Tecnologia ABB fornecerá energia ao maior projeto mundial de dessalinização de água do mar

Tecnologia ABB fornecerá energia ao maior projeto mundial de dessalinização de água do mar

A tecnologia da ABB está a utilizada para construir a maior central de dessalinização do mundo em Taweelah, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, enquanto paralelamente, a ABB recebeu uma encomenda para modernizar a infraestrutura de água da cidade de Nashville. Hoje, Dia Mundial da Água, ambos os projetos enfatizam a experiência de longa data da ABB em soluções e serviços de água.

O empreendimento de 500 milhões de dólares terá a capacidade para processar mais de 900.000 metros cúbicos de água do mar por dia, o suficiente para responder à procura de mais de 350.000 residências e está programado para entrar em operação plena no quarto trimestre de 2022. A central terá um papel crítico para responder ao pico da procura de água da região, que deve aumentar 11% entre 2017 e 2024. 

A ABB está a trabalhar com a SEPCOIII, a EPC contratada para garantir a continuidade do fornecimento de energia, aumentar a eficiência operacional do sistema e reduzir os custos de manutenção. Com o desafio de fornecer uma fonte de alimentação segura, fiável e estável para a operação do equipamento de dessalinização da água do mar, a ABB irá fornecer 30 quadros de média tensão e 250 quadros de baixa tensão com a integração de recursos digitais. Os detalhes financeiros do contrato não foram divulgados. 

Num sistema de energia elétrica, o quadro de distribuição é usado para controlar, proteger, seccionar e isolar canalizações e cargas, a fim de garantir o fornecimento ininterrupto de energia, conjugando as premissas: segurança e continuidade de serviço. Para otimizar as operações, o quadro de distribuição de baixa tensão incorporou dispositivos inteligentes com um interface de dados para permitir a monitorização remota da operação e a manutenção baseada na condição do quadro. Permitindo uma manutenção preditiva e antecipando ações corretivas de maior impacto na exploração. 

A ABB também forneceu uma ampla gama de motores de baixa e média tensão e drives, para garantir um fluxo de bombagem fiável, eficaz e eficiente. O recurso a drives de média tensão em sistemas de bombagem, que combinam a velocidade e o binário dos motores, estabelecem a exigência máxima possível para uma gestão eficiente da energia. 

“Estamos muito orgulhosos do facto de ser a tecnologia da ABB a escolhida na fábrica de Taweelah, o que contribuirá para os objetivos dos Emirados Árabes Unidos de desenvolver um setor de água e energia mais sustentável, autossuficiente e eficiente. Quando comissionada, estima-se que esta central responderá à procura de água de mais de 350.000 residências. A água é obviamente um elemento crítico para a prosperidade e crescimento de um país e, hoje, no Dia Mundial da Água, estamos felizes em contribuir para a construção de um futuro seguro, inteligente e sustentável”, disse Loay Dajani, Managing Director da ABB Electrification, Médio Oriente e África. 

Soluções ABB integradas impulsionam a disponibilidade de água para a crescente população da cidade de Nashville 

O McLean Technology Group (MTG) contratou a ABB para fornecer soluções de automação, eletrificação e instrumentação para a Central de Tratamento de Águas Residuais de Nashville, gerida pela Metro Water Services (MWS), para atender às necessidades de uma população que deve aumentar em 50 por cento até 2045. 

Com mais de 250.000 clientes, a MWS trata atualmente aproximadamente 186 milhões de litros de água por dia nas suas instalações de tratamento de águas residuais. 

O projeto verá a implementação do sistema de controlo da ABB Ability numa instalação de triagem e remoção de areia construída como parte do Projeto de Otimização da Central de Tratamento de Águas Residuais. A central, uma vez otimizada, terá uma capacidade hidráulica máxima de 440 milhões de litros por dia e utilizará luz ultravioleta para desinfetar as águas residuais tratadas, incorporando telas resistentes e finas para reduzir as obstruções. As obras também incluirão melhorias na canalização, atualizações no sistema de aeração e captura adicional e tratamento de fontes de odor. 

O sistema de automação e controlo da ABB dará aos operadores uma visibilidade completa sobre a operação da central em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais precisa. Assim, foi possível reduzir o número de interfaces que os operadores devem gerir, minimizando o risco e condensando o tempo de solução de problemas durante o processo de arranque e comissionamento. 

Além disso, a ABB fornecerá a otimização do sistema de controlo por meio de um segundo sistema de controlo que padronizará todas as operações da central de água e esgotos da MWS. Está também incluída uma atualização de todos os drives, instrumentação e componentes elétricos dentro da central numa tentativa de aumentar a eficiência, a produtividade e reduzir o custo total de propriedade por meio de uma solução integrada. 

O Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de março de cada ano desde 1993, celebra a água e aumenta a conscientização sobre os 2,2 mil milhões de pessoas que vivem sem acesso a água potável. Em todo o mundo, as soluções da ABB estão a ser usadas para aumentar o acesso a água potável segura e limpa e ao saneamento, bem como impulsionar o uso mais sustentável da água em toda a indústria, na agricultura e nas cidades. Por exemplo, as soluções completas da ABB ajudarão as autoridades locais a rastrear, medir e otimizar o uso da água na região afetada pela seca de Koppal, no sudoeste da Índia; A ABB melhorou a capacidade de produção da central de dessalinização de água do mar Al Ghubra em Omã, e os sistemas de automação da ABB estão a ser utilizados para modernizar um sistema de distribuição de água envelhecido na cidade de Ho Chi Minh, no Vietname.

Mais detalhes sobre as soluções e serviços de água da ABB e a Campanha Mundial da Água estão disponíveis aqui. [EN] 

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 105.000 funcionários em mais de 100 países. 

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp