ABB selecionada para renovação de sistema de supervisão nas instalações da CLC

O ABB AbilityTM System 800xA, sistema de automação e controlo distribuído, em conjunto com o T-MAC Plus, sistema direcionado para a automação de terminais, oferecem fiabilidade e uma execução mais eficiente.

A ABB recebeu da Companhia Logística de Combustíveis, S.A. (CLC), que opera na área da logística de combustíveis, uma encomenda para a renovação dos sistemas de supervisão e controlo que processam a armazenagem e expedição de combustíveis a granel para os clientes do Parque de Combustíveis da CLC, em Aveiras de Cima.

Avaliar, automatizar, otimizar e colaborar
São valores que os produtos e serviços digitalmente conectados podem trazer para os clientes, e o sistema 800xA, que serve de base para esta renovação, agrega todos estes valores. Proporcionando a funcionalidade de um DCS (Distributed Control System), de controlo elétrico e de segurança, este sistema de automação alargado tem a capacidade de recolher e analisar dados permitindo assim que os utilizadores tomem decisões esclarecidas de forma a impulsionar a eficiência.

O projeto de renovação inclui o sistema SCADA do Parque de Combustíveis e contempla a atualização dos sinópticos de supervisão e controlo das diferentes áreas da instalação, gráficos detalhados de cada zona, estados de alarme e informação processual detalhada de equipamentos, tais como, tanques, esferas, válvulas e bombas.

O projeto engloba também a atualização do sistema de Gestão de Energia que exibe os diferentes diagramas da rede elétrica assim como as informações detalhadas dos diferentes equipamentos, tais como, relés de proteção elétrica, UPS e MMS (Motor Management System), do sistema de Gestão de Alarmes e do Sistema de Históricos.

A solução específica para o mercado Terminal Management Systems
A solução ABB T-MAC Plus, desenvolvida como resultado de mais de 20 anos de experiência na área e no conhecimento em sistemas de automação para a indústria de petróleo, gás e química, fornece sistemas integrados ou independentes de controlo de distribuição de sistemas de controlo e segurança, paragem de emergência e fogo & gás. A ABB executa globalmente grandes projetos integrais para sistemas de gestão de terminais.

O T-MAC Plus fornece um conjunto de hardware e software para resolver todos os requisitos de automação, desde o controlo de acessos, carregamento, impressão, movimentação do produto, inventários, interface ERP, saída das instalações e muito mais, que irão ser usadas no Terminal de Combustíveis da CLC, onde a gestão e operação em segurança, a satisfação dos clientes e a melhoria contínua são valores para atingir a excelência.

Com base na tecnologia Windows e totalmente integrada na plataforma do sistema 800xA da ABB, a solução é escalonável, partindo de uma planta simples com controlo de acesso e de carga para gerir um conjunto de áreas complexas com uma central de distribuição.

No âmbito desta encomenda foi também estabelecido um contrato de manutenção com serviços de acesso remoto e apoio on-call (através do nosso Collaborative Opperations Center), assistência on-site, visitas e manutenções preventivas planeadas, bem como, planos de melhoria contínua.

Sobre a CLC - Companhia Logística de Combustíveis, S.A.
A CLC opera na área da logística de combustíveis e é responsável pela exploração do Oleoduto multiprodutos entre Sines e Aveiras de Cima e também pela armazenagem e expedição de combustíveis na instalação de Aveiras de Cima.

Dispondo de meios tecnológicos avançados, dos quais se destaca o oleoduto multiprodutos com 147 km de comprimento e uma capacidade de transporte de 4 milhões de toneladas/ano de produtos petrolíferos, transportados de forma sequencial, único na Europa. É hoje, o meio mais seguro e eficiente de transporte destes produtos.

Dos cerca de 60 hectares das instalações em Aveiras, dispõe de uma área reservada para armazenagem com 22 reservatórios, estações de enchimento a granel para combustíveis líquidos e uma fábrica de enchimento de garrafas de GPL.

A CLC é um operador de destaque e um exemplo de inovação, profissionalismo e competitividade, sendo uma empresa de referência na logística de combustíveis.

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp