Como a equipe de suporte local dos fabricantes de CLP não conseguiu solucionar o produto, a Mehran Sugar Mills decidiu que era hora de pedir ajuda à ABB.
O motivo da decisão foi que eles faziam negócios com a ABB desde 2008 e já possuíam uma grande base instalada de motores e acionamentos da ABB em diferentes aplicações.
E mais recentemente, em 2013, a ABB instalou um CLP para atualizar a lógica de controle em outra centrífuga de açúcar que estava operando sem perder o ritmo.
ABB substitui equipamento em tempo recorde
Um dos principais requisitos da Mehran Sugar Mills era que a entrega fosse rápida e que a implementação do novo PLC restaurasse sua máquina em tempo recorde. Os engenheiros da ABB assinaram uma solução compatível com ABB para o antigo sistema CLP, com base no CLP AC500, usando os instrumentos e gabinete existentes.
Uma Interface Homem-Máquina foi fornecida para o controle do operador. Um grande desafio era que o programa de CLP existente estava bloqueado. Portanto, a ABB desenvolveu um novo programa completo para a centrífuga de açúcar para atender às necessidades operacionais específicas da instalação, além de torná-lo o mais fácil de usar possível para os operadores da máquina.
A ABB implementou o projeto de substituição do CLP em apenas dois meses. Todas as centrífugas de açúcar agora estão funcionando perfeitamente, sem uma única hora de inatividade registrada.
Muhammad Anwar Khanzada, Gerente Geral Adjunto Elétrico da Mehran Sugar Mills, está satisfeito com o trabalho da ABB:
O ar pegajoso não é problema para os CLPs da ABB
Uma razão para o sucesso dos CLPs da ABB é que eles são muito robustos. Isso inclui a capacidade de operar no ambiente hostil sem problemas causados pela atmosfera carregada de açúcar úmido.
Em alguns casos, é possível que o pó de açúcar penetre no compartimento do equipamento e, em seguida, forme depósitos nos componentes eletrônicos internos que causam curtos-circuitos. A ABB evitou essa possibilidade pelo uso de um revestimento especial que protege os componentes eletrônicos.