê-lo de forma mais inteligente.

A boa notícia é que há uma solução para colmatar este consumo excessivo: substituir os motores tradicionais por modelos de alta eficiência. Estes motores conseguem reduzir o consumo mundial de energia em até 10%, uma vez que operam com menos perdas energéticas, mesmo a funcionar em regimes de carga parcial, uma situação comum em ambientes industriais.

3 benefícios da integração de motores de alta eficiência

1. São mais sustentáveis

Os motores permitem reduzir o consumo mundial de energia em até 10%, uma vez que operam com menos perdas energéticas, mesmo a funcionar em regimes de carga parcial, uma situação comum em ambientes industriais. Comparados a modelos antigos, estes sistemas podem atingir 95% de eficiência energética. Além disso, é possível reaproveitar a energia que seria utilizada nos motores para outras áreas, evitando desperdícios.

2. São mais económicos

Os equipamentos são integrados nas infraestruturas existentes, o que permite às empresas modernizar os seus sistemas, poupar energia e contribuir para o equilíbrio da rede elétrica, sem terem de fazer investimentos avultados. No que diz respeito à poupança de energia, um motor de alta eficiência pode poupar até 61 GWh ao longo de 25 anos, o que se traduz numa redução significativa nos custos de eletricidade. Além disso, os motores proporcionam um maior rendimento e um tempo de retorno sobre o investimento mais curto (18 a 24 meses).

3. Possuem sensores inteligentes que permitem uma tomada de decisão rápida

Os motores podem ser inseridos em redes elétricas inteligentes, uma vez que estão equipados com sensores inteligentes e sistemas de monitorização conectados, que alertam os operadores quando um determinado motor apresenta sinais de necessidade de reparação ou substituição. Desta forma, evitam-se paragens inesperadas e os motores sofrem menos desgaste, o que se traduz numa vida útil mais longa. Tendo tudo isto em consideração, podemos concluir que trocar os motores tradicionais por motores de alta eficiência é, sem dúvida, um passo importante para um mundo mais sustentável. E que, hoje em dia, as empresas podem fazê-lo de forma mais económica, visto que estes equipamentos podem ser integrados nas infraestruturas existentes, o que lhes permite modernizar os sistemas sem grandes investimentos. Simultaneamente, estarão a contribuir para um sistema energético mais equilibrado e amigo do ambiente.

left

Mario do Ó - Líder da área de negócio Motion e Membro do Board na ABB Portugal

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp