Interrupções não planeadas nos equipamentos industriais afeta 45% das operações das empresas e gera perdas de milhares de euros

Interrupções não planeadas nos equipamentos industriais afeta 45% das operações das empresas e gera perdas de milhares de euros

  • Novo estudo da ABB revela o impacto financeiro das paragens não planeadas dos equipamentos e destaca o estado da modernização da indústria a nível europeu.
  • As paragens não planeadas afetam as operações de 45% das empresas, pelo menos, uma vez por mês. O custo médio por hora destas interrupções é de 145.233 dólares.

A ABB, líder global em tecnologia de eletrificação e automação, que celebra, este mês, 50 anos do lançamento do seu primeiro variador de velocidade de baixa tensão, apresenta um novo estudo sobre a modernização da indústria dos motores e variadores de velocidade na Europa.

right

A análise, que abrangeu decisores da Alemanha, Espanha, Itália, Finlândia, França e Suécia, revela que 93% das empresas tem, na sua maioria, estratégias de modernização em vigor e 77% já realizou projetos de modernização de equipamentos nos últimos dois anos. Estes números refletem o compromisso com a melhoria da fiabilidade e do desempenho, sendo estes os principais fatores, segundo 43% dos inquiridos, que motivam as organizações a substituir ou atualizar os equipamentos.

Apesar deste progresso e da intenção de se adaptarem às exigências do mundo moderno, as empresas ainda enfrentam algumas dificuldades. De acordo com a pesquisa, 45% dos decisores afirma que as paragens não planeadas dos equipamentos afetam as suas operações, pelo menos, uma vez por mês, o que se traduz num custo médio de 145.233 dólares por hora. Este impacto financeiro é especialmente significativo, sobretudo quando o principal obstáculo à modernização apontado por 36% dos inquiridos foram as limitações orçamentais.

No que diz respeito à comunicação do retorno sobre o investimento (ROI) dos projetos, 61% das pessoas considerou fácil transmitir este valor aos seus líderes. Por outro lado, 12% dos inquiridos ainda tem dificuldades neste processo.

Relativamente à sustentabilidade, 99% das empresas tem metas de sustentabilidade definidas. No entanto, apenas 34% afirmou que o impacto ambiental é sempre considerado nas decisões de compra.

“Os resultados deste estudo demonstram que a Europa está num bom caminho no que diz respeito à modernização industrial. Contudo, é também importante ter em conta que ainda existe espaço para melhorias, quer a nível de desempenho, sustentabilidade e planeamento estratégico. Para garantir operações mais resilientes e eficientes, torna-se necessário que as empresas adotem uma abordagem que combine tecnologia com uma boa gestão do ciclo de vida útil dos equipamentos, e que vá ao encontro dos critérios ambientais definidos a nível europeu.” afirma Mário do Ó, Líder da ABB Motion em Portugal.

Pode consultar o estudo completo aqui.

Sobre o Grupo ABB

A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e uma utilização eficiente de recursos. A combinação da sua experiência em engenharia e digitalização permite à ABB apoiar as indústrias a alcançar um desempenho de excelência, tornando-as mais eficientes, produtivas e sustentáveis. Na ABB, chamamos a isso: 'Engineered to Outrun'. A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 colaboradores em todo o mundo. As ações da ABB estão cotadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.pt

Sobre a ABB Motion

A ABB Motion, líder global em motores e acionamentos, está no centro da aceleração de um futuro mais produtivo e sustentável. Inovamos e ultrapassamos os limites da tecnologia para contribuir com soluções de eficiência energética, descarbonizantes e circulares para clientes, indústrias e sociedades. Com os nossos acionamentos, motores e serviços digitais, ajudamos clientes e parceiros a alcançar um melhor desempenho, segurança e fiabilidade. Para ajudar as indústrias a nível mundial a ir mais além, de forma mais simples e ecológica, oferecemos soluções acionadas por motores para uma vasta gama de aplicações em todos os segmentos industriais. Com base em mais de 140 anos de experiência em sistemas de transmissão elétricos, os nossos mais de 22.000 funcionários em 100 países aprendem e melhoram todos os dias. go.abb/motion

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp