Progresso sustentável

Progresso sustentável

No Dia da Terra, a ABB apresenta algumas das suas mais recentes tecnologias e soluções que contribuem para uma sociedade de baixo carbono.

A ABB tem uma longa história de práticas de negócios sustentáveis ​​e responsáveis. Em 2020, a ABB excedeu muitas de suas metas de sustentabilidade, incluindo a redução das suas próprias emissões de gases de efeito estufa em 58 por cento em comparação com o parâmetro de 2013. Com a introdução da estratégia de sustentabilidade da empresa para 2030, foram definidas metas ainda mais ambiciosas, com foco em possibilitar uma sociedade com baixas emissões carbónicas por meio da redução de emissões, preservação de recursos e promoção do progresso social. O compromisso da ABB para 2030 inclui alcançar a neutralidade de carbono das suas próprias operações e ajudar os seus clientes a reduzir as suas emissões de CO2. Através das metas de sustentabilidade, a ABB contribui para as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, das quais a ABB sempre foi uma forte defensora.

“Com as nossas tecnologias de ponta, podemos dar uma forte contribuição para uma sociedade de baixo carbono”, explica Theodor Swedjemark, Responsável de Comunicações e Sustentabilidade da ABB. “Para ajudar a possibilitar uma sociedade de baixo carbono, trabalharemos com os nossos fornecedores para reduzir as suas emissões, tornar-nos-emos neutros em carbono nas nossas próprias operações e iremos ajudar os nossos clientes a reduzir as suas emissões de CO2 em 100 megatons por ano, o equivalente às emissões anuais de 30 milhões de carros de combustão.”

Uma visão completa do impacto da ABB no meio ambiente e as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável pode ser encontrada no mais recente Relatório de Sustentabilidade [EN] da empresa. No Dia da Terra de 2021, destacamos alguns dos exemplos mais recentes do progresso contínuo da ABB no combate às alterações climáticas.

Desligar o interruptor SF6

A eletricidade está a crescer duas vezes mais rápido do que outras fontes de energia em todo o mundo. Em 2030, espera-se que seja responsável por mais de 20% do consumo global de energia. Por meio da área de negócio Electrification, a ABB oferece uma gama completa de produtos e soluções de baixa e média tensão, juntamente com pacotes de serviços pré-projetados e soluções personalizadas para proteção e conexão inteligentes.

Incorporar a sustentabilidade na distribuição de energia é uma etapa crucial. Há 50 anos que os quadros isolados a gás (GIS) têm usado hexafluoreto de enxofre (SF6) como gás de isolamento, devido às suas excelentes qualidades de isolamento e extinção de arco. Mas o SF6 é o gás de efeito estufa mais potente no mundo, com um potencial de aquecimento global 23.500 vezes superior ao CO2 e uma vida atmosférica de 3.200 anos. Conforme o mundo acelera a sua eletrificação, mais e mais SF6 continua a vazar para a atmosfera e a acumular-se. Desde 2002, a concentração de SF6 na atmosfera duplicou!

A boa notícia – em 2015, a ABB lançou um quadro isolado a gás sem SF6 para capacitar empresas de serviços, indústrias e clientes de infraestrutura a fazer escolhas mais ecológicas num mundo de regulamentos e normas em evolução. Mais de 5.000 quadros sem SF6 foram instalados em todo o mundo. Com o portfólio ecoGIS [EN], a ABB está a auxiliar os clientes a fazer a transição para a tecnologia sem SF6 e a reduzir significativamente a pegada de carbono na distribuição de energia.

A ABB está continuamente a desenvolver soluções para tornar mais fácil aos clientes fazerem escolhas mais verdes. Em 2020, ela lançou o PrimeGear ™ ZX0 [EN] o primeiro quadro de distribuição do mundo que permite aos clientes mudar para um gás de isolamento verde em qualquer altura do ciclo da vida útil do quadro.

A ABB desenvolveu a tecnologia livre de SF6 e devido ao seu benefício para a sociedade, as patentes básicas foram abertas para serem utilizadas gratuitamente, permitindo que mais fabricantes usem esta tecnologia.

Abrindo o caminho para a mobilidade sustentável - veículos elétricos (VE`s)

As vendas globais de VE`s atingiram cerca de 3,24 milhões em 2020 e prevê-se que até 2025, 30 por cento de todos os novos veículos serão elétricos. Na Europa, cerca de 1,4 milhão de veículos elétricos e híbridos foram registados em 2020, 137 por cento a mais do que em 2019.

Com base na sua experiência global de e-mobilidade, com mais de 400.000 carregadores de veículos elétricos instalados em mais de 85 mercados, a ABB lançou hoje a mais recente geração dos seus carregadores Terra High Power líderes no mercado de veículos elétricos em rápida evolução e crescimento. Ideal para o carregamento em autoestradas e frotas de VE`S, a ABB aprimorou o carregador Terra HP para oferecer uma experiência premium os condutores e uma variedade de opções de personalização para os operadores. Oferecendo uma saída de alta potência com baixos níveis de ruído, a última geração do Terra HP apresenta um sistema enrolador de cabo de carregamento retrátil de 5,3 metros para alcance adequado ao conector de entrada dos veículos. Além disso, a solução é totalmente preparada para o futuro graças à possibilidade de atualizações remotas de software e à capacidade de carregar os veículos elétricos atuais e futuros com uma ampla gama de tensão de saída de 150 - 920 VDC. O design compacto do carregador otimiza o espaço ao redor do veículo e maximiza a flexibilidade no layout do local.

A nova geração de carregadores Terra High Power da ABB líderes de mercado.
A nova geração de carregadores Terra High Power da ABB líderes de mercado.

Carregador para veículos elétricos na China

Como a China é atualmente o maior emissor de carbono, o desenvolvimento da e-mobilidade é imperativo. A meta de carbono neutro da China oferece um enorme potencial de crescimento para as indústrias relacionadas. Existiam 4,49 milhões de veículos elétricos nas estradas chinesas até o final de março de 2021 e a China planeia atingir a neutralidade carbónica até 2060. Neste ecossistema, as soluções da ABB como infraestrutura de apoio necessária para o desenvolvimento de veículos elétricos desempenham um papel crítico, construindo uma ponte entre a rede elétrica, energia renovável e postos de carregamento.

No Dia da Terra de 2021, a ABB lançou oficialmente o seu Carregador Compacto na China, que integra carregadores rápidos e uma subestação secundária compacta. Esta solução combina de forma inovadora as tecnologias de carregamento e distribuição elétrica líderes da ABB e reduz em 80 por cento a necessidade de construção e de comissionamento no local através de cablagem pré-fabricada e outros acessórios, o que permitirá aos clientes construir rapidamente postos de carregamento e apoiar a China na criação do transporte sustentável para futuro.

Protegendo o meio ambiente de fugas de gás

Os gasodutos costumam cruzar terrenos inacessíveis para fornecer gás industrial e doméstico. Os operadores destas redes devem garantir a segurança, integridade e fiabilidade das suas condutas. Vários países estão a estabelecer regulamentos que orientam os operadores de gasodutos a usar tecnologias avançadas de deteção de fugas, por ex. a Lei PIPES 2020 dos EUA, que foi sancionada no final de 2020. Mas a deteção de fugas de gás invisível e inodoro pode ser desafiadora e cara. A mais recente adição da ABB ao seu Sistema de deteção de fugas de gás móvel ABB Ability ™, HoverGuard ™, detecta fugas de forma mais rápida e fiável. Baseia-se nas soluções bem-sucedidas MobileGuard ™ e MicroGuard ™ uma solução portátil por meio da redução de peso e tamanho que permite que o analisador seja montado em veículos comerciais aéreos não tripulados (UAVs) adequados para produzir a solução mais sensível, rápida, robusta e conectada para detetar, mapear, localizar e quantificar as emissões de fugas de gás natural durante o voo.

Esta sensibilidade e velocidade permitem que o HoverGuard detecte fugas enquanto voa a altitudes de 40 metros ou mais e a velocidades superiores a 88 km / h. Pode cobrir 10 a 15 vezes mais área terrestre por minuto operando em UAVs comerciais de baixo custo.

Ao adicionar um segundo laser para permitir medições sensíveis de dióxido de carbono, a solução multigás resultante representa o primeiro sistema baseado em UAV para quantificar os três gases de efeito estufa mais importantes - metano, dióxido de carbono e concentrações de vapor de água - durante o voo. Esta aplicação, chamada de medição de fluxo de GEE, é um grande avanço em relação às estações e torres de monitorização estacionárias.

A mais recente adição da ABB ao ABB Ability™ sistema móvel de detecção de fugas de gás, HoverGuard ™.
A mais recente adição da ABB ao ABB Ability™ sistema móvel de detecção de fugas de gás, HoverGuard ™.

Motores de alta eficiência que fazem a diferença

Cerca de 45 por cento da eletricidade do mundo é usada por motores elétricos em edifícios e aplicações industriais. Portanto, os motores estão na vanguarda dos esforços globais para melhorar a eficiência e reduzir as emissões. Em 2020, a ABB lançou o motor SynRM de eficiência ultra-premium IE5, um motor síncrono de relutância, que combina o desempenho de um motor de íman permanente com a simplicidade e facilidade de manutenção de um motor de indução. Se 80 por cento dos motores industriais instalados hoje fossem substituídos por unidades IE5, a economia de energia estimada seria igual ao consumo de energia da Polónia. Em 2021, a área de negócio Motion da ABB também lançou Energy Efficiency Movement uma iniciativa de longo prazo para aumentar a conscientização sobre o tremendo impacto que motores de alta eficiência e tecnologia de tração podem ter nas alterações climáticas.

Em 2020, a ABB lançou o motor SynRM de eficiência ultra-premium IE5
Em 2020, a ABB lançou o motor SynRM de eficiência ultra-premium IE5

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp