“Motores e drives de alta eficiência são fundamentais para a solução climática invisível do mundo”

Morten Wierod da ABB comenta a implementação da regulamentação Ecodesign da UE

O presidente da ABB Motion, Morten Wierod, partilha como os motores e drives (ou conversores de frequência), podem manter o mundo a girar de forma energeticamente eficiente.

No dia 01 de junho, o regulamento da UE Ecodesign 2019/1781 para motores de baixa tensão e drives entrou em vigor, abrindo caminho para que milhões de aplicações motorizadas possam reduzir o seu consumo de energia.

Embora os motores elétricos consumam cerca de 45 por cento da eletricidade global, estão muitas vezes instalados fora de vista. O problema é que muitos dos sistemas atuais acionados por motor são ineficientes e é por isso que a ABB está a trabalhar com clientes, parceiros, universidades e governos para aumentar a conscientização de quanta energia os motores e drives de alta eficiência podem economizar. As soluções da ABB superam não apenas as exigências de regulamentação que estão atualmente em vigor, mas também aquelas programadas para julho de 2023, quando a regulamentação do Ecodesign se expandirá ainda mais.

A rede invisível ao nosso redor

“O movimento elétrico faz parte da nossa vida diária, mesmo que não se aperceba disso. Os motores e drives estão sempre presentes, garantem que água potável chega à nossa casa, a circulação de comboios,  e produção dos alimentos que consumimos. "

“Portanto, ao nosso redor no mundo existem mais de 300 milhões de motores, drives e subsistemas instalados, que permitem a qualidade de vida que todos nós desejamos.”

Eficiência energética numa caixa

“O motor elétrico usa e controla os campos eletromagnéticos para criar o movimento que o faz girar. Os drives são provavelmente menos conhecidos do público em geral, mas eu gosto de os chamar de caixas de eficiência energética. Dentro da caixa estão semicondutores eletrónicos e de potência que são usados juntamente com o software para criar as velocidades e torque corretos para controlar o motor.” - um método muito mais eficiente do que a prática comum de usar freios para controlar a velocidade.

“Desta forma, é poissível economizar de 25% a 40%, ou mesmo 50% da energia em comparação com o funcionamento de um motor em velocidade total, como aconteceria sem qualquer controlo de velocidade.”

A importância do regulamento de Ecodesign da UE

Um dos principais elementos para atingir as metas e objetivos de sustentabilidade nas cidades é a eficiência energética, algo que pode ser muito impactado pela tecnologia de motores e drives.

“Estou feliz por testemunhar o progresso com os níveis de energia que denominamos de IE3, válidos a partir de 1 de julho de 2021, em direção para o IE4, que é o próximo nível de eficiência energética em 2023. Mas podemos fazer muito mais porque novas tecnologias já estão disponíveis.” A ABB tem soluções de motor e drive disponíveis que respondem à classe de eficiência IE5 - o mais alto nível de eficiência alcançado até o momento.

“Ao longo de 2020, a base instalada de motores e drives de alta eficiência da ABB permitiu uma economia de eletricidade de 198 terawatts-hora, o que é mais de três vezes o consumo anual total da Suíça. Em 2023, estima-se que a expansão da nossa base instalada de motores e drives ajudará os clientes a economizar 78 terawatts-hora adicionais de eletricidade por ano - mais do que o consumo anual do Chile. ”

“Acredito que a eficiência energética industrial tem um potencial único para combater a atual emergência climática. É essencialmente a solução climática, invisível, do mundo. Com motores e drives de alta eficiência que acionam a maioria dos processos críticos ao nosso redor, podemos manter o mundo a girar enquanto poupamos energia todos os dias.”

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 105.000 funcionários em mais de 100 países.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp