Global site

O site da ABB utiliza cookies. Ao permanecer nesta página, você concordo com a utilização de cookies. Saiba mais

PLC AC500 ajudando no combate à Covid-19

Como a ABB aumenta a produção de máscaras cirúrgicas

Compartilhe esta página

O súbito surto da pandemia da Covid-19 fez com que muitas empresas mudassem sua produção para equipamentos de proteção individual (EPI) para suprir a demanda de equipes médicas e de civis. Foi exatamente isso que fez a Sarem, um fabricante de extrusoras de tubo plásticos, com o apoio da ABB e do Halici, integrador parceiro nesse projeto.

Extrusoras de tubos Sarem Makina

A Sarem é uma das maiores fabricantes de extrusoras de tubo plásticos da Turquia. Com sede em Istambul conta com cerca de 80 colaboradores, a empresa concentra-se em máquinas para PP, PE, PVC, PPR-C, Ondulado, Irrigação por gotejamento, PEX-A e Tubos de multicamada e Moldes de Injeção para conexões. Ao longo dos anos, a Sarem instalou, em 40 países, mais de 300 extrusoras de tubos para todos os tipos de aplicações industriais, comerciais e residenciais.

A Sarem usa um número crescente de componentes ABB, como PLCs, HMIs, motores e produtos de baixa tensão. A empresa decidiu usar os produtos ABB porque eles oferecem controle superior e são verdadeiros diferenciais no competitivo mercado de tubos. Como todos estão focando em custos baixos, baixo consumo de energia, requisitos de manutenção baixos e produção rápida, ter um controle muito preciso do maquinário e do processo é um fator essencial para o sucesso. A ABB torna isso possível.

Dados principais

Indústria Extrusora de tubos plásticos
Cliente Sarem Makina
País Turquia
Soluções

AC500 PLC
Módulos S500 I/O
Módulos S500-eCo I/O
Painel de controle CP600-eCo
Drives ABB         

Ano
 2020

São produzidas até 80 máscaras cirúrgicas por minuto

A pandemia da Covid-19 se espalhou tão repentina e amplamente no início de 2020 que a produção global de equipamentos de proteção individual não conseguiu acompanhar o aumento da demanda. A Sarem Makina usou sua ampla experiência na produção de extrusoras de tubos de alta precisão e alta velocidade para criar uma linha de produção de máscaras cirúrgicas.

Essa linha de produção trabalha com três rolos de TNT. A máquina alinha o TNT em três camadas. Os fios do nariz e aqueles que prendem a máscara às orelhas são cortados, inseridos e soldados automaticamente por soldagem ultrassônica. Elas também são contadas e colocadas em pallets. A linha de produção é capaz de produzir de 70 a 80 máscaras por minuto.

Palavras do cliente:
“Decidimos desde o início que usaríamos apenas componentes da mais alta qualidade das melhores empresas para evitar falhas ou problemas. E um desses fornecedores era a ABB.”

A modularidade do sistema de PLC AC500 e a possibilidade de configuração flexível do sistema representam um ajuste perfeito para a linha de produção

Como a Sarem já estava trabalhando com componentes da ABB nas extrusoras de tubos, a empresa sabia que a modularidade do sistema de PLC AC500 e a configuração flexível do mesmo seriam perfeitos para essa linha de produção de máscaras. Como o maquinário precisava ser disponibilizado o mais rapidamente possível por causa da crise, era essencial ter estoques elevados. Além disso, confiabilidade do produto e baixo tempo de inatividade eram muito importantes, pois a produção precisava operar em velocidades e capacidade máximas.

Além de vários drives ABB, servo drives e elementos de controle de movimento, a Sarem instalou um PLC ABB da série de produtos AC500. O coração desse sistema era a CPU PM573, junto a vários módulos de entrada e saída da mesma família de produtos (FM562, DI524, DO524, DI561, AO561, AI523, DC551-CS31).

O PLC e, portanto, todos os fatores de entrada podem ser controlados por meio de um painel de controle de fácil utilização (CP607 da série CP600-eCo). Toda a configuração foi estabelecida, configurada e comissionada pelo integrador Halici Group, parceiro da ABB com sede na Turquia.