A ABB elimina o tempo de inatividade de centrífugas na Mehran Sugar Mills em tempo recorde

Tempo é definitivamente dinheiro no negócio de processamento de cana-de-açúcar. O CLP de um concorrente estava causando paradas nao previstas numa centrífuga , causando um grande problema para uma das principais usinas de açúcar do Paquistão. A ABB trouxe uma solucao com uma substituição rápida - e desde que o novo CLP foi instalado em 2015, nenhuma hora de produção foi perdida.

Compartilhe esta página

A Mehran Sugar Mills, localizada a cerca de 250 quilômetros de Karachi, no sul do Paquistão, é uma das mais antigas e importantes usinas de açúcar do país. Todos os anos, a instalação processa mais de 1,5 milhão de toneladas de cana para produzir a conhecida marca Chashnik de açúcar granulado. No entanto, há alguns anos, começou a sofrer um problema com o tempo de inatividade do processo que estava causando perdas de produção de cerca de US $ 4.000 por hora. O problema estava num Controlador Lógico Programável, CLP, que controla a operação de uma das seis centrífugas de açúcar da instalação.

A centrifugação é um estágio chave no processo de refino no qual o xarope resultante das fases de esmagamento, evaporação e cristalização é girado em velocidades de até cerca de 1.000 rpm.

Isso força o líquido a deixar para trás cristais de açúcar. O tempo de inatividade significativo causado pelo CLP defeituoso foi uma grande preocupação, já que a safra de cana-de-açúcar dura apenas cinco meses do ano, de novembro a março.

"A temporada de açúcar no Paquistão é curta, então as usinas de açúcar exigem os mais altos níveis de disponibilidade e confiabilidade", explica Muhammad Kazim, líder do projeto ABB para o projeto de reforma de CLP da Mehran Sugar Mills. "As empresas de processamento de açúcar podem operar apenas por cerca de 130 dias por ano, por isso não podem tolerar uma única hora de paralisação durante a época de colheita".

Mehran Sugar Mills

A Mehran Sugar Mills, localizada a cerca de 250 quilômetros de Karachi, no sul do Paquistão, é uma das mais antigas e mais importantes usinas de açúcar do país.

Como a equipe de suporte local dos fabricantes de CLP não conseguiu solucionar o produto, a Mehran Sugar Mills decidiu que era hora de pedir ajuda à ABB.

O motivo da decisão foi que eles faziam negócios com a ABB desde 2008 e já possuíam uma grande base instalada de motores e acionamentos da ABB em diferentes aplicações.

E mais recentemente, em 2013, a ABB instalou um CLP para atualizar a lógica de controle em outra centrífuga de açúcar que estava operando sem perder o ritmo.


ABB substitui equipamento em tempo recorde


Um dos principais requisitos da Mehran Sugar Mills era que a entrega fosse rápida e que a implementação do novo PLC restaurasse sua máquina em tempo recorde. Os engenheiros da ABB assinaram uma solução compatível com ABB para o antigo sistema CLP, com base no CLP AC500, usando os instrumentos e gabinete existentes.

Uma Interface Homem-Máquina foi fornecida para o controle do operador. Um grande desafio era que o programa de CLP existente estava bloqueado. Portanto, a ABB desenvolveu um novo programa completo para a centrífuga de açúcar para atender às necessidades operacionais específicas da instalação, além de torná-lo o mais fácil de usar possível para os operadores da máquina. 

A ABB implementou o projeto de substituição do CLP em apenas dois meses. Todas as centrífugas de açúcar agora estão funcionando perfeitamente, sem uma única hora de inatividade registrada.

Muhammad Anwar Khanzada, Gerente Geral Adjunto Elétrico da Mehran Sugar Mills, está satisfeito com o trabalho da ABB: 

“A AC500 PLC / IHM da ABB tem funcionado bem em nossa centrífuga de refino nos últimos dois anos, sem nenhum problema”.


O ar pegajoso não é problema para os CLPs da ABB

Uma razão para o sucesso dos CLPs da ABB é que eles são muito robustos. Isso inclui a capacidade de operar no ambiente hostil sem problemas causados pela atmosfera carregada de açúcar úmido.

Em alguns casos, é possível que o pó de açúcar penetre no compartimento do equipamento e, em seguida, forme depósitos nos componentes eletrônicos internos que causam curtos-circuitos. A ABB evitou essa possibilidade pelo uso de um revestimento especial que protege os componentes eletrônicos.

As usinas de açúcar de Mehran estão usando o motor de indução Verical 315 kW 400V da ABB para operar a máquina centrífuga de refino.

Fatos

Cliente

Mehran Sugar Mills

Local 250 km de Karachi, Paquiistão
Indústria Alimentos e Bebidas
Entregas ABB AC500 PM573-ETH sistema base com CP430-ETH HMI para o controle do operador da centrífuga de açúcar
Chave de sucesso Cumprimento da troca do produto em tempo recorde, tempo de inatividade reduzido, conhecimento técnico, excelente conhecimento de aplicação
Resultados Mehran Sugar Mills é capaz de atingir sua meta anual sem perder uma única hora de produção
Farzand Ali, gerente geral assistente do departamento de Instrumentação da Mehran Sugar Mills, ficou satisfeito com a cooperação com a ABB no projeto:

“A ABB nos apoiou em tempos difíceis, quando estávamos com tempo de inatividade não planejado devido ao mau funcionamento do CLP na máquina de refino. Estamos muito satisfeitos com o desempenho do sistema CLP baseado em AC500. Consideramos esta máquina de refino como a mais confiável e robusta entre nossa refina frota centrífuga.”


Outro fator de sucesso é o quão bem o CLP se comunica com a IHM através da conexão Ethernet.

Preparando a planta para vender energia para a rede nacional 

Todos os anos, a instalação esmaga mais de 1,5 milhão de toneladas de cana para produzir a conhecida marca Chashnik de açúcar granulado.

A Mehran Sugar Mills também acaba de iniciar seu projeto de eletrificação da quarta usina com a ABB. Seu objetivo é gerar eletricidade e vender energia excedente para a rede nacional. Anteriormente, todo o maquinário moagem de cana na fábrica era movido a vapor produzido pela queima do bagaço, que é o resíduo fibroso deixado após o processamento da cana-de-açúcar. 

Agora, com a eletrificação, esse vapor é usado para girar turbinas que geram eletricidade que pode alimentar a usina, com qualquer excedente disponível vendido para a rede nacional. ABB está fornecendo uma solução completa de eletrificação para a Mehran Sugar Mills. 

A ABB está fornecendo uma solução completa de eletrificação para a Mehran Sugar Mills. O projeto mais recente inclui motores HXR tipo IEC com 850 KW, inversores de frequencia com baixos harmônicos ACS880-37, vários motores de processo, painéis elétricos e um Unitrol 1000 AVR (regulador automático de tensão) para o amplificador de 3000 kilovolts (kVA) ) turbina a vapor.

Quando todas as 10 usinas forem eletrificadas, a Mehran Sugar Mills produzirá um excedente de 2 megawatts (MW) de eletricidade durante a safra de cana-de-açúcar. Este será vendido para a rede nacional para trazer uma renda adicional de cerca de US $ 4.000 por dia.

Aziz Ahmed, supervisor sênior de refino de máquinas centrífugas em usinas de açúcar de Mehran, é uma operadora satisfeita do sistema de controle AC500 da ABB.

Find out more

  • Entre em contato

    Envie sua solicitação e nós entraremos em contato com você

    Fale conosco
Select region / language