ABB fornecerá propulsão elétrica Azipod® para super iates ecológicos

O contrato com a construtora holandesa de iates de luxo Oceanco no projeto de instalação da tecnologia Azipod® abre caminho para uma cooperação mais ampla em propulsão elétrica sustentável num mercado que deve ultrapassar os 10 mil milhões de dólares em 2025.

Indicado para um super iate com os mais altos padrões de sustentabilidade, o âmbito do projeto integrado da ABB cobre o fornecimento de duas unidades Azipod® de 2,5 MW, juntamente com acionamentos de propulsão e controlos.

O sistema Azipod® é reconhecido pela sua eficiência no consumo de combustível e capacidade de manobra em relação às configurações convencionais numa ampla variedade de navios de cruzeiro a petroleiros e ferries. A escalabilidade da propulsão Azipod® significa que é igualmente adequado para o setor de super iates que também partilha preocupações com o meio ambiente, um mercado onde os proprietários também dão especial valor aos mais altos padrões de conforto proporcionado por níveis de ruído e vibrações mais baixos.

A tecnologia Azipod® é baseada num sistema de propulsão dirigível cujo acionamento elétrico está contido num pod submerso fora do casco do navio com a capacidade de girar 360 graus. Lançado há três décadas, a propulsão Azipod® tornou-se uma referência da indústria em tecnologia de embarcações que respeita o meio ambiente, com a sua capacidade comprovada para reduzir o consumo de combustível em até 20 por cento em comparação com os sistemas de propulsão de linha de eixo tradicionais.

“Com o derradeiro objetivo da Oceanco de impacto zero no meio ambiente, temos o prazer de colaborar com a ABB Marine & Ports, cujas tecnologias de ponta são conhecidas por oferecer os benefícios de sustentabilidade cada vez mais procurados pelos proprietários de super iates”, disse Remco Jurgens, Arquiteto Naval da Oceanco . As duas empresas estão a avaliar o potencial de integração de sistemas completos de energia e propulsão em projetos futuros, acrescentou.

“Estamos muito satisfeitos por ter fechado este primeiro acordo com a Oceanco e esperamos continuar a colaborar no futuro. As nossas duas empresas partilham o espírito de desenvolvimento de negócios sustentável que fornece uma base sólida para a nossa parceria”, disse Thomas Hackman, Market Development Manager, Superyachts, ABB Marine & Ports. Ambas as empresas renovaram recentemente o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e metas ambiciosas que também ajudarão a descarbonizar o setor marinho. Como parte da estratégia de sustentabilidade 2030 lançada em novembro de 2020, a ABB alcançará a neutralidade de carbono nas suas próprias operações e apoiará os seus clientes na redução das suas emissões anuais de CO2 em pelo menos 100 megatons, o equivalente às emissões anuais de 30 milhões de carros de combustão. Enquanto isso, o construtor de super iates lançou a iniciativa Oceanco NXT para colaborar com parceiros em diferentes setores de negócios com o objetivo final de projetar e construir super iates de emissão zero.

“Vemos a ABB como um fornecedor líder e um parceiro essencial para desenvolvimentos futuros”, disse Jurgens. “Sistemas eficientes de gestão de energia, armazenamento de energia e sistemas de propulsão avançados são considerados fundamentais para atingir o nosso objetivo.”

Um benefício adicional para a Oceanco e o seu cliente é a rede de suporte mundial da ABB, fornecendo conselhos 24 horas por dia e a capacidade de potenciar o ABB Ability™ Remote Diagnostics System para monitorização de equipamentos e solução de problemas. Atualmente, com mais de 1.000 navios conectados à ABB Ability™ Collaborative Operations em todo o mundo, os serviços digitais estão no centro do suporte. Os técnicas da ABB monitorizam os sistemas integrados, coordenam os diagnósticos dos equipamentos e oferecem serviços de manutenção 24 horas por dia, 7 dias por semana, de oito centros de operações colaborativas ABB Ability ™ em todo o mundo.

A ABB fornece ao setor marítimo tecnologias líderes mundiais que estão a impulsionar a evolução do transporte marítimo sustentável. A propulsão elétrica, o suporte à decisão orientado por dados e as soluções integradas desde os navios até à costa da ABB estão a abrir o caminho para uma indústria marítima de emissão zero, proporcionando maior eficiência e fiabilidade aos armadores e preparando os navios para responder aos desafios do futuro.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 110.000 funcionários em mais de 100 países.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp