- Um grande motor elétrico síncrono criado para uma usina siderúrgica na Índia é o mais eficiente já feito, graças ao design Top Industrial Efficiency
- A usina siderúrgica terá uma economia de custos de eletricidade estimada em cerca de US$ 6 milhões por meio de maior eficiência energética ao longo da vida útil de 25 anos do motor
- O investimento em eficiência energética terá um período de retorno projetado de pouco mais de três meses
A ABB quebrou seu próprio recorde mundial de eficiência energética em grandes motores elétricos síncronos com um novo motor projetado de acordo com sua iniciativa Top Industrial Efficiency (TIE), que fornece equipamentos que excedem os padrões de desempenho. Os motores e geradores TIE da ABB são projetados para superar os benchmarks de eficiência atuais, ajudando os clientes a reduzir o uso de eletricidade, os custos operacionais e o custo total de propriedade (TCO) sem comprometer o desempenho ou adicionar complexidade.
O motor, destinado a uma usina siderúrgica na Índia, alcançou uma classificação de eficiência de 99,13% durante os testes, uma melhoria substancial em relação ao recorde mundial anterior da ABB de 99,05% estabelecido em 2017. A classificação de eficiência é a relação entre a energia que um motor consome e a quantidade que ele transforma em movimento. O limite teórico é 100% de eficiência. Aproximar-se desse objetivo torna-se cada vez mais desafiador em termos de design e fabricação do motor. É por isso que o recorde mundial anterior durou 8 anos.
Optar por um motor otimizado para TIE, em vez do design padrão com nível de eficiência de 98,64%, permitirá que o cliente economize cerca de 61 GWh de energia e US$ 5,9 milhões em custos de eletricidade ao longo de uma vida útil de 25 anos – equivalente a quatro dias de pico de produção do maior parque eólico offshore do mundo. Também ajudará a evitar 45.000 toneladas de emissões de CO₂, comparável à remoção de 10.000 carros das estradas por um ano. O escopo para economia e emissões evitadas é ainda maior em outros países onde a eletricidade é mais cara.
Motor síncrono de 56 megawatts (MW) utilizado em uma unidade de separação de ar (ASU) O motor, destinado a uma usina siderúrgica na Índia, alcançou um índice de eficiência de 99,13%
O motor acionará uma unidade de separação de ar (ASU) que liquefará o ar atmosférico para que o oxigênio e o nitrogênio possam ser separados para fornecer gases puros para o processo de fabricação de aço.
"A ABB tem a missão de ajudar as indústrias a superar – mais enxutas e limpas – e este projeto mostra como nossos produtos vão além dos padrões com nossa iniciativa Top Industrial Efficiency (TIE), que oferece grandes motores e geradores com a mais alta eficiência energética possível", disse Brandon Spencer, presidente da ABB Motion. "Esta iniciativa ajuda nossos clientes a aumentar a lucratividade, pois os custos de eletricidade são, de longe, o maior componente do custo total de propriedade (TCO) desse tipo de motor, ao mesmo tempo em que também estão reduzindo suas emissões de carbono."
A iniciativa TIE da ABB aborda uma grande lacuna nos padrões de eficiência energética para motores grandes (3 MW+), que, apesar de serem uma pequena parte da base global de motores, consomem cerca de 25% de toda a energia relacionada ao movimento.
Setting the new world record on efficiency reflects ABB’s ongoing commitment to further optimizing the motor's electrical and mechanical construction, drawing on extensive application knowledge and over a century of experience in manufacturing electric motors. This achievement is particularly significant given that the average efficiency for this type of synchronous motor typically ranges between 98.2 and 98.5%.
Estabelecer o novo recorde mundial de eficiência reflete o compromisso contínuo da ABB em otimizar ainda mais a construção elétrica e mecânica do motor, com base em amplo conhecimento de aplicação e mais de um século de experiência na fabricação de motores elétricos. Essa conquista é particularmente significativa, pois a eficiência média para esse tipo de motor síncrono normalmente varia entre 98,2 e 98,5%.
A ABB é líder global em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar sua experiência em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operar com alto desempenho, ao mesmo tempo em que se tornam mais eficientes, produtivas e sustentáveis para que tenham um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de 'Engineered to Outrun'. A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.com
A ABB Motion, líder global em motores e acionamentos, está no centro da aceleração de um futuro mais produtivo e sustentável. Inovamos e ultrapassamos os limites da tecnologia para contribuir com soluções energeticamente eficientes, descarbonizantes e circulares para clientes, indústrias e sociedades. Com nossos inversores, motores e serviços habilitados digitalmente, apoiamos nossos clientes e parceiros para obter melhor desempenho, segurança e confiabilidade. Para ajudar as indústrias do mundo a superar – mais enxutas e limpas, fornecemos soluções acionadas por motor para uma ampla gama de aplicações em todos os segmentos industriais. Com base em mais de 140 anos de experiência em powertrains elétricos, nossos mais de 23.000 funcionários em 100 países aprendem e melhoram a cada dia. go.abb/motion