Tecnologia da ABB opera sistema de refrigeração na maior padaria da Suíça

Coop, uma rede de 150 anos, reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 10.000 toneladas ao ano no novo centro logístico para a maior padaria da Suíça. A ABB e a Johnson Controls contribuem para esse sucesso ao fornecer motores de eficiência energética e inversores de frequência (VSDs) para o sistema de refrigeração ultra-moderno.

Com suas fortes raízes na Suíça, o Grupo Coop cresceu ao longo de 150 anos a partir de uma pequena cooperativa de consumidores até se tornar uma empresa internacional de varejo e atacado, empregando 85.000 pessoas. Com 240.000 metros quadrados (m2) de espaço total, o novo centro logístico do Coop em Schafisheim, no Cantão de Aargau, é um dos maiores edifícios na Suíça. Ele aloja a maior patisserie e padaria da Suíça, um centro de distribuição nacional para produtos congelados e um centro de distribuição regional para produtos alimentícios frescos e mercadorias domésticas.

O Coop possui a meta de ser tornar mais ecológico, eficiente e mais rápido como grande distribuidor e fabricante de alimentos, bebidas e mercadorias domésticas como produtos de higiene e de limpeza. A finalização deste pioneiro centro logístico está estabelecendo novos benchmarks para a gestão logística e a sustentabilidade. LogpLogo, o Coop reduziu suas emissões de CO2 em mais de 10.000 toneladas por ano - uma economia anual equivalente a menos 2.000 carros médios na rodovia e uma grande contribuição para a visão geral sobre o CO2 do Coop para a operação neutra de CO2 de todas as suas divisões até 2023.

Tecnologia de ponta contribui para a sustentabilidade

Uma padaria de grande escala do Coop é uma das instalações mais modernas na Europa. São 600 colaboradores que produzem cerca de 60.000 toneladas de produtos panificados ao ano. Eles também produzem massa que são congeladas diretamente para distribuição dos supermercados Coop por toda a Suíça, prontas para serem assadas frescas na loja.

A refrigeração desempenha um papel importante no processo de produção. Há quatro sistemas de refrigeração fornecendo potência de resfriamento total de 8 megawatts (MW) - o equivalente a quase 40.000 geladeiras domésticas. Os sistemas de refrigeração dão apoio à visão sobre o CO2 do Coop, visto que eles oferecem um alto nível de eficiência energética ao usar amônia como refrigerante natural. Os sistemas de refrigeração foram projetados e instalados pela Johnson Controls e feitos sob medida para requisitos e necessidades específicas do Coop.

Motores e drives de classe de alta eficiência

A tecnologia da ABB está muito bem integrada nas operações do centro. Os compressores nos circuitos refrigerantes são acionados pelos motores e inversores ABB. Os motores têm a faixa de classe de eficiência máxima, IE4, com até 97% de eficiência ao operar em carga total. Os inversores permitem mais economias de eletricidade ao controlarem precisamente a velocidade dos  motores, em conformidade com a saída de refrigeração necessária.

Desde seu comissionamento em 2016, os sistemas de refrigeração têm sido operados como um relógio. Beat Schuppisser, Branch Site Manager responsável por Refrigeração Industrial na Johnson Controles e Gerente Geral de Projetos para sistemas de refrigeração, está satisfeito com o projeto: “Nós instalamos um sistema muito moderno com a máxima eficiência energética possível. Combinar um motor IE4 e um VSD inversor de frequência é a melhor solução em termos de eficiência energética disponível hoje.”

Schuppisser disse que era importante para a Johnson Controls comprar motores e inversores de um único fornecedor. Esse era o único jeito de ter certeza de que o processo de fornecimento e pagamento parcelado fosse coordenado da forma mais eficiente possível.

“O time da ABB nos forneceu orientações excelentes e deram apoio de perto no projeto. Por exemplo, eles fizeram uma inspeção completa do setup antes do comissionamento. Esse é um requisito importante para garantir que tudo funcionaria perfeitamente", explicou Schuppisser.

“Foi um prazer trabalhar junto com o Coop e a Johnson Controls para ajudar a estabelecer um novo benchmark de sustentabilidade,” disse Brith Isaksson, Global Food and Beverage Segment Manager, ABB Motion. “Nossos motores e inversores permitem um nível extra de controle para garantir que os compressores em circuitos refrigerantes estejam somente sendo usados quando eles precisam ser e no nível necessário. Nós estamos confiantes de que isso é apenas o início das economias que veremos pelo Coop.”

ABB contribui para a eficiência do centro

Além dos motores e inversores, os robôs da ABB também estão sendo utilizados no novo complexo logístico. No centro de mercadorias vazias devolvidas, milhares de caixas de transporte vazias são recebidas em Schafisheim vindas de cerca de 400 filiais do Coop. 15 robôs ABB descarregam as caixas de containers transportadores, realizando a organização e empilhamento. Um robô industrial FlexPicker IRB 360 também foi instalado na padaria para manusear alguns dos processos da massa.

A matriz fotovoltaica no telhado do complexo produz cerca de 250.000 kilowatt-hora (kWh) de eletricidade ao ano por uso pelo centro - o suficiente para carregar um veículo elétrico em uma viagem de mais de um milhão de quilômetros. Sete inversores solares ABB convertem a corrente contínua (CC) produzida pelos painéis solares em corrente alternada (CA) necessária para retroalimentar a rede de energia do centro logístico.

Compartilhe esta página

Fatos

Cliente

Coop Group

Local Schafisheim, Suíça
Indústria Alimentos & Bebidas, padarias
Escopo ABB 18 motores IE4 (132-355 KW)
18 inversores de frequência ACS880
15 robôs IRB 6700
IRB 360 Flexpicker
7 inversores solares tipo Pro-33.0
A chave para o sucesso Eficiência energética
Organizar a cadeia de fornecimento
Excelentes orientação e suporte
Emissões reduzidas de CO2

Saiba mais

  • Entre em contato

    Envie sua solicitação e nós entraremos em contato com você

    Fale conosco
Select region / language