ABB e Hydrogen Optimized estudam desenvolvimento de sistemas de produção de hidrogénio verde em grande escala

ABB e Hydrogen Optimized estudam desenvolvimento de sistemas de produção de hidrogénio verde em grande escala

Ambas as empresas assinaram um memorando de entendimento para tornar o hidrogénio verde uma opção economicamente viável para clientes de diferentes industrias

A multinacional de tecnologia ABB e a Hydrogen Optimized chegaram a um acordo que visa o desenvolvimento, em conjunto, de sistemas de produção de hidrogénio verde em grande escala conectados à rede para fornecer uma fonte de energia limpa, sustentável e acessível.

A Hydrogen Optimized planeia usar a sua tecnologia de alta corrente no processo de eletrólise da água em elevada escala para produzir hidrogénio verde para novas aplicações numa variedade de indústrias, incluindo transporte e serviços públicos. A equipa de investigação de hidrogénio da ABB explorará a otimização do fornecimento de energia elétrica com projetos que incluem os retificadores de alta potência, (high power rectifier HPR) da ABB.

Juntas, essas empresas procuram demonstrar que a tecnologia de eletrólise de água RuggedCell ™ da Hydrogen Optimized pode ser usada para desenvolver uma solução de produto integrada com base num projeto de módulo único de 100 MW.

A ABB é um dos principais fornecedores mundiais de retificadores de alta potência para todos os tipos de aplicações industriais. A empresa oferece os mais altos níveis de disponibilidade e produtividade e tem como prioridade a segurança das instalações. Incluídos na gama de produtos HPR, os sistemas retificadores fornecem corrente DC na faixa de 5.000A a 550.000A, com unidades únicas ou múltiplas e, assim, a possibilidade de fornecer combinações virtualmente ilimitadas de tensão e corrente, cumprindo também a maioria dos requisitos específicos de uma instalação.

"A ABB é líder mundial em soluções de eletrificação e controlo projetadas para processos eletroquímicos em grande escala", disse Andrew T.B. Stuart, Presidente e CEO da Hydrogen Optimized. Esta tecnologia é uma combinação perfeita para o nosso RuggedCell ™, que estamos a patentear. Juntas, as duas tecnologias alcançam uma redução contínua no custo de investimento da instalação à medida que a escala do projeto de hidrogénio verde aumenta.

"A nossa colaboração estabelecerá a base para centrais exclusivas com potência de entrada de até centenas de MW. Demonstrar a escalabilidade destes dois componentes básicos numa instalação de eletrólise de água é fundamental para alcançar hidrogénio verde acessível. Estamos muito entusiasmados com os potenciais benefícios para os clientes. "

O memorando de entendimento assinado pelas duas empresas formaliza o acordo para explorar a implantação de um sistema de demonstração, bem como a preparação de estratégias de marketing e projeto para uma central de 100 MW.

"Este projeto beneficia da nossa capacidade de criar sistemas HPR personalizados altamente eficientes e de grande envergadura, ultrapassando os limites do que se pode esperar de um retificador", disse Charl Marais, Global Product Manager, Process Industries, ABB Com anos de experiência no fornecimento de sistemas elétricos e de controlo para indústrias eletroquímicas, sabemos que os sistemas HPR possuem as características necessárias para o sucesso na implantação de grandes projetos.

“Esta colaboração fomenta a disponibilidade comercial e a viabilidade de sistemas de hidrogénio verde em grande escala. Temos mais de dois anos de experiência explorando este tipo de projeto e as sinergias com o Hydrogen Optimized são óbvias. Temos uma ideia muito clara e os resultados podem ser significativos.

Exemplos de aplicações de hidrogénio verde incluem fornecimento de combustível para transporte livre de emissões, produção de amónia e outros produtos químicos com fontes de hidrogénio não fósseis e produção metalúrgica verde que usa hidrogênio em vez de processos de coque ou semelhantes.

Hydrogen Optimized, fundada em 2007, é uma empresa privada especializada em tecnologias de hidrogénio que comercializa os seus próprios sistemas patenteados de produção de hidrogénio verde. A nossa meta é que, até 2030, a adoção de processos de hidrogénio limpo para fins industriais, químicos e energéticos melhore a qualidade de vida de todas as pessoas do mundo. A nossa história remonta a 1905, quando o canadiense Alexander T. Stuart, um pioneiro no estudo do hidrogénio, concluiu que o hidrogénio e o oxigénio eram elementos fundamentais para o mundo industrial de energia limpa sustentável. Suportados pelo longo historial de trabalho com hidrogénio do mundo, desenvolvemos, projetamos e criamos sistemas de hidrogénio verde que posteriormente implementamos em conjunto com os nossos parceiros e clientes.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 110.000 funcionários em mais de 100 países.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp