ABB lança GoFa™,  cobot de maior carga útil para tarefas colaborativas de até 5kg

ABB lança GoFa™, cobot de maior carga útil para tarefas colaborativas de até 5kg

O robô colaborativo GoFa™ CRB 15000, fácil de usar, possui sensores inteli-gentes em cada eixo para apoiar a colaboração próxima entre humanos e robôs, permitindo alcance e velocidade de primeira classe para cargas de até 5kg

A ABB está expandindo seu portfólio de robôs colaborativos com a introdução do novo GoFa de 6 eixos™ CRB (Collaborative RoBot) 15000, para suportar a crescente demanda por um robô colaborativo capaz de lidar com cargas mais pesadas para aumentar a produtividade e a flexibilidade.

Projetado para trabalhar diretamente e continuamente com segurança ao lado de humanos e por ser muito fácil de instalar e usar, o GoFa ajudará as empresas a automatizar processos que envolvem cargas mais pesadas e alcances mais longos para auxiliar os trabalhadores que têm tarefas repetitivas e ergonomicamente desafiadoras.

Com um alcance de primeira classe de 950mm, e com velocidade de até 2.2 metros por segundo, o GoFa oferece uma solução eficaz para uma variedade de aplicações,  incluindo manuseio de material, alimentação de máquinas, montagem de componentes, embalagem e inspeção*, bem como automação de laboratório.

O GoFa incorpora uma gama de recursos que permitem que ele seja usado diretamente ao lado de humanos sem o espaço e sem os gastos associados a barreiras físicas ou fechamentos. Permitir que um robô e um humano compartilhem continuamente o mesmo espaço de trabalho e  cooperem nas mesmas tarefas,  sem comprometer a velocidade e a segurança,  permite a máxima flexibilidade e eficiência.

O GoFa possui sensores inteligentes de torque e posição em cada um de seus seis eixos para oferecer desempenho superior de energia e força limitadas. Essas articulações eliminam o risco de lesões aos trabalhadores humanos, detectando qualquer contato inesperado entre o braço do cobot e um humano, levando o braço do robô a uma parada completa em milissegundos.

GoFa e SWIFTi™, a nova versão colaborativa do robô industrial IRB 1100 da ABB,  estarão disponíveis a partir de 24 de fevereiro de 2021, e juntos são a próxima geração de cobots da ABB, unindo-se ao YuMi® e YuMi Single Arm® (de braço único) para criar um portfólio de cobots líder do setor para aplicações que variam de  menos  de  0,5kg  a  5kg.

"Nosso novo cobot GoFa baseia-se no sucesso da família YuMi da ABB, que vem ajudando as empresas a automatizar tarefas-chave com segurança desde o lançamento do YuMi em 2015. Com sua maior capacidade de carga, alcance e velocidade de primeira classe, o GoFa é um marco de mudança para a robótica colaborativa. Ele expandirá significativamente o potencial para  cobots globalmente, apoiando com segurança e precisão uma série de novas tarefas e aplicações", disse  Andie Zhang, Gerente Global de Produtos de Robótica Colaborativa da ABB Robotics.

Com a pronúncia 'go-fa', o GoFa foi projetado para impulsionar o negócio a ‘ir mais longe e fazer mais' com a ajuda da robótica. Com uma carga útil 4,5 kg maior que a YuMi, o GoFa abre oportunidades tanto para usuários novos quanto para os estabelecidos, desde PME's (pequenas e médias empresas) até companhias maiores, permitindo automação fácil sem a necessidade de habilidades profundas de programação  ou treinamento prévio.

Os usuários podem facilmente  programar o GoFa através   da programação conduzida e do novo software de programação fácil da ABB, Wizard Easy Programing. Com base em blocos gráficos simples, o software  facilita a automação de suas aplicações para pessoas não especializadas. Os blocos representam ações como "mover-se para a posição", "pegar um objeto" e "repetir tarefa", tornando fácil e intuitivo construir uma série de processos simples para o robô executar.

"Com suas ferramentas digitais de uso fácil, recursos integrados de segurança e cargas mais altas, nossos novos cobots representam o futuro da colaboração entre humanos e robôs. Essa próxima geração permitirá que ainda mais empresas automatizem processos repetitivos, comuns e perigosos, para aumentar a produtividade e a flexibilidade, deixando os funcionários livres para fazer mais atividades de valor agregado", acrescentou Andie Zhang.

Cada instalação de cobot inclui um pacote inicial que fornece acesso ao ABB Ability™, para monitoramento de condição & diagnóstico, bem como uma linha direta de suporte gratuito durante os primeiros  seis meses para que os clientes tenham acesso ao suporte técnico especializado da ABB, que será oferecido a todos os segmentos industriais. 

Principais características

  • Carga útil de 5kg e alcance de 950mm
  • Max Tool Center Point (TCP) com velocidade de 2,2 metros por segundo (a exata velocidade de colaboração segura pode ser menor, pois dependerá da aplicação específica, ferramenta, carga útil, etc. Os usuários podem consultar o aplicativo SafeMove Configurator para obter uma recomendação. Os usuários devem sempre realizar uma avaliação de risco de sua aplicação).
  • Compacto, manipulador leve e capacidade de montar em qualquer direção (parede, piso, etc.).
  • Agilidade de 6 eixos
  • Flange padrão no eixo 6
  • Identificação de cobot e esquema de cores branco/cinza
  • Projeto integrado com sensores de torque e posicionamento em cada um dos seis eixos do GoFa  para limitação de potência e força superior para oferecer contato seguro com humanos
  • Luz de status interativo para comunicar o status do cobot – branco (espera)/ verde  (em operação)  / amarelo  (em programação) / red (parada)
  • Aplicativo de configuração do SafeMove no ABB FlexPendant.
  • Alimentado pelo controlador Omnicore ™ com as melhores funções de controle de movimento
  • Funções certificadas PL d de segurança incorporadas. Certificado de segurança PL d Cat 3
  • Proteção IP54 Facilidade de uso: calibração e configuração rápidas.
  • Facilidade de uso: Wizard Easy Programming (Software de Programação Rápida).
  • Facilidade de uso: Programação de condução 'levando'  o robô em qualquer ponto.
  • Facilidade de uso: ASI (Arm-Side Interface) no eixo 6.

1.  Design e Engenharia

Um dos elementos-chave na implementação bem-sucedida de robôs colaborativos é seu design acessível,  elegante, compacto e leve que permite que eles sejam facilmente movidos entre os locais para que possam ser usados quando e onde necessário, para apoiar mudanças de processo de curto prazo, ou para automatizar uma tarefa enquanto um funcionário está doente ou em férias.

Pesando 27kg gerenciáveis, com um espaço utilizado de apenas 165mm2  e capaz de ser montado em qualquer direção, o GoFa, como YuMi e Single Arm YuMi, dá aos usuários a vantagem de um cobot fino, compacto e portátil que oferece a flexibilidade para levar a automação para onde é necessário.

Outra característica importante é o alcance da GoFa que, a 950mm, supera outros cobots de 5kg em cerca de 12%. Com um alcance 70% maior do que o robô YuMi de braço único da ABB,  o GoFa permite que cargas sejam pegas e movimentadas em distâncias maiores,  tornando-se  uma solução eficaz para uma variedade de aplicações, desde a alimentação de máquinas e manuseio de materiais até a embalagem e acondicionamento.  Com a capacidade de pegar, mover e colocar objetos com precisão em distâncias maiores do que outros robôs em sua categoria, o GoFa pode ajudar a reduzir o número de cobots que podem ser necessários em um único espaço.

"O design da GoFa é focado em minimizar seu espaço utilizado e peso, enquanto maximiza a velocidade e o alcance, para fornecer os mais altos níveis de flexibilidade. Nosso objetivo é  agregar valor além do que pode ser alcançado com outras soluções colaborativas disponíveis no mercado na  mesma faixa de carga útil", disse Andie Zhang. "A portabilidade e facilidade de uso da GoFa significam que os clientes poderão operar seu cobot poucos minutos depois da instalação, permitindo que até mesmo os usuários iniciantes se sintam confortáveis em configurá-lo e operá-lo, ao mesmo tempo em que oferecem um grau de colaboração sem precedentes para aumentar a produtividade e eficiência e, por fim, sua competitividade."

O GoFA foi projetado para trabalhar com a família de controladores OmniCore da ABB. Oferecendo altos níveis de flexibilidade, conectividade e desempenho, o OmniCore apresenta uma redução de 50% no espaço utilizado em comparação aos controladores anteriores, juntamente com movimentação de primeira linha e precisão do trajeto. O OmniCore pode ser facilmente integrado com as mais recentes tecnologias de produção digital, incluindo uma grande variedade de fieldbuses (termo que descreve tecnologias de comunicação industrial), sistemas de visão avançada e controle de força.

O design exterior da GoFa também se destacará no chão de fábrica, com o mesmo esquema de cores “branco e cinza” característico como nos outros novos robôs colaborativos da ABB, bem como o novo significativo ícone dos robôs colaborativos da ABB, que apresenta uma representação estilizada de um robô e mãos humanas trabalhando juntos.

2. Velocidade e Performance

Com sua capacidade de carga expandida de até 5kg, o GoFa complementa os robôs YuMi de braço único e de braço duplo da ABB, enquanto seus sensores integrados de torque e posição em cada um de seus seis eixos são fundamentais para seu design colaborativo.

Capaz de operar a uma velocidade de 2,2 metro por segundo*, o GoFa é cerca de 50% mais rápido do que outros cobots em sua categoria, permitindo que ele realize mais operações em um período definido do que os cobots concorrentes, tornando-o ideal para tarefas de montagem ou manuseio e embalagem em que os itens precisam ser transferidos de forma rápida e precisa entre os pontos.

"Oferecendo alta velocidade, carga útil de 5kg, desempenho preciso e um pequeno espaço de utilização, juntamente com configuração e programação simples, o GoFa pode ser implantado de forma rápida e fácil para ajudar a preencher lacunas nas linhas de produção onde e quando necessário",  acrescentou Andie Zhang. "Isso fornece aos  usuários de todos os tamanhos, de  pequenas e médias empresas a grandes companhias,  a flexibilidade para se adaptar rapidamente às circunstâncias diferentes e responder instantaneamente à mudança da demanda do cliente sem ter que incorrer em atrasos decorrentes de ter que encontrar pessoal extra em curto prazo."

*(A velocidade exata de colaboração segura pode ser menor, pois dependerá da aplicação específica, ferramentas, carga útil, etc. Os usuários podem consultar o aplicativo configurador SafeMove para obter uma recomendação. Os usuários devem sempre realizar uma avaliação de risco de sua aplicação).

3. Seguro por design

Para que um robô seja considerado colaborativo, ele deve ter as funções de segurança necessárias que previnem lesões a um operador humano. Isso significa ajustar a velocidade do robô, a massa combinada do robô e sua carga útil e sua habilidade de parar rapidamente. Com suas articulações inteligentes pioneiras, a GoFa cumpre esse requisito ao parar automaticamente se ocorrer contato com um humano ou outro robô. As juntas de plástico e alumínio do GoFa  também  apresentam geometria arredondada, sem pontos de esmagamento que pudessem prender membros.

Outra característica de segurança é a inclusão de um configurador de segurança visual no FlexPendant do GoFa. Desenvolvido para garantir que mesmo usuários iniciantes possam configurar o robô de forma segura, o SafeMove  permite que os usuários configurem facilmente o GoFa para evitar problemas como travamentos que podem afetar a operação segura do robô. O GoFa também possui  um status de interação, que muda de cor entre branco, verde, amarelo e vermelho,  dependendo do status operacional do GoFa. Essa luz  fornece uma maneira fácil para os usuários  verificarem rapidamente o status do cobot para entender se  ele está em modo de espera, programação, operação ou parada.

"Em última análise, o verdadeiro teste de qualquer robô colaborativo é o quão confortáveis e seguras as pessoas se sentem trabalhando ao lado dele. Por essa razão, o design de um robô colaborativo precisa torná-lo acessível,  fornecendo o mais alto nível de garantia de que todas as medidas foram tomadas para proteger os trabalhadores de lesões",  disse  Andie Zhang. "Sabemos por nossos cinco anos de experiência com o YuMi que os trabalhadores se sentem seguros trabalhando ao lado dele. Assim como nossos robôs YuMi, projetamos o GoFa com atenção ao usuário, usando uma combinação de recursos tecnológicos e físicos para eliminar o risco de danos em caso de contato, mas também recursos para tornar nossos novos cobots incrivelmente fáceis de usar."

4. Facilidade no uso

GoFa tem simplicidade pensada em seu design com recursos que permitem que ele seja configurado e operado até mesmo por alguém sem conhecimento prévio ou experiência de usar um robô.

O modo de programação de conduzir o cobot em qualquer lugar permite que os usuários movam o GoFa para várias posições para criar um programa sob medida, com cada posição sendo definida usando a interface do Arm-Side Interface (ASI) do GoFa, que possui  botões programáveis pelo usuário e  um  anel de luz alojado no braço do robô. Com o objetivo de incentivar uma maior interação do usuário, esses botões podem ser usados para definir posições durante uma rotina de conduzir o cobot para a posição, permitindo que o operador programe o GoFa sem tirar as mãos do robô.

A programação de conduzir o cobot para a posição é utilizado com o software Wizard de programação fácil da ABB. Já lançado para o robô colaborativo YuMi de braço único da ABB e para o robô industrial IRB 1100, o software Wizard de programação fácil da ABB pode ser usado para criar um programa para o GoFa em questão de minutos. Com o Wizard, o processo de programação é reduzido a simplesmente arrastar e soltar o bloco necessário na tela do ABB FlexPendant, com o usuário capaz de ver os resultados imediatamente e ajustar as ações do cobot se  necessário. Ao juntar esses blocos, programas completos podem ser construídos  sem necessidade de qualquer conhecimento de linguagens de programação de robôs. Usuários mais experientes podem continuar a programar com codificação RAPID e mover o joystick no ABB FlexPendant.

"Quanto mais fáceis os robôs se tornam para configurar e operar, mais setores e empresas podem se beneficiar. Com facilidade de uso, incluindo a programação de conduzir para a posição do GoFa e as ferramentas de nosso software Wizard de programação fácil de arrastar e soltar, os clientes poderão operar seu cobot GoFa com poucos minutos de instalação, sem necessidade de treinamento ou habilidades de programação especializadas", disse Andie Zhang. "Se você pode usar um ipad, você pode programar um dos nossos novos cobots com facilidade."

Para empresas com necessidades de programação mais especializadas, novos blocos Wizard também podem ser criados para realizar tarefas específicas. Isso é alcançado através do software Skill Creator da ABB, que está disponível gratuitamente para qualquer pessoa usar para transformar rotinas padrões de programação RAPID em blocos do assistente e torná-los prontos para uso por não-programadores. Os blocos customizados, conhecidos como habilidades, podem ser produzidos para controlar garras ou criar ações para aplicações específicas, como automação laboratorial.

Os usuários do GoFa também poderão usar o RobotStudio®, o software de simulação e programação off-line da ABB. Esta é a solução líder de programação do setor baseada em PC, configuração e comissionamento virtual antes da instalação.

Para ajudar a apoiar o GoFa,  a ABB também criou uma série de tutoriais online que abrangem uma série de tópicos, desde a configuração e programação até a operação e solução de problemas. Clique aqui para mais informações.

5. Portfólio de Robôs Colaborativos

O novo cobot GoFa se baseia  no sucesso da família YuMi da ABB, que vem ajudando as empresas a automatizar tarefas-chave com segurança desde que o YuMi, o primeiro robô verdadeiramente colaborativo do mundo, foi lançado em 2015. O portfólio de robôs colaborativos da ABB agora oferece três famílias diferentes – YuMi, GoFa  e  SWIFTI, com opções de carga que variam de  menos de 0,5kg a 5kg, para suportar a mais diversas gamas de aplicações colaborativas.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e movimento, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Robótica & Automação Discreta ABB é pioneira em robótica, automação de máquinas e serviços digitais, fornecendo soluções inovadoras para uma grande variedade de indústrias, desde automotiva até eletrônica e logística. Como uma das fornecedoras líderes mundiais em robótica e automação de máquinas, nós já fornecemos mais de 500.000 soluções de robôs. Nós ajudamos nossos clientes de todos os tamanhos a aumentarem a produtividade, flexibilidade e simplicidade e a melhorar a qualidade da produção. Nós damos apoio na transição para uma fábrica do futuro conectada e colaborativa. Robótica & Automação Discreta ABB emprega mais de 10.000 pessoas em mais de 100 localidades, em mais de 53 países. www.abb.com/robotics

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp