Sensores inteligentes provam o sucesso de um dos produtores premium de vodka

Os sensores inteligentes ABB AbilityTM mantêm a produção em funcionamento na Absolut.

A Absolut Vodka, um dos produtos de exportação mais emblemáticos da Suécia, possui apenas uma única linha de produção que fornece o mundo inteiro. Isso torna a fiabilidade do processo extremamente importante para a rentabilidade da empresa.

Depois de pesquisar vários métodos para otimizar a monitorização e manutenção, a destilaria Absolut no sul da Suécia recebeu uma proposta difícil de resistir. A ABB sugeriu que a destilaria instale-se os seus sensores inteligentes ABB AbilityTM como base para uma solução de monitorização das condições fácil de usar e económica.

Historicamente, o alto custo da instalação de equipamentos de monitorização de vibrações havia sido o maior obstáculo na destilaria. "No entanto, percebemos que os sensores inteligentes da ABB tinham o potencial de nos possibilitar a monitorização contínua que desejávamos, mas usando comunicações sem fio menos complexas e mais económicas", disse Jonas Nilsson, supervisor de manutenção da Absolut.

Os sensores inteligentes, sensivelmente do tamanho de um telemóvel, foram instalados em motores no processo de "preparação do mosto" - uma função contínua e crítica para as operações gerais da destilaria. A produção da Absolut Vodka, que chega a cerca de 130 milhões de garrafas por ano, é feita com trigo de inverno sueco de alta qualidade que é moído, fermentado e depois destilado.

Deteção precoce

Logo após os sensores serem montados nos motores, uma curva de vibração anormal foi detetada num deles, indicando uma possível falha do rolamento. Uma análise mais aprofundada confirmou que havia de facto um rolamento defeituoso. A deteção do rolamento defeituoso antes da falha permitiu à Absolut resolver o problema durante uma paragem planeada, evitando a perda de produtividade causada por uma paragem inesperada.

Ao mesmo tempo, os sensores revelaram um possível segundo problema - vibração significativa numa das bombas e também na linha de preparação do mosto. No início, os engenheiros pensaram que também poderia ser um problema de rolamento, mas acabaram por descobrir que era uma válvula que se deslocou acidentalmente, resultando na cavitação da bomba.

  • A destilaria Absolut na região sueca de Skåne
  • Preparação do mosto
  • Motores equipados com sensores inteligentes ABB Ability ™

“Os sensores possibilitam uma maneira fácil de obter uma visão mais profunda da preparação do mosto, com a possibilidade de encontrar até pequenos problemas e resolvê-los antes que eles se tornem um grande problema. Ao entender as condições dos nossos equipamentos, podemos planear as atividades de manutenção e alinhá-las com as paragens de produção planeadas”, disse o técnico de automação da Absolut, Tony Knutsson.

"Este projeto da Absolut é um exemplo perfeito de como nossos sensores inteligentes oferecem uma solução económica de monitorização de condições que pode medir vibração, temperatura e outros fatores críticos", disse Brith Isaksson, Responsável Global de Negócios Food & Beverage da ABB. “A equipa da Absolut antevê muitos potenciais benefícios ao usar sensores inteligentes em outras peças de equipamento. E, como próximo passo, vão focar-se nos motores em áreas de difícil acesso na fábrica. "

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp