Apresentado pela primeira vez no navio finlandês Seili em 1991, a propulsão elétrica Azipod® registou mais de 20 milhões de horas de operação com uma impressionante taxa de disponibilidade de 99,9%, enquanto economizava cerca de 1.000.000 toneladas de combustível apenas no segmento de cruzeiros.
Ao longo de três décadas, a ABB desenvolveu a propulsão Azipod® para responder às diferentes necessidades e em constante mudança, das companhias marítimas, trazendo maior desempenho para todos os tipos de embarcações. Hoje, mais de 25 tipos diferentes de navios contam com a tecnologia Azipod® - de navios de cruzeiro a transportadores de carga, quebra-gelo, ferries e super iates. No total, a ABB vendeu mais de 700 unidades Azipod® ao longo de 30 anos.
“A ABB tem desempenhado um papel pioneiro no transporte elétrico há mais de um século. O lançamento da tecnologia Azipod® em 1991 marcou uma nova era na propulsão de navios e estabeleceu firmemente a contribuição da ABB para reduzir o impacto ambiental da indústria marítima. Estou convencido de que esta tecnologia de ponta continuará a desempenhar um papel importante no apoio da nossa posição de vanguarda em transporte sustentável”, disse Björn Rosengren, CEO da ABB.
A propulsão Azipod® estabeleceu vários recordes na indústria naval, desde abastecer os maiores navios de cruzeiro até possibilitar as primeiras travessias da rota do Mar do Norte de navios-tanque sem o auxílio de quebra-gelo.
“A tecnologia Azipod® ajudará qualquer tipo de embarcação a reduzir custos e a pegada carbónica, porque é uma solução de propulsão superior e também porque melhora ainda mais a eficiência inerente à propulsão elétrica”, disse Juha Koskela, Presidente da divisão ABB Marine & Ports. “Um estudo independente de 2019 demonstrou que a propulsão Azipod® pode ajudar os proprietários de ferries a economizar 1,7 milhões de dólares em custos anuais com combustível por navio, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2 em aproximadamente 10.000 toneladas. Com a meta da Organização Marítima Internacional de reduzir em metade as emissões de gases de efeito estufa dos navios até 2050, estou confiante de que a propulsão Azipod® conduzirá o transporte sustentável nos próximos 30 anos e posteriormente.”
Com o motor elétrico alojado dentro de um pod fora do casco do navio, o sistema Azipod® pode girar 360 graus, aumentando a capacidade de manobra e permitindo que mesmo os navios maiores atraquem em portos onde os ângulos de viragem são restritos. Crucialmente, a propulsão Azipod® também melhora a eficiência operacional, impulsionando o desempenho hidrodinâmico de um navio e reduzindo o consumo de combustível em até 20 por cento em comparação com uma configuração de linha de eixo tradicional. O espaço economizado pela localização do motor fora do navio permite um design mais flexível e liberta espaço para cabines, carga ou outros recursos.
A propulsão Azipod® foi inicialmente projetada como um sistema à “prova do futuro”, capaz de se adaptar a praticamente qualquer fonte de energia. Com o motor elétrico no seu núcleo, o sistema Azipod® pode ser alimentado por eletricidade extraída de diferentes fontes de energia, incluindo baterias e células de combustível, e os armadores podem adicionar ou trocar fontes de energia conforme a evolução das mesmas. A energia elétrica também minimiza o ruído e a vibração do motor, garantindo um percurso mais suave e silencioso.
Parte integrante da configuração geral da propulsão elétrica da embarcação, a tecnologia Azipod® integra-se perfeitamente aos sistemas de energia e equipamentos a bordo. O Sistema de Controlo de Propulsão da ABB garante a comunicação com os sistemas de bordo, enquanto o Energy Management System (PEMS™) da ABB controla a distribuição geral de energia. A combinação do sistema Azipod® e a configuração de propulsão elétrica da ABB torna possível configurar o equipamento para um desempenho otimizado, resultando numa maior eficiência e menores emissões.
A potência da unidade Azipod® varia de 1 MW a 22 MW, com diferentes modelos fornecidos de duas fábricas na Finlândia e uma em Xangai. Sucessivas gerações foram refinadas para melhorar a hidrodinâmica, a eficiência de espaço e a resistência estrutural e para facilitar a instalação e manutenção. Até 95 por cento do material usado na produção das unidades Azipod® é reciclável, testemunho da perspetiva do ciclo de vida sustentável que orienta o desenvolvimento e a aplicação desta notável tecnologia.
ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 105.000 funcionários em mais de 100 países.