ABB lidera o caminho para o futuro industrial autónomo

A reunião anual do Fórum Económico Mundial de Davos 2019 destacou uma nova era de maior cooperação global, uma evolução adicional da quarta revolução industrial — sistemas autónomos — estabelece-se como a tecnologia chave que influenciará o nosso futuro no que diz respeito à maneira como nos movemos, produzimos, trabalhamos, vivemos e usamos a energia.

No mundo atual de mudanças tecnológicas e digitalização sem precedentes, a ABB está a escrever o futuro para sistemas industriais autónomos capazes de se adaptar e até mesmo aprender em situações de mudança. Estes novos sistemas levarão a uma melhoria de produtividade, eficiência energética e segurança.

A ABB está a promover o desenvolvimento de tecnologias autónomas cada vez mais sofisticadas, que transformarão a indústria, possibilitando uma visibilidade e controlo sem precedentes sobre máquinas, fábricas e sistemas. Assim, a ABB continuará a fornecer valor comprovado aos clientes assente num conhecimento profundo, com soluções integradas e a oferta digital da ABB Ability ™.

Investimento em fábricas do futuro e transporte marítimo autónomo

Como líder em tecnologia pioneira para indústrias digitais, a ABB investirá 150 milhões dólares na construção da fábrica de robótica mais automatizada e avançada do mundo, em Xangai. A nova instalação contará com um centro de I&D no qual cientistas e engenheiros do departamento de pesquisa corporativa da ABB trabalharão para acelerar soluções inovadoras no campo de IA industrial.

A ABB já gere uma das Fábricas do Futuro mais avançadas do mundo. A fábrica da ABB, Industria 4.0, em Heidelberg na Alemanha, que fabrica disjuntores. A fábrica utiliza robótica avançada, conectividade e digitalização que permitem alcançar eficiências que possibilitam a produção de três vezes mais variedade de produtos.

Com o avanço das tecnologias autónomas, o setor marítimo é uma das oportunidades de mercado. A ABB deu recentemente um grande passo em frente no transporte autónomo. Num ensaio remoto inovador, o primeiro do mundo para um ferry de passageiros existente, o ferry Suomenlinna II foi pilotado remotamente pelo porto de Helsínquia. Isto é uma importante demonstração que a monitoração humana do navio é possível desde qualquer lugar, e é um primeiro passo em direção a um futuro de navios cargueiros totalmente autónomos.

O ferry Suomenlinna II foi pilotado remotamente pelo porto de Helsínquia.
O ferry Suomenlinna II foi pilotado remotamente pelo porto de Helsínquia.

A ABB está a explorar outras áreas onde sistemas autónomos podem aportar valor. No setor de petróleo e gás, onde o factor segurança é crítico, é essencial reduzir o número de pessoas no local. Os sistemas autónomos, que permitem a operação remota, ajudariam a alcançar este objetivo. A ABB também está a levar o sector mineiro para o próximo nível com uma maior integração da automação, a fim de otimizar processos em tempo real. À medida que as minas são automatizadas, digitalizadas e conectadas, o benefício final poderão ser minas com plena autonomia que não necessitam de pessoas a nível subterrâneo.

ABB promove indústrias digitais

Em todos os setores, a oferta digital ABB Ability ™ está bem posicionada para levar as tecnologias autónomas mais longe. As soluções ABB Ability ™ baseiam-se em dados de sensores inteligentes e aplicam softwares sofisticados para avaliar continuamente o estado do sistema e fornecer alertas preditivos. Estes recursos serão cruciais para fábricas industriais autónomas.

A crescente rede global de Centros de Operações Colaborativas ABB Ability ™ marca o caminho para o futuro, fornecendo suporte à decisão baseada em dados, - decisões esclarecidas - considerado o primeiro passo para operações totalmente autónomas. Sensores inteligentes e sistemas de operação crítica locais transmitem aos Centros de Operações Colaborativas dados sobre o desempenho do equipamento, para posteriormente o software executar uma avançada análise de dados. Os resultados são avaliados pelos especialistas da ABB em colaboração com os clientes, resultando em recomendações que revelam potenciais problemas, aconselham sobre a manutenção preventiva e determinam formas de melhorar o desempenho. As informações obtidas a partir dessas operações globais ajudarão os investigadores da ABB a entender melhor a dinâmica e as nuances inerentes à tomada de decisão automatizada. Esta será uma contribuição valiosa para o desenvolvimento de sistemas capazes de alcançar uma autonomia cada vez maior.

A liderança em sistemas autónomos requer uma grande aposta na IA industrial e a ABB permanece na vanguarda, seja com a aposta na I&D interna ou colaborando com empresas emergentes especializadas em inteligência artificial por meio de sua unidade de capital de risco, a  ABB Technology Ventures. Internamente, cientistas e engenheiros dos nove centros de pesquisa corporativos que a ABB tem em sete países estão a trabalhar arduamente na IA industrial.

A tecnologia autónoma expandirá o potencial humano

É importante ressaltar que os sistemas autónomos e a IA industrial revolucionarão o trabalho, mas não substituem as pessoas, aumentam as capacidades cognitivas humanas para amplificar o nosso potencial. Podemos imaginar esse futuro a partir do que já vemos hoje: sistemas de automação mais avançados já permitem que muitas operações e processos sejam executados sem intervenção humana. Possibilitando assim que as pessoas "melhorem as suas competências", mudando o seu foco para tarefas mais complexas e menos estruturadas.

Na Fábrica do Futuro, os sistemas autónomos ajudarão os operadores a tomarem melhores decisões rapidamente. Isso irá libertar o pessoal especializado de tarefas mundanas e repetitivas, permitindo-lhes concentrar-se em atividades com maior valor acrescentado. A curto prazo, os seres humanos e os sistemas autónomos colaborarão, ficando a decisão final nas mãos das pessoas.

Na fábrica autónoma do futuro, as pessoas trabalharão lado a lado com robôs colaborativos. A combinação de sistemas autónomos, IA industrial e robôs colaborativos, como o YuMi ® da ABB, permitirá que os clientes da ABB fabriquem uma ampla gama de produtos personalizados, que será fundamental para ter sucesso na era da globalização 4.0. Tudo de forma mais eficiente, económica e, mais importante, respeitando o meio ambiente, usando os nossos valiosos recursos sem consumir o planeta.

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp