Apoiando o futuro da mobilidade sustentável | ABB patrocina a FST Lisboa

A Formula Student (FS) é uma competição de engenharia educacional que comemorou 20 anos em 2018. O evento fornece a oportunidade ideal para que os alunos testem, demonstrem e melhorem as suas capacidades para entregar um produto complexo e integrado no exigente ambiente de uma competição de automobilismo.

O desafio Formula Student

O conceito da Formula Student é que cada equipa, composta inteiramente por estudantes universitários, produza um carro de corrida monolugar para competir com outras universidades em eventos internacionais. O carro deve ser inovador e fiável, com alto desempenho relativamente às qualidades de aceleração, travagem e manuseio. Durante a competição cada equipa deve demonstrar a lógica por trás da sua proposta através das provas estáticas, as Engineering Design, Cost and Manufacturing e Business PlanPresentation que servem para avaliar o conhecimento técnico da equipa, as suas decisões de design, demonstrar conhecimento relativamente às implicações no custo do carro e diferenciar protótipo e produção em série. A Formula Student não só testa o trabalho em equipa no mundo real, gestão de tempo, orçamento e habilidades de engenharia, como também prepara os alunos para os primeiros passos na sua carreira profissional, os alunos têm muitas vezes a hipótese de ingressar nas equipas da Formula 1 e outras equipas de automobilismo, ou de garantirem a colocação nas principais empresas de engenharia do mundo.

A equipa FST Lisboa

A FST Lisboa é a equipa da Formula Student do Instituto Superior Técnico, composta por alunos de diversos cursos (Engenharia Mecânica, Eletrónica, Informática, Aeroespacial e Gestão Industrial). Iniciaram a participação nesta competição em 2001 com uma pequena equipa e atualmente são mais de 40 estudantes que desde o começo já desenharam e construíram três carros a combustão e seis totalmente elétricos, sendo o mais recente o FST 09e, a equipa também é responsável pelo desenvolvimento de protótipos de motores elétricos. O FST 09e é um monolugar com quatro motores elétricos AC de ímanes permanentes, capaz de desenvolver 175cv de potência e de atingir os 110 km/h e de 0 a 100 em apenas 2,3s. A bateria de polímeros de lítio tem capacidade para 8kWh. 

  • A apresentação do FST 09e

O monolugar vai representar o IST na Formula Student na FS East, na Hungria dia 17 de julho, dia 5 de agosto na FS Germany, a maior prova da competição e na FS Spain no dia 20 de agosto.

A equipa FST Lisboa representa em pleno uma das grandes proposições de valor da ABB, criar oportunidades de inovação que desafiem os limites da e-mobilidade, e fundamenta perfeitamente o nosso compromisso de gerir o mundo sem consumir a terra.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp