Agora que o Rover Mars Perseverance da NASA começa a explorar a sua nova casa planetária, após aterrar a 18 de fevereiro de 2021, operando com a tecnologia mais avançada do mundo ao mesmo tempo que é equipado com as braçadeiras Ty-Rap ™ da ABB, as mesmas braçadeiras amplamente utilizadas aqui na Terra.
Encontradas em edifícios, sistemas de metro, oceanos profundos e espaço sideral, as braçadeiras Ty-Rap da ABB são projetadas para suportar as exigências de voos espaciais e resistir à corrosão e radiação nos ambientes mais extremos. A NASA integrou as mesmas braçadeiras Ty-Rap, que são usadas em aplicações comerciais em todo o mundo, para prender os condutos e componentes internos e externos do Rover e para segurar equipamentos de pesquisa e laboratório.
“Em semelhança às braçadeiras comuns que são uma solução prática em casa para organizar tudo, desde cabos internos a luzes externas, as braçadeiras Ty-Rap de alto desempenho conectam e prendem os fios e equipamentos do Rover”, disse Matthias Heilmann, Responsável pelos Produtos de Instalação da ABB. “Durante quase 50 anos, essas braçadeiras Ty-Rap funcionaram nas condições mais intensas na Terra e protegeram os componentes de elementos de alto impacto e alterações radicais de temperatura em expedições espaciais anteriores."
A divisão conhecida hoje como ABB Installation Products fornece produtos para o programa espacial desde 1973, e as braçadeiras Ty-Rap estão em uso contínuo no ainda ativo Rover Curiosity da NASA e anteriormente foram usados nos Rovers gémeos Spirit e Opportunity. Originalmente patenteadas em 1958, as braçadeiras padrão Ty-Rap tornaram-se conhecidas pelo seu dispositivo de bloqueio Grip of Steel ™ para uso comercial e doméstico. Desde então, quase 30 mil milhões de braçadeiras Ty-Rap foram produzidas - estendidas de ponta a ponta seriam o suficiente para chegar até a Lua e voltar mais de uma dúzia de vezes.
A missão Mars 2020 Perseverance Rover faz parte do Programa de Exploração de Marte da NASA, um esforço de longo prazo de exploração robótica do Planeta Vermelho. A missão aborda objetivos científicos de alta prioridade para a exploração de Marte, incluindo questões-essenciais sobre o potencial de vida em Marte.
A ABB tem um relacionamento de longa data com a NASA que começou há mais de 30 anos com contribuições de sensores óticos para apoiar experiências no vaivém espacial. Em novembro de 2020, a empresa anunciou um contrato para o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA que contará com a tecnologia-chave da ABB e do seu parceiro Nüvü Camēras a bordo do telescópio espacial em 2025, a caminho de capturar as primeiras imagens espaciais de planetas fora do nosso sistema solar. A ABB também é um fornecedor importante para a série de satélites meteorológicos JPSS U.S. sob a alçada da NASA. Estes satélites meteorológicos são peças críticas de hardware para missões espaciais operacionais ou emblemáticas dos EUA.
Parte da sua área de negócios Electrification, a Divisão de Produtos de Instalação da ABB, anteriormente Thomas & Betts, é líder global em design, fabrico e comercialização de produtos usados para gerir a conexão, proteção e distribuição de energia elétrica em aplicações industriais, de construção e serviços. Com mais de 200.000 produtos sob mais de 38 marcas premium, as soluções de produtos de instalação da ABB podem ser encontradas onde quer que a energia elétrica seja usada.
ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 105.000 funcionários em mais de 100 países.