Global site

O site da ABB utiliza cookies. Ao permanecer nesta página, você concordo com a utilização de cookies. Saiba mais

50 anos inovando com o PLC

A ABB tem muito orgulho de dizer que estamos no negócio de PLC desde seu início. Como nosso aniversário de 50 anos está chegando, gostaríamos de lhe dar uma visão geral dos marcos que este último meio século trouxe. Estamos ansiosos pelos próximos 50 anos, que certamente serão igualmente inovadores!

Compartilhe esta página

1971

Pouco depois do nascimento dos primeiros controladores lógicos na década de 1960, a ABB lançou o Sigmatronic b, seu primeiro controlador ligado fisicamente.


1975

Logo em seguida, com o Sigmatronic e, os controladores passaram a ser programáveis com uma linguagem de programação semelhante à “Lista de Instruções” usada até hoje.

1978

A ABB lançou o Axumerik, um dos primeiros controladores numéricos de um eixo por computador (CNCs) do mercado. Ele foi desenvolvido principalmente para ser usado em conjunto com os servomotores do nosso grupo naquela época.


1981

A revolucionária família de produtos Procontic chega ao mercado.
O Procontic b foi o primeiro PLC no mercado a oferecer I/Os descentralizadas com o fieldbus I/O de última geração chamado de ZB10.


1982

O Procontic T300 ofereceu as linguagens de programação de alto nível Pascal, Fortran e C. Graças à modularidade do sistema, vários avanços personalizados de módulos de funções especiais foram realizados em conjunto com fabricantes externos de máquinas .

1989

O Procontic T200 foi usado principalmente no segmento de infraestrutura, onde foi amplamente implementado em conjunto com um modem como coletor de dados.

1994

Apenas quatro anos depois, a plataforma CS31 também foi a base para um avanço revolucionário: o primeiro PLC de segurança de máquina que ofereceu um barramento de segurança descentralizado usando um fieldbus físico para I/Os de segurança e não-seguras.

Ao mesmo tempo, um processo de rebranding e atualização ocorreu e o CS31 tornou-se o Advant Controller AC31.

1990

No início da década de 1990, a ABB lançou o último produto pertencente à família Procontic: o CS31.

2005

Mesmo para nós, o novo milênio marcou um novo começo: nasceu a família PLC AC500, uma plataforma de PLC totalmente nova para levar os PLCs da ABB a uma nova era.

For the first time in the ABB PLC history and probably also on the market, one unified PLC platform was launched which used one software for programming and offered possibilities to seamlessly share I/Os across one single product family.

Pela primeira vez na história do PLC da ABB e provavelmente também no mercado, foi lançada uma plataforma PLC unificada que usava um software para programação e oferecia possibilidades de compartilhar perfeitamente I/Os em uma única família de produtos.

2009

Lançamos nossa linha de produtos para aplicações básicas, AC500-eCo, como uma resposta às demandas do mercado. Ao mesmo tempo, a versão 2 do AC500 foi lançada.

2011

Para uso em condições eXtremas, foi lançada a linha de produtos AC500-XC. Dessa forma, nossos PLCs também podem ter um bom desempenho em temperaturas extremamente altas ou baixas, ambientes com névoa salina ou sob fortes vibrações.

2013

Pouco depois, também transferimos nossos produtos de segurança para nossa nova família e começamos a vender o PLC AC500-S Safety.

2016

Ao lançar o AC500 V3, integramos a nova linguagem de programação em nossos produtos e trilhamos o caminho para um mundo interconectado, incluindo protocolos de última geração, como OPC UA, MQTT e KNX.

2021

A ABB apresenta o AC500-eCo V3 e, portanto, cria uma linha de produtos de nível básico com base nos princípios de modularidade, escalabilidade e conectividade.

Buscando mais informações?

  • Contacte-nos

    Submeta o seu inquérito e nós contatá-lo-emos

    Contacte-nos