A usina açucareira Santa Matilde segue em frente com inversores de frequência

Os inversores de frequência e motores da ABB permitiram que uma usina de moagem  de cana-de-açúcar realizasse uma transação bem-sucedida do vapor à potência elétrica, resultando em um tempo de retorno de investimento de aproximadamente um ano.

A fábrica de processamento de cana-de-açúcar Santa Matilde em Honduras desfruta do doce sabor do sucesso graças aos mecanismos de acionamento de velocidade variável (VSD) da ABB. Na verdade, a usina agora é tão eficiente em termos de energia que vende o excesso de eletricidade à rede local, gerando milhões de dólares adicionais (USD) de receita a cada ano.

A razão para esta melhoria impressionante é que, anteriormente, os equipamentos de moagem de cana-de-açúcar da usina eram movidos  pelo vapor produzido a partir da queima de bagaço -  produto de resíduos fibrosos que permanece após a transformação da cana-de-açúcar.

Mas agora o vapor é usado para impulsionar turbinas que geram eletricidade. Além disso, essa eletricidade alimenta os novos inversores de frequencia de media tensao ACS1000 e motores de indução da ABB, proporcionando eficiência de energia excepcional como controle de precisão dos equipamentos   da planta.

O cliente está satisfeito com os resultados. O engenheiro Jorge Arriaga, da usina Santa Matilde, disse o seguinte:

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos inversores ACS1000 da ABB. A eficiência energética global da planta Santa Matilde aumentou tremendamente. Atualmente, não somos apenas energeticamente autossuficientes, também aumentamos as receitas anuais em aproximadamente um milhão de dólares com a venda de energia excedente para a rede. Além disso, o processo é muito mais fluido do que antes”.


Moagem de cana-de-açúcar desde 1938


A usina Santa Matilde pertence à Compania Azucarera Hondureña S.A., fundada em 1938 e uma das maiores empresas açucareiras de Honduras, América Central.

 

Compartilhe esta página

Compania Azucarera Hondureña S.A.

A usina Santa Matilde pertence à Compania Azucarera Hondureña S.A., fundada em 1938 e uma das maiores empresas açucareiras de Honduras, América Central.

A fábrica opera 155 dias ao ano durante o período de colheita de cana-de-açúcar de novembro a maio e pode processar 10.200 toneladas de cana por dia. Seu objetivo é aumentar sua capacidade para 12 mil toneladas por dia.

Tradicionalmente, as usinas de cana-de-açúcar queimam o bagaço para produzir o vapor usado tanto para gerar eletricidade quanto para operar as turbinas a vapor que impulsionam os moinhos de moagem  de cana.

Este círculo virtuoso de energia significa que, em condições normais de funcionamento, é produzida eletricidade suficiente localmente para satisfazer o fornecimento total de energia da usina com, às vezes, o suficiente para exportar para a rede.

O custo da eletricidade em Honduras é relativamente alto porque é produzida principalmente com combustíveis derivados do petróleo. Portanto, tornou-se uma proposta financeira muito atraente para a planta Santa Matilde e, assim, aproveitar ao máximo a energia produzida para criar um superávit maior disponível para venda à rede local.


A troca de vapor por potência elétrica: retorno em apenas um ano


No passado, a planta de açúcar Santa Matilde precisava de cinco turbinas a vapor de 750 kW para impulsionar o moinho de cana-de-açúcar, resultando em uma demanda total de energia de 3750 kW. Cada turbina precisava de 35 libras de vapor para produzir 1 quilowatts (kW) de potência, por este motivo eram necessárias aproximadamente 131 mil libras de vapor para impulsionar todo o moinho de cana.

Em contrapartida, as turbinas com caldeiras de alta pressão, dedicadas à geração de energia, precisam apenas de 12,7 libras de vapor para produzir um quilowatt. Claramente, obteve-se uma grande vantagem de eficiência através da transição do processo de produção para operar com eletricidade.

Portanto, as turbinas a vapor que impulsionavam o moinho de cana foram substituídas por motores de indução e mecanismos de acionamento de velocidade variável de média tensão (MV) ACS1000 de ABB. Permitindo, assim, que o vapor seja usado exclusivamente para gerar eletricidade, resultando em uma geração de energia adicional de 10.300 kW/h, usada para impulsionar os mecanismos de acionamento.

Além disso, um excesso de energia de aproximadamente 6550 kW pode ser vendido para a rede. Isso gera cerca de um milhão de dólares (norte-americanos) por ano de receita adicional para a Compania Azucarera Hondureña S.A., resultando em um tempo de retorno do investimento de mecanismos de acionamento de MV de aproximadamente um ano.



Fatos

 Cliente

Compania Azucarera Hondureña S.A.

Locação Honduras, América Central
Indústria Alimentos e Bebidas
Entregas de Produtos Cinco turbinas de vapor, que impulsionavam o moinho de cana, foram substituídas por motores de indução e  inversores de frequencia e media tensao ACS1000
Chave para o sucesso Aumento de receita de um milhão de USD/ano
Retorno no período de investimento: um ano
Custos de manutenção reduzidos
Maior tempo de atividade
Proteção de sobrecarga
Controle de velocidade otimizado
Maior vida útil do equipamento
Ruído reduzido

Menos manutenção e melhor confiabilidade

A mudança para eletricidade também forneceu uma série de benefícios operacionais. Por exemplo, o aumento gradual proporcionado pelos  inversores de frequencia de media tensao protege o equipamento mecânico, o que prolonga sua vida útil e reduz os custos de manutenção.

O ruído dos equipamentos eletricos é quase imperceptível em comparação com o das turbinas a vapor, e os inversores  requerem apenas uma fração da manutenção exigida pelas turbinas a vapor de manutenção intensiva. Isso se traduz em aumento do tempo de atividade e maior redução dos custos de manutenção.

Os ACS1000 também incorporam uma função de backup de transição que permite que a operação da planta resista a alterações de curto prazo da alimentação. Além disso, após um fechamento, o moinho de cana pode novamente funcionar completamente muito mais rápido do que quando foi conduzido a vapor.

 

Controle de velocidade otimizado e proteção de sobrecarga

O ACS1000 controla a velocidade do moinho com base na quantidade de cana que é esmagada. Além disso, o torque pode ser ajustado para manter uma velocidade ótima.

Os inversores também protegem o moinho contra sobrecarga usando sua capacidade incorporada para monitorar o torque do eixo. Em caso de sobrecarga, isso permite que o moinho retroceda para eliminar o excesso de cana e retome o funcionamento normal com perda mínima de produção.

 

 

Find out more

  • Entre em contato

    Envie sua solicitação e nós entraremos em contato com você

    Fale conosco
Select region / language