Tecnologia ABB permite que o maior navio-hospital civil do mundo atraque mesmo nos portos mais desafiadores

Tecnologia ABB permite que o maior navio-hospital civil do mundo atraque mesmo nos portos mais desafiadores

A propulsão Azipod® da ABB ajudará o Global Mercy ™ a atracar nos portos menos acessíveis na costa africana, com níveis de vibrações e ruído mínimos - cruciais para o conforto dos até 200 pacientes e equipa médica a bordo.

Com cerca de 5 bilhões de pessoas sem acesso a cuidados cirúrgicos em todo o mundo1, a associação de beneficência internacional Mercy Ships usa navios-hospital para possibilitar cirurgias e assistência médica gratuitamente para as pessoas que têm pouco acesso a cuidados de saúde. O novo navio da Mercy Ships, o maior navio-hospital civil do mundo, Global Mercy, foi entregue pelo Estaleiro Tianjin Xingang na China durante uma cerimónia oficial realizada a 24 de junho de 2021. O Global Mercy está equipado com duas unidades de propulsão Azipod®, como parte de um abrangente âmbito de soluções elétricas, digitais e conectadas para otimizar a operação.

Famoso pela sua manobrabilidade superior habilitada pela rotação de 360 graus, o sistema Azipod® ajudará o navio de 174 metros a navegar por passagens estreitas e atracar em portos rasos, menos acessíveis a outras embarcações. Com muitos portos africanos sendo muito rasos para navios de grande porte e com disponibilidade limitada ou inexistente de rebocadores, esse recurso de propulsão Azipod® será crucial para a capacidade da Global Mercy de fornecer assistência médica aos necessitados. Além disso, o design pioneiro do sistema Azipod® minimiza ruídos e vibrações, garantindo uma estadia mais suave e silenciosa para os pacientes e a tripulação a bordo.

O Global Mercy está equipado com duas unidades de propulsão Azipod®, como parte de um amplo âmbito de soluções elétricas, digitais e conectadas para otimizar a operação.
O Global Mercy está equipado com duas unidades de propulsão Azipod®, como parte de um amplo âmbito de soluções elétricas, digitais e conectadas para otimizar a operação.

Projetado especialmente pela Deltamarin, com Stena RoRo como responsável pela especificação da embarcação e gestão do projeto, o Global Mercy contará com seis salas de operação, enfermarias hospitalares para 200 pacientes, ambulatórios gerais, oftalmologia e clínicas odontológicas e o seu próprio laboratório. O navio deverá embarcar na sua primeira missão médica à África Subsaariana em 2022, juntando-se ao navio existente Africa Mercy e, assim, mais do que duplicar a capacidade do Mercy Ships para fornecer assistência médica gratuita.

“Além de oferecer níveis de conforto equivalentes a um navio de cruzeiro de alta qualidade, os navios-hospital devem fornecer procedimentos cirúrgicos de acordo com a necessidade, sendo crítico que as vibrações sejam reduzidas ao mínimo”, disse Per Westling, Diretor Executivo, Stena RoRo. “Em testes no mar, o desempenho da propulsão Azipod® da ABB foi ainda melhor do que o previsto, superando as expectativas de um regresso seguro ao porto e possibilitando uma navegação tranquila e monitorizada de perto.”

“A Global Mercy mudará a vida das pessoas que, de outra forma, não teriam acesso a cuidados de saúde de alta qualidade e estamos honrados por estar envolvidos num projeto tão notável”, disse Juha Koskela, presidente da divisão, Marine & Ports da ABB. “Estamos confiantes de que o desempenho da propulsão Azipod® contribuirá para o fornecimento seguro e bem-sucedido de cuidados médicos a bordo e permitirá que a Global Mercy apoie as pessoas em áreas que, de outra forma, seriam muito difíceis de aceder”.

Chegando ao estaleiro totalmente montado, o sistema Azipod® é consideravelmente mais fácil de instalar do que uma propulsão de linha de eixo tradicional, conectando-se diretamente ao casco do navio. “A facilidade de instalação do sistema de propulsão Azipod® foi um fator decisivo, assim como a experiencia bem-sucedida de colaboração com a ABB em outros projetos de navios de passageiros”, disse Haibo Mao, responsável de construção do estaleiro Tianjin Xingang.

Além das duas unidades Azipod® de 2,85 megawatts (3.821 HP), o âmbito da ABB inclui geradores, quadros de distribuição, transformadores e drives, bem como controlos de ponte para o sistema de propulsão e o Sistema de Diagnóstico Remoto Marinho ABB Ability ™, que permite a rápida deteção e correção de falhas a bordo.

Uma vez em operação, a Global Mercy receberá suporte 24 horas por dia dos Centros de Operações Colaborativas ABB Ability ™, que respndem a mais de 1.000 navios em todo o mundo. A partir desses hubs, as equipas da ABB monitoração os sistemas de bordo, coordenam os diagnósticos dos equipamentos e oferecem serviços de manutenção preditiva, oferecendo suporte técnico global 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este suporte é essencial para hospitais flutuantes, que exigem os mais altos padrões de segurança e fiabilidade.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 105.000 funcionários em mais de 100 países.

Desde 1977, Stena RoRo lidera o desenvolvimento de novos conceitos de RoRo marítimo, carga e passageiros. Somos especializados em embarcações personalizadas, bem como em navios RoRo e RoPax padronizadas. A empresa aluga cerca de quinze navios para operadores em todo o mundo, tanto para outras empresas Stena como para terceiros. A Stena RoRo  especializou-se acima de tudo na aplicação dos seus conhecimentos técnicos para o projeto e produção de novos navios e a conversão de navios existentes para fornecer soluções de transporte personalizadas aos seus clientes. Chamamos a isto de "Stenability”. Desde 2013, somos responsáveis pelo projeto e conclusão do novo navio-hospital da Mercy Ships, o Global Mercy - o maior navio-hospital civil do mundo. www.stenaroro.com

1.https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(15)70115-4/ 

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp