- O mais recente marco de sustentabilidade do centro de produção global com a produção zero de resíduos para aterro em apenas dois anos
- O padrão definido pela unidade de Frosinone reforça o compromisso da ABB com a preservação de recursos, tendo alcançado uma redução de 27 por cento no desperdício geral da empresa de 2013 a 2020
O desperdício de produção zero para aterro foi alcançado na fábrica Smart Power da ABB em Frosinone, Itália - 14 anos antes da meta do Pacote de Economia Circular da União Europeia de não mais que 10 por cento de desperdícios até 2035.
Impulsionada pela rápida urbanização e pelo crescimento populacional, a produção global anual de resíduos deve aumentar para 3,4 mil milhões de toneladas nos próximos 30 anos, dos dois mil milhões de toneladas em 2016. Cerca de 37 por cento destes resíduos globais são descartados em aterros sanitários1. Os aterros, há muito utilizados para remoção de resíduos em todo o mundo, são considerados insustentáveis. O espaço está a esgotar-se e os aterros contribuem para as alterações climáticas através dos altos níveis de metano e dióxido de carbono gerados por lixo em decomposição, que poderia ser reutilizado.
Inaugurada em 1969, a fábrica em Frosinone da ABB representa um centro de excelência para o desenvolvimento e fabrico de disjuntores de baixa tensão. A instalação de 150.000 metros quadrados com 800 funcionários é altamente automatizada e produz mais de três milhões de disjuntores todos os anos. A Lighthouse Plant, selecionada pelo governo italiano como modelo para a transformação digital e estratégias da Indústria 4.0, a Frosinone promove operações inteligentes, digitalizadas e conectadas, aumentando a eficiência em toda a cadeia de valor. Atingir a produção zero de resíduos para aterro foi um programa para toda a fábrica.
A ABB está a reduzir de forma contínua a sua pegada ambiental por meio de programas de redução e reciclagem de resíduos nas suas instalações em todo o mundo, com base na redução de 27% de resíduos alcançada no período de 2013-2020. “Preservar recursos é um pilar fundamental da estratégia de Sustentabilidade 2030 da ABB, com resíduos zero para aterro - sempre que as condições locais permitirem - como meta explícita”, disse Theodor Swedjemark, Diretor de Comunicações e Sustentabilidade da ABB. “O benchmark em desperdício zero alcançado na instalação de Frosinone da ABB serve como testamento para um progresso rápido e tangível desta estratégia e em operações mais circulares, superando o modelo de produção insustentável de `pegar, fazer, descartar ’.”
Giampiero Frisio, Presidente da Divisão Smart Power, disse: “Provámos com a nossa fábrica de Frosinone, que com a atitude certa e o compromisso de todos na empresa, é possível atingir o desperdício zero em aterro. Desde o anúncio das nossas ambições de desperdício zero em 2017, este último marco significa que estamos a liderar com mudanças positivas em na nossa cadeia de produção, oferecendo soluções mais sustentáveis para todos as nossas partes interessadas. ”
A formação da equipa foi fundamental para educar, capacitar e construir a atitude e cultura certas para a iniciativa produção zero de resíduos para aterros sanitários. Os temas da formação incluíram a gestão de resíduos de acordo com a legislação ambiental vigente e a importância da separação de resíduos. Com o empenho das equipas, o pessoal de manuseio passou a envolver-se mais na gestão correta na área de resíduos.
A triagem e identificação de resíduos são feitas no local de origem. Existem cerca de 150 contentores de resíduos de produção e contentores separados para papel-papelão e plástico em cada estação de trabalho. É codificada a mesma quantidade de resíduos, mas com mais graus de separação ocorre uma maior percentagem de recuperação de resíduos.
A unidade de manufatura da ABB Smart Power em Frosinone está a explorar práticas mais sustentáveis, como a redução das emissões de CO2, otimizando os processos em toda a cadeia de fornecimento, um processo de manufatura circular, reduzindo o transporte e aumentando a recuperação de plásticos.
Para saber mais sobre a estratégia de Sustentabilidaede da ABB em: https://global.abb/group/en/sustainability.