ABB desinveste do negócio de inversores solares

A ABB e a empresa italiana FIMER S.p.A assinaram hoje um acordo para a FIMER adquirir o negócio de inversores solares da ABB. A transação reforçará as perspetivas do negócio dos inversores solares e permitirá que a ABB foque o seu portefólio em outros mercados em crescimento.

O negócio dos inversores solares da ABB tem aproximadamente 800 funcionários em mais de 30 países, com fábricas e centros de I&D localizados na Itália, Índia e Finlândia. Inclui o negócio Power-One que foi adquirido pela divisão Discrete Automation and Motion da ABB em 2013. O negócio oferece um portefólio abrangente de produtos, sistemas e serviços para diferentes tipos de instalações solares. Atualmente está inserido no negócio Electrification da ABB com uma faturação de aproximadamente 290 milhões de dólares em 2018.

Ambas as empresas garantirão uma transição suave para clientes e funcionários. A FIMER honrará todas as garantias existentes e a ABB compensará a FIMER por assumir o negócio e o seu passivo.

Como resultado, a ABB prevê uma despesa não operacional depois de impostos de aproximadamente 430 milhões de dólares no segundo trimestre de 2019 resultando num impacto nos resultados do primeiro semestre de 2019. Cerca de 75% desta despesa é representada por uma saída de caixa de pagamentos à FIMER desde a data de fecho do negócio até 2025. Além disso, a ABB espera até 40 milhões de custos relacionados com o carve-out a partir do segundo semestre de 2019.

Após o fecho da transação, a ABB espera que a margem de EBITA operacional do negócio Electrification seja impactada positivamente por um pouco mais de 50 pontos base, suportando o progresso do negócio em direção à sua margem-alvo de 15-19 por cento.

A conclusão é esperada no primeiro trimestre de 2020 e estará sujeita a determinadas condições, incluindo a conclusão do carve-out e consulta prévia com os órgãos representativos dos trabalhadores.

Tarak Mehta, Presidente do negócio Electrification da ABB: "A alienação está em consonância com a nossa estratégia de gestão sistemática contínua do portefólio para fortalecer a competitividade, foco na qualidade da faturação e nos segmentos de maior crescimento. O setor do solar é um foco bem estabelecido e chave para a FIMER e, como tal, acreditamos que são o detentor ideal do negócio dos inversores solares da ABB. A junção dos portefólios sob a FIMER apoiará um maior crescimento das vendas. Através da nossa oferta de baixa e média tensão, a ABB continuará a integrar a energia solar numa gama de soluções inteligentes, incluindo edifícios inteligentes, armazenamento de energia e carregamento de veículos elétricos. "

Filippo Carzaniga, Chief Executive Officer da FIMER: "Temos o prazer de anunciar este passo em frente para o desenvolvimento, pois o foco da FIMER no negócio solar será significativamente reforçado com esta integração. O nosso compromisso de influenciar positivamente o mercado energético será realizado através do desenvolvimento de novas plataformas de produtos e tecnologias digitais inovadoras. Continuaremos o excelente trabalho realizado pela ABB nos últimos anos, combinando recursos preciosos, conhecimento e competências na Itália e no mundo. Com um portefólio reforçado, estamos melhor posicionados para moldar o futuro deste negócio cada vez mais estratégico. "

ABB (abbn: six swiss ex) é um líder tecnológico pioneiro com uma oferta detalhada para as indústrias digitais. Com uma história de inovação que abrange mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais com quatro negócios, líderes globais, orientados para o cliente: Electrification, Industrial Automation, Motion, e Robotics & Discrete Automation, apoiados pela sua plataforma digital comum ABB Ability™. O negócio Power Grids da ABB, líder de mercado será alienado à Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 147.000 empregados. www.abb.com

FIMER Fundada em 1942 e presente na tecnologia inverter desde 1983, a FIMER é a oitava maior fabricante de inversores do mundo. O seu principal negócio é a produção de inversores para instalações fotovoltaicas, soldadura e postos de carregamento para veículos elétricos nas suas instalações operacionais e integradas em Vimercate, Itália. A FIMER construiu a sua vantagem competitiva com inovação contínua e de alta qualidade, tanto em termos de produto como de atendimento ao cliente. www.fimer.com

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp