ABB ajuda a tornar a indústria da moda mais sustentável com tecnologia inovadora

  • ABB recebe grande encomenda para automação, eletrificação, sistemas de controlo de qualidade, motores e drives para a primeira fábrica de reciclagem de escala comercial de têxteis no mundo
  • Abordagem inovadora pode ajudar a economizar cerca de 90 mil milhões de litros de água doce por ano, o equivalente a 36.000 piscinas olímpicas
  • Técnicas de secagem de celulose aplicadas a roupas para evitar aterros e tornar a moda mais sustentável

A ABB irá fornecer automação, eletrificação, sistemas de controlo de qualidade, motores e drives para a nova linha de produção de reciclagem de têxteis industriais da Renewcell em Sundsvall, Suécia. A Renewcell é uma empresa sueca de sustentabilidade em rápido crescimento, especializada na reciclagem de têxteis para têxteis.

Com a tecnologia da ABB, uma antiga fábrica de papel SCA será transformada na primeira fábrica de reciclagem de escala comercial no mundo para fibras celulósicas têxteis – através da dissolução de materiais naturais como a celulose, que é então regenerada para criar uma ampla variedade de tecidos. A Renewcell já está a trabalhar com vários fabricantes de moda e, em 2020, a empresa e o Grupo H&M assinaram uma parceria de vários anos para substituir fibras virgens por têxteis reciclados em roupas.

O contrato entre a ABB e a Renewcell é um marco importante para a indústria da moda, uma indústria com grande impacto no meio ambiente devido à produção de matérias-primas que são transformadas em roupas. De acordo com os cálculos preliminares da Renewcell, as fibras têxteis feitas a partir da sua matéria-prima reciclada usam aproximadamente 50 litros de água doce por kg na produção, em comparação com os cerca de 1.600 litros para algodão e 90 litros para viscose de material celulósico não-algodão. Com uma capacidade máxima de produção de 60.000 toneladas por ano, a abordagem inovadora da Renewcell poderia ajudar a preservar cerca de 90 mil milhões de litros de água doce, o equivalente a 36.000 piscinas olímpicas. O processo também reduz o desperdício, a poluição do plástico e as emissões de CO₂ e produtos químicos. O uso de tecido reciclado pode ajudar as marcas a cumprir as suas metas e reduzir o seu impacto negativo.

“A equipa da ABB provou a sua capacidade única de fornecer uma solução completa de automação e eletrificação com base nos seus produtos e serviços”, disse Patrik Lundström, CEO da Renewcell. “Têm o conhecimento, a presença e a experiência de que precisamos para manter este projeto no caminho certo, tanto em termos de orçamento como de cronograma. Também partilhamos uma visão conjunta quando se trata de eficiência de recursos, economia circular e sustentabilidade, por isso temos muito prazer de trabalhar de perto com a ABB neste entusiasmante projeto. ”

“Enquanto empresa de tecnologia, na ABB acreditamos que as tecnologias de eletrificação e automação podem representar um papel fundamental na transformação das indústrias e na redução da pegada ambiental”, disse Theodor Swedjemark, Diretor de Comunicações e Sustentabilidade da ABB. “É uma honra para nós apoiar a Renewcell na sua jornada emocionante em direção ao aumento da circularidade na indústria da moda - uma ambição que está totalmente alinhada com os nossos próprios esforços para melhorar sistematicamente a circularidade em toda a cadeia de fornecimento da ABB como parte de nossa estratégia de sustentabilidade de 2030 ”.

Joachim Braun, Presidente da Divisão Process Industries da ABB disse: “Este contrato permite-nos aplicar a nossa profunda experiência em papel e celulose e projetos para ajudar a Renewcell a reduzir as suas emissões e preservar recursos e, por fim, mudar a indústria da moda para melhor. Até agora, menos de um por cento dos têxteis eram reciclados porque a tecnologia para reciclar e criar novos têxteis não existia. Este é um desenvolvimento significativo para a indústria e estamos orgulhosos de aplicar os nossos processos de controlo de qualidade ao movimento da moda sustentável. ”

O processo de reciclagem de roupas é semelhante à secagem da celulose, quebrando a celulose nos tecidos de algodão e viscose para reciclar em novas matérias-primas. Essa semelhança permite que a Renewcell use a infraestrutura existente, incluindo edifícios e o fornecimento e processamento de água bruta, água residual, ar comprimido e eletricidade na fábrica SCA. Em combinação com a experiência em papel e automação da ABB, para fabricar têxteis reciclados que, de outra forma, poderiam ir para aterros sanitários ou incineração.

A ABB traz a sua experiência de domínio da indústria de celulose e papel, por exemplo, com tecnologia específica para controlar o secador de celulose - um equipamento que anteriormente era usado para secar celulose de madeira bruta para papel e embalagem - e conhecimento de controlo de qualidade específico para o processo. O cliente solicitou a medição de peso e humidade com base em testes numa máquina piloto.

Entre a tecnologia da ABB que será instalada na nova fábrica está o sistema de controlo de processo líder de mercado ABB Ability ™ System 800xA que fornecerá aos operadores ampla visibilidade e controlo preciso a partir de um centro de comando central para garantir que a produção seja o mais eficiente possível em termos de recursos, com menor consumo de material e desperdício. Além disso, o sistema de controlo e acionamento PMC800 da ABB irá reduzir o custo de propriedade ao longo do ciclo de vida e melhorar a eficiência energética durante a produção. A ABB também fornecerá drives ACS880 (VSDs) e motores de eficiência super premium IE4, um nível de eficiência acima do padrão IE3 exigido pelos regulamentos de Ecodesign da UE. Combinar motores de alta eficiência com VSDs pode reduzir o consumo de energia em aplicações de papel e celulose com fluxo controlado em 30 por cento ou mais.

A ABB está comprometida em ajudar os seus clientes a reduzir as emissões e preservar recursos. O ano passado, a ABB lançou a sua Estratégia de Sustentabilidade 2030, que foca as áreas onde a empresa pode causar o maior impacto - reduzindo as emissões de carbono, preservando recursos e promovendo o progresso social.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 105.000 funcionários em mais de 100 países.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp