No caminho para atingir as suas ambiciosas metas baseadas na ciência, a empresa compromete-se a eletrificar a sua frota de veículos até 2030, atingindo 100% de eletricidade renovável até 2030 e estabelecendo metas de eficiência energética, incluindo o uso sistemático de sistemas de gestão de energia.
Como parte da sua nova Estratégia de Sustentabilidade e a ambição de possibilitar uma sociedade de baixo carbono, a ABB comprometeu-se, em conjunto com os seus clientes e fornecedores, a reduzir as suas emissões e alcançar a neutralidade carbónica nas suas próprias operações até 2030. Antes do Dia Mundial do Meio Ambiente a 5 de junho, a ABB anunciou hoje que se juntou a três iniciativas lideradas pelo grupo internacional sem fins lucrativos Climate Group em linha com o seu plano de ação e áreas de foco identificadas para reduzir suas próprias emissões:
- EV 100: a ABB compromete-se a eletrificar a sua frota de mais de 10.000 veículos até 2030. A ABB na Suécia, por exemplo, já começou a converter os seus cerca de 700 carros da empresa para veículos totalmente elétricos, enquanto a ABB no Reino Unido anunciou no ano passado que a empresa fará a transição dos seus mais de 500 carros para uma frota totalmente elétrica em 2025.
- RE 100: a ABB compromete-se a fornecer 100 por cento de eletricidade renovável até 2030. Em 2020, 32 por cento de toda a eletricidade usada pela ABB foi adquirida como eletricidade verde certificada ou gerada pelas centrais de energia solar da empresa. Desde 2020, a ABB na Suíça já obtém 100 por cento da sua energia de fontes renováveis.
- EP 100: A ABB compromete-se a estabelecer metas de eficiência energética e a continuar a implantar sistemas de gestão de energia nas instalações da empresa. Atualmente, mais de 100 instalações da ABB são cobertos por sistemas de gestão de energia certificados externamente ou autodeclarados.
Inclusivamente, as próprias metas de redução da empresa também receberam a aprovação da iniciativa Science Based Targets (SBTi), confirmando que estão em linha com o cenário de 1.5°C do Acordo de Paris. O SBTi é uma parceria entre as organizações não governamentais CDP, United Nations Global Compact (UNGC), World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF). O SBTi estabelece e promove as melhores práticas na definição de metas com base científica e avalia de forma independente as metas das empresas.
A ABB também se juntou à Campanha de Ambição de Negócios para 1.5 ° C, uma coligação global de agências da ONU, líderes de negócios e da indústria, liderada pelo UNGC.
“Na ABB, queremos dar o exemplo nas nossas próprias operações e a confirmação de que nossas metas ambiciosas foram cientificamente verificadas é um marco importante para a empresa”, disse Theodor Swedjemark, Diretor de Comunicações e Sustentabilidade. “Acreditamos que a combinação de tecnologia e pessoas habilitadas é a chave para reduzir as emissões e evitar o aquecimento do nosso planeta.”
A Estratégia de Sustentabilidade da ABB tem um foco claro nas áreas de maior impacto - possibilitando uma sociedade de baixo carbono reduzindo as emissões, preservando recursos e promovendo o progresso social sustentado por um forte compromisso com a integridade e a transparência. Como parte da estratégia e a partir de 2021, a ABB também adicionou metas específicas relacionadas à sustentabilidade na remuneração da gestão de topo.
Mais detalhes sobre a Estratégia de Sustentabilidade da ABB podem ser encontrados aqui.
ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 105.000 funcionários em mais de 100 países.