Motores ABB para uso na indústria alimentar suportam mais de 1.100 ciclos de lavagem

Testes rigorosos num laboratório de higiene de última geração confirmam que os motores de aço inoxidável da ABB para uso na indústria alimentar suportam uma higienização frequente. Os motores saíram intactos dos testes a que foram submetidos, simulando anos de operação em ambientes de lavagem pesada.

Manter a segurança do produto em fábricas de alimentos e bebidas exige padrões rigorosos de higiene. Para evitar a contaminação é necessária uma lavagem frequente, a dificuldade é que a limpeza agressiva pode danificar os motores elétricos usados ​​neste tipo de instalação. Motores projetados especificamente para estas indústrias podem ajudar a garantir a segurança alimentar, melhorar a fiabilidade e reduzir o risco de paragens não programadas da fábrica.

Os motores ABB para uso na indústria alimentar são a resposta ao desafio da lavagem, motores com uma caixa de aço inoxidável resistente à corrosão e com índice de proteção IP69 para garantir que a limpeza por jato de alta pressão e alta temperatura não causa nenhum dano. Além disso, são fáceis de limpar graças a uma superfície exterior lisa com auto drenagem e sem cantos onde se possam acumular contaminantes.

"Os nossos motores para a indústria de alimentos já estão a funcionar em várias fábricas de alguns dos nossos clientes", disse Tero Helpio, responsável internacional de produto, IEC Food Safe Motors, ABB Motion. "Para testar o seu desempenho a longo prazo em condições de lavagem realistas, trabalhamos com um laboratório de higiene inovador localizado em Västerås, Suécia, para preparar uma série de testes que replicam os processos de limpeza e desinfeção do tipo industrial."

O regime de teste replicou práticas de limpeza habituais no setor de alimentos e bebidas com um ciclo de sete etapas, representando uma semana inteira de procedimentos de lavagem diários. Em cada etapa, foram utilizados detergente e desinfetante, enquanto a solução ácida foi aplicada uma vez por ciclo, prática comum da indústria que utiliza soluções ácidas na lavagem uma vez por semana. Funcionou com temperaturas de até 55o C e pressões de até 25 bar. No total, foram realizados 158 ciclos, o que equivale a 1.106 lavagens diárias ou 418 horas de testes.

Foram testados dois motores IEC de aço inoxidável que completaram o programa de testes em perfeitas condições de operação, nenhuma água, condensação ou sinais de corrosão foram encontrados dentro dos motores. Os três principais tampões de drenagem e os anéis de vedação mantiveram-se herméticos.

Para efeito de comparação, os testes também foram realizados com um motor comum de alumínio pintado que rapidamente se deteriorou e falhou muito antes de o teste estar concluído. A pintura começou a borbulhar e lascar, e o eixo e outros componentes de aço ficaram severamente corroídos. Os produtos químicos da lavagem infiltraram-se na caixa de terminais e no revestimento principal, causando curto-circuitos entre as fases e a terra. A placa de identificação de alumínio saiu do motor.

“A tinta descascada, a ferrugem e as partículas que se soltam podem contaminar os alimentos, com a consequente retirada de produtos e o alto custo que isso acarreta”, explica Helpio. “Algumas fábricas tentam contornar estes problemas protegendo os motores convencionais com tampas, mas na realidade essas tampas podem criar outras dificuldades. Por exemplo, partículas de alimentos podem acumular-se dentro da tampa, em partes não visíveis, o que pode potenciar a proliferação de bactérias.

Com motores de aço inoxidável aptos para a indústria alimentar, não há mais necessidade de tampas de motor, proporcionando acesso total para inspeções e higienização. E como as superfícies também são fáceis de limpar é possível reduzir a quantidade de água e produtos químicos. Os testes revelam que estes motores toleram bem as condições de lavagem, tornando-os mais fiáveis e possibilitando a redução do tempo de inatividade não programado.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 110.000 funcionários em mais de 100 países.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp