ABB adquire ASTI Mobile Robotics Group para liderar a próxima geração de automação flexível com robôs móveis autónomos

ABB adquire ASTI Mobile Robotics Group para liderar a próxima geração de automação flexível com robôs móveis autónomos

  • A ASTI é líder global no mercado de alto crescimento de robôs móveis autónomos (AMR), com um amplo portefólio de veículos e software
  • A aquisição adiciona soluções de robótica e automação de máquinas para ampliar o portefólio de automação exclusivo, expandindo-o para novos segmentos da indústria
  • Os negócios da AMR estarão sediados em Burgos, Espanha e liderados por Veronica Pascual Boé, CEO da ASTI. O novo hub AMR da Ásia, incluindo cadeia de valor completa e manufatura, será inaugurado na fábrica da ABB Robotics em Xangai

A ABB anunciou que vai adquirir a ASTI Mobile Robotics Group (ASTI), uma fabricante líder global de robôs móveis autónomos (AMR) com um amplo portefólio em todos os principais aplicativos habilitados pelo pacote de software da empresa. Expandindo a oferta de robótica e automação da ABB, tornando-a a única empresa a oferecer um portefólio completo para a próxima geração de automação flexível.

A aquisição, uma parte fundamental da estratégia de crescimento externo da ABB, foi assinada a 19 de julho e deve ser concluída em meados do verão de 2021. Ambas as partes concordaram em não divulgar quaisquer detalhes sobre o preço de compra.

Fundada em 1982, a ASTI está sediada em Burgos, Espanha, e emprega mais de 300 pessoas em Espanha, França e Alemanha. É detida maioritariamente por Veronica Pascual Boé, que também é a CEO. Outros acionistas incluem a investidora do European Growth Buyout Keensight Capital. Atualmente, oferece suporte a uma das maiores frotas instaladas de AMRs da Europa e tem uma ampla base de clientes nos setores automóvel, logística, alimentos e bebidas e produtos farmacêuticos em 20 países. Desde 2015, a empresa tem alcançado um crescimento anual de cerca de 30 por cento e tem como meta aproximadamente 50 milhões de dólares em faturação em 2021.

Sami Atiya, presidente da área de negócio Robotics & Discrete Automation da ABB e Veronica Pascual Boé, CEO da ASTI
Sami Atiya, presidente da área de negócio Robotics & Discrete Automation da ABB e Veronica Pascual Boé, CEO da ASTI

“Com o seu portefólio líder do setor, conjunto abrangente de software e profundo conhecimento de domínio em segmentos de crescimento, a ASTI é a escolha perfeita para nós, na hora de apoiar os nossos clientes com a próxima geração de automação flexível”, disse Sami Atiya, presidente da área de negócio Robotics & Discrete Automation da ABB. “Com esta aquisição, a ABB será a única empresa a oferecer um portefólio completo de automação de AMRs, robôs e soluções de automação, desde a produção até à logística e o ponto de consumo. Isso representa uma vantagem fundamental para os nossos clientes, pois assim conseguem adaptar-se ao consumidor individual e tirar partido da variedade de necessidades do consumidor final”.

Os AMRs oferecerão suporte a um grau sem precedentes de flexibilidade, desde a produção, logística, intralogística e atendimento até aos setores do retalho e saúde. Permitindo que a visão comum da ABB e da ASTI ajude os clientes a substituir as linhas de produção lineares de hoje por redes totalmente flexíveis, onde AMRs inteligentes transportam materiais, peças e produtos acabados de forma autónoma entre estações de trabalho conectadas inteligentes, em fábricas, centros de logística, laboratórios, lojas ou hospitais.

Veronica Pascual Boé, CEO da ASTI disse: “A visão da ABB combina com a nossa, já que apoiamos a flexibilidade e a competitividade dos nossos clientes por meio da automação no local de trabalho. Esta é a próxima e empolgante etapa da nossa jornada e juntos vamos acelerar os nossos planos de inovação, expandir o nosso suporte global ao cliente, rede de parceiros, capacidade de produção e execução e alavancar o acesso ao mercado da ABB globalmente e particularmente na China. Estou muito satisfeita por me juntar à equipa alargada de gestão da Robótica e liderar os negócios da AMR para entregar este ambicioso plano de crescimento.

O portefólio AMR líder da indústria da ASTI inclui veículos de reboque autónomos, soluções de transporte de mercadorias e clientes (“goods to person”), veículos autónomos que transportam paletes, contentores e caixas, bem como uma oferta de software abrangente, que vai desde navegação e controlo de veículos, gestão de frota e encomendas e sistemas de rastreabilidade baseados na nuvem.

A ABB e a ASTI oferecem profundo conhecimento de domínio nas indústrias de manufatura, incluindo os sectores automóvel, alimentos e bebidas e bens de consumo embalados, bem como em novos segmentos de crescimento, incluindo logística, e-commerce, retalho e saúde.
A ABB e a ASTI oferecem profundo conhecimento de domínio nas indústrias de manufatura, incluindo os sectores automóvel, alimentos e bebidas e bens de consumo embalados, bem como em novos segmentos de crescimento, incluindo logística, e-commerce, retalho e saúde.

Estes serão integrados no portefólio de robôs, automação de máquinas, soluções modulares e conjunto de software da ABB, incluindo o RobotStudio®, a ferramenta de programação e simulação da ABB Robotics, criando um portfólio de automação exclusivo e abrangente para os clientes da ABB.

A ABB e a ASTI oferecem profundo conhecimento de domínio nas indústrias de manufatura, incluindo os setores automóvel, alimentos e bebidas e bens de consumo embalados, bem como em novos segmentos de crescimento, incluindo logística, e-commerce, retalho e saúde.

Com as vendas globais de AMR estimadas em aproximadamente 14 mil milhões de dólares até 2025, e com um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de aproximadamente 20 por cento1, a ABB planeia expandir as vendas e suporte de serviço de AMR globalmente para 53 países.

A sede da ASTI em Burgos, Espanha, tornar-se-á a sede de negócios AMR da ABB, liderada por Pascual Boé, com as funções essenciais, incluindo I&D, engenharia, produto e cadeia de valor de projeto, a continuar nas instalações da ASTI. A ABB expandirá significativamente a capacidade de produção na sede de negócios da AMR para apoiar a expansão de vendas planeada na Europa e Américas. Para facilitar o potencial de crescimento de AMRs na China e na Ásia, a ABB também estabelecerá um hub de AMR na Ásia, incluindo toda a cadeia de valor e manufatura, na nova fábrica de robótica, que será inaugurada em Xangai em 2022. Estima-se que a China, o maior mercado de robótica do mundo, corresponda a cerca de 1,8 mil milhões de dólares em vendas de AMR anualmente até 2025.

A aquisição da ABB Robotics acontece logo após o anúncio da empresa de expansão da automação robótica para novos setores e utilizadores inexperientes, incluindo o lançamento dos robôs colaborativos GoFa ™ e SWIFTI ™ e do anúncio de que avançará a automação na indústria da construção.

Análise interna ABB

A Keensight Capital, uma das principais firmas europeias de Growth Buyout, empenhada em apoiar os empreendedores na implementação das suas estratégias de crescimento. Durante 20 anos, a equipa de experientes profissionais da Keensight Capital alavancou o seu conhecimento de indústrias de investimento e crescimento para investir a longo prazo em empresas lucrativas com alto potencial de crescimento e faturação na faixa de €10 milhões a €300 milhões. Com base na sua experiência nos setores de Tecnologia e Saúde, a Keensight identifica as melhores oportunidades de investimento na Europa e trabalha em estreita colaboração com equipas de gestão para desenvolver e alcançar a sua visão estratégica. www.keensightcapital.com

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 105.000 funcionários em mais de 100 países.www.abb.com

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp