A ABB atualiza edifícios de referência no projeto Smart City de Saragoça com sistema de monitorização de energia

O Ekip UP permite que a cidade espanhola dê os primeiros passos em direção aos padrões ISO para gestão de energia

A cidade de Saragoça, capital de Aragão, em Espanha, tornou-se líder entre os centros metropolitanos mundiais ao adotar a tecnologia digital, e a ABB está a ajudar a cidade a alcançar a sua visão digital. Isto foi possível graças ao contrato de eficiência energética e manutenção adjudicado à empresa espanhola IMESA através de concurso público. Em Saragoça, cidadãos, liderança cívica, urbanistas, empresas privadas, empreendedores e universidades estão a colaborar num ecossistema de cidade inteligente desenhado para promover a inclusão digital e social.

Entre os pontos focais destes esforços estão quatro grandes edifícios da Cidade Inteligente de Saragoça: o histórico Seminario of Zaragoza, que abriga os escritórios e a Câmara, o posto de comando da polícia e o Centro de Tecnologia e Arte.

Alargar o conceito de Smart City para estes edifícios exigia um sistema de monitorização de energia que os colocasse em conformidade com a norma ISO 50001. Esta norma apoia as organizações na utilização mais eficiente de energia, especificamente através do desenvolvimento de um sistema de gestão de energia. Além disso, a cidade procurou reduzir o seu consumo total de energia em 20% e reduzir a sua pegada de dióxido de carbono, tudo através de uma melhor monitorização e controlo da sua utilização da energia.

Saragoça procurou a ABB pela tecnologia para apoiar estes objetivos. A cidade tinha um relacionamento estabelecido e fiável com a ABB, e a ABB ofereceu monitorização avançada de energia através de uma plataforma de gestão de energia baseada em cloud, parte do portefólio AbilityTMda ABB, que incorpora múltiplas tecnologias.

O Ekip UP digitaliza o sistema elétrico em edifícios históricos

Entre estas tecnologias, destaca-se o Ekip UP, parte da oferta digital da ABB Ability, desenhada especificamente para instalações existentes, como era o caso dos quatro edifícios em causa em Saragoça. O Ekip UP é a unidade que atualiza a aparelhagem eletrónica de instalações antigas para as tornar digitais. Foi desenhado de forma eficiente para modernizar qualquer sistema de distribuição elétrica. Esta unidade inteligente liga instalações existentes a sistemas de supervisão ABB Ability baseados em cloud, fornecendo monitorização remota para alocar vários recursos e reduzir gastos. O seu software integrado otimiza a continuidade dos serviços e a eficiência da energia, poupando até 30% de custos operacionais. Ter funções de medição, proteção e controlo num produto versátil oferece a possibilidade de o usar em muitas aplicações. A utilizar módulos de comunicação plug-and-play, diferentes opções de montagem e sensores de corrente de núcleo aberto, a instalação do Ekip UP tem apenas um pequeno impacto nos ativos de distribuição de energia e é 50% mais rápida do que a solução de reformulação tradicional.

“Para o Smart City de Saragoça, o Ekip UP representa um importante avanço em relação aos dispositivos comuns, como analisadores de rede, que eram usados”, disse Javier Pérez, Diretor de Energia da Câmara de Saragoça. “Alguns dos nossos equipamentos instalados não tinham capacidade de comunicação para monitorização ou controlo. A solução da ABB deu-nos a flexibilidade de adaptar novas tecnologias a qualquer tipo de quadro elétrico existente, mesmo com disjuntores de outra marca. O Ekip UP aumentou a velocidade de comissionamento e a escalabilidade para que uma solução comum pudesse ser replicada para todos os nossos principais edifícios. ”

As tecnologias que a ABB instalou incluíam o Ekip UP com medição avançada, um conjunto completo de registos de analisador de rede, registador de dados integrado do Ekip UP, sensores de corrente de núcleo aberto, módulos de comunicação plug-and-play e conectividade para monitorização avançada de energia através do sistema baseado em cloud ABB Ability. A ABB também forneceu formação técnica para instaladores da Empresa IMESA em Espanha e para os engenheiros municipais. Além disso, a ABB forneceu orientação técnica para toda a solução, incorporando produtos de medição, monitorização de energia digital, plataforma baseada em cloud e consultoria de eficiência energética.

Saragoça no rumo da conformidade ISO

Como resultado da colaboração da ABB com a cidade, Saragoça conseguiu dar os primeiros passos no caminho para a conformidade com a ISO 50001 para todos os edifícios envolvidos. Além disso, a tecnologia da ABB resultou numa redução significativa no número de componentes usados em comparação com as soluções da concorrência, e a instalação foi concluída muito rapidamente, com comissionamento fácil.

"A cidade de Saragoça encontrou uma tecnologia única e um parceiro de negócio exclusivo e confiável para o ajudar a cumprir os padrões ISO e a atingir as suas metas de eficiência energética", disse Giampiero Frisio, Managing Director da divisão Smart Power da ABB. “Agora, o nosso sucesso com a atualização destes grandes edifícios espanhóis abriu caminho para tornar mais cidades em todo o mundo inteligentes e sustentáveis.”

Além das tecnologias Ekip UP, o projeto incorporou ofertas adicionais do portefólio de baixa tensão da ABB, como disjuntores miniatura, dispositivos de corrente residual e quadros.

ABB (ABBN: A SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro com uma oferta abrangente para as indústrias digitais. Com uma história de inovação ao longo de mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais com quatro áreas de negócio, líderes globais, orientadas para o cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Motion, Robótica e Automação Discreta , suportadas pela sua plataforma digital comum ABB Ability™. A área de negócio Power Grids da ABB, líder de mercado, será alienado à Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 147.000 empregados. www.abb.com

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp