Veículos elétricos devolvem energia elétrica à rede com carregamento inteligente da ABB

Veículos elétricos devolvem energia elétrica à rede com carregamento inteligente da ABB

A tecnologia Vehicle-to-Grid da ABB estabelecerá o benchmark global para carregamento bidirecional com o novo carregador de VE’s de 11 kW

A liderança global de e-mobilidade da ABB foi mais uma vez confirmada com o desenvolvimento da sua tecnologia de carregamento bidirecional para um projeto de parceria Vehicle-To-Grid (V2G).

Como parte de um contrato com a francesa DREEV, uma joint venture entre a Électricité de France (EDF) e a Nuvve, especializada em carregamento inteligente para veículos elétricos (VEs), a ABB fornecerá a sua nova tecnologia de carregamento bidirecional de 11 kW, especialmente projetada para V2G.

A solução da ABB integrada com a tecnologia de software DREEV permitirá que os condutores de VE devolvam a energia excedente à rede elétrica. Com potencial para gerar até 20 €/ VE/ mês, o V2G reduz o custo total de propriedade e incentiva ainda mais a adoção de VEs. Os carregadores bidirecionais também ajudam a suavizar o fluxo de geração irregular de eletricidade de fontes renováveis, como solar e eólica.

Frank Muehlon, Responsável de negócios globais da ABB para Soluções de Infraestrutura de E-Mobilidade, disse: “A ABB é líder global no mercado de soluções de carregamento rápido. Estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de apoiar a DREEV na sua missão de participar ativamente para tornar a rede mais resiliente com a tecnologia V2G. A nossa cooperação com a DREEV é um dos principais esforços em todo o mundo para implementar a tecnologia V2G no terreno.”

Sob a parceria, a ABB fornecerá carregadores bidirecionais V2G em França, e posteriormente no Reino Unido, Itália, Bélgica e Alemanha.

O carregador leve e compacto de 11 kW oferece uma carga rápida e flexível e é totalmente compatível com os VEs atuais e futuros. Responde aos mais rigorosos requisitos de conformidade com a rede elétrica e é projetado para ser a referência global para carregamento V2G.

Muehlon acrescentou: “O desenvolvimento desta solução de carregamento bidirecional inteligente será a chave para permitir a próxima etapa na evolução do nosso ecossistema de mobilidade elétrica e representa um marco importante na estratégia de sustentabilidade da ABB.”

Eric Mevellec, CEO da DREEV, acrescentou: “O V2G é uma tecnologia que requer inovação e capacidades industriais. Esta cooperação com a ABB é a chave para levar as nossas soluções para o próximo nível. Agora estamos prontos para acelerar o desenvolvimento comercial.”

Atualmente, poucos carros elétricos suportam o V2G, mas espera-se que se torne numa tecnologia dominante nos próximos cinco anos. Com o número de VEs na estrada previsto aumentar para 559 milhões em 2040 e 33 por cento da frota global movida a eletricidade (1), o ecossistema de energia do mundo precisa de evoluir para apoiar esta transição.

A tecnologia ABB V2G foi projetada para ser um facilitador crucial e ajusta-se naturalmente à ABB. Além da sua posição de liderança em carregamento de VEs, a ABB também é um interveniente importante ao serviço das utilities. A V2G combina estas duas áreas tecnológicas de especialização e fornece uma resposta concreta aos desafios de energia enfrentados pelas operadoras da rede elétrica.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 110.000 funcionários em mais de 100 países.

(1) https://www.businessgreen.com/bg/news-analysis/3033315/iea-electric-vehicles-to-triple-by-2020-and-soar-to-125-million-by-2030

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp