- Tornando o investimento na manutenção preditiva pago
- As ferramentas digitais ao serviço dos benefícios da manutenção preditiva na gestão dos ativos da distribuição elétrica
- O reforço das competências formativas combinado com a otimização da gestão de ativos com o digital ABB
Tornando o investimento na manutenção preditiva01 pago
Naturalmente, a digitalização do equipamento existente, adicionando sensores e software de monitorização de estado, pode acarretar os seus próprios custos. A seleção correta de soluções de atualização digital para sistemas herdados é a chave para fazer da manutenção preditiva01 uma opção estratégica e sustentável. Assim é importante ter um claro ROI02 com o objetivo de determinar se os benefícios justificam os custos para as condições de exploração da unidade industrial, de serviços, um processo produtivo específico, um sistema parte dum todo, etc. É aqui que se encontra e se distingue a perícia e o saber fazer, de um fabricante. O saber da marca combinado com a matriz de conhecimento interno das organizações: as competências dos gestores de ativos e manutenção, operadores, técnicos, quadristas, instaladores, integradores de sistemas, consegue-se determinar e adequar a melhor abordagem estratégica à manutenção.

Por exemplo, um ambiente limpo e seco pode não exigir monitorização ambiental, mas pode exigir uma monitorização contínua, por exemplo procedendo a uma avaliação térmica das juntas principais através de câmaras térmicas, sensor de temperatura03 em equipamento vivo, em funcionamento e exploração, para evitar inspeções dispendiosas e com exigências maiores nos requisitos de segurança para operadores, com consequências inevitáveis nos custos, potencialmente superiores.
No entanto, equipamentos, sistemas, quadros de distribuição e comando parciais – ativos, noutras áreas de uma instalação podem exigir ensaios04 e monitorização das condições das canalizações e da sua integridade dielétrica, bem como a térmica e monitorização ambiental. Em vez de uma única solução para todos “one-size-fits-all”, deve procurar-se encontrar uma abordagem que seja o mais consensual tecnicamente e de real adequação à necessidade, eliminando sob ou sobredimensionamentos “one-size-fits-you”.
As ferramentas digitais ao serviço dos benefícios da manutenção preditiva na gestão dos ativos da distribuição elétrica
No passado, a gestão convencional de ativos têm enfrentado uma série de desafios:
- Grandes investimentos iniciais, especialmente ao digitalizar ativos existentes em aplicações industriais
- Processos de implementação lentos e complicados
- Formação prolongada, e pouco disponível mercado, devido à complexidade das soluções
- Dificuldade de implementação e personalização de modelos preditivos
- Uma cultura de manutenção "run-to-failure"07 não utilizada em processos e modelos manutenção preditiva01
Estes desafios podem comprometer ou adiar a ROI02 da manutenção preditiva01, ou mesmo criar uma barreira à sua implementação. Mas com um serviço executado por um Asset Performance Management (APMaaS), solução de valor técnico acrescentado com as tecnologias digitais, com o recurso à sensorização, conectividade com a cloud e a análise de dados avançada, podem conseguir-se retornos imediatos significativos através de inspeções reduzidas, menos serviços de emergência e desempenho, mitigação de potenciais avarias e rastreabilidade dos ativos.

As vantagens de uma solução APMaaS incluem:
- Simplicidade: As soluções de APMaaS permitem uma arquitetura IoT pura que torna simples a recolha de dados dos equipamento ou sistemas novos ou existentes, ajudando-nos a eliminar os potenciais erros na recolha manual de dados, ou uma complexa e dispendiosa remodelação;
- Flexibilidade: Estas soluções podem ser implementadas em qualquer lugar com uma ligação à Internet, permitindo que os gestores de ativos e manutenção, operadores e técnicos, se mantenham ligados ao desempenho patrimonial da instalação, exploração e controlo em tempo real não importa onde se localizem;
- Escalabilidade: As soluções podem ser implementadas em pequena escala para cobrir as necessidades ou oportunidades mais prementes, progressivamente escalonadas, expansíveis, evolutivas em toda a instalação quando características ou influências externas08 adicionais surjam e a monitorização e controlo seja necessária. Por exemplo, gestão da manutenção, gestão de energia, e outras funções poderosas podem ser facilmente implementadas, ativadas e utilizadas;
- Facilidade de implementação: Soluções de edge/cloud que não necessitam de um PC server para instalar ou executar aplicações, tornando simples a adição de mais hardware de medida e controlo de campo quando é necessário;
- Redução de custos: As soluções baseadas na nuvem são cobradas como um serviço de assinatura, ajudando-nos a evitar grandes investimentos iniciais, assegurando ao mesmo tempo que se paga apenas pelas soluções que se utilizam efetivamente, no princípio “one-size-fits-you” referido anteriormente.

O ABB Ability Asset Performance Management - Service é fácil de implementar, quer seja no local, instalação, aplicação ou em vários distintos ambientes, condições de exploração e operação. O software das aplicações da matriz Ability irá criar um ambiente digital réplica dos ativos físicos, que nos permitirá à distância aceder aos detalhes. Paralelamente um poderoso algoritmo de análise irá proporcionar uma saúde patrimonial dos ativos fácil de compreender, com informação e recomendações de ações concretas na manutenção - sem recurso a outras ferramentas complexas, software, ou cálculos matemáticos extras. Além disso, a solução fornecerá uma única fonte de conhecimento das reais condições de funcionamento, exploração e estado dos seus ativos. Permitido que toda uma estrutura de técnicos e outros perfis organizacionais possam ter igual acesso às condições operacionais e de performance de uma instalação, sistema e seus ativos. Disponibilização de dados do mais alto nível até ao mais ínfimo detalhe e de adequação a cada elemento da organização vs. suas responsabilidades e consequentes dados a observar.
O reforço das competências formativas combinado com a otimização da gestão de ativos com o digital ABB
As soluções ABB Ability Asset Performance Management podem ajudar-nos a fornecer os conhecimentos de que necessitamos para evitar falhas de ativos enquanto maximiza o custo do ciclo de vida dos mesmos. Adequando-se quer em aplicações, projetos, infraestruturas, sistemas com a integrações de novos ativos (projeto greenfield) ou de retrofit de uma instalação já existente (projeto brownfield) que acuse novas condições de exploração.
Sendo a solução de mercado ABB Asset Performance Management comprovadamente mais eficiente disponível no mercado, a sua rapidez de implementação e a extensibilidade permite-nos conjuntamente, marca, parceiros na formação e equipas técnica das organizações produtivas e de serviços lançar o desafio à aprendizagem e experimentação, num contributo para acelerar a transição digital, que para além de futuro é já presente, enquanto se materializam as reduções de custos de impacto na competitividade.
Sabia mais aqui sobre ABB Ability Asset Performance
Cliente ABB: História de sucesso edifício de terciário
Graças a uma atualização rentável e plug-and-play da instalação de disjuntores de baixa tensão através de unidades digitais Ekip UP, com conectividade integrada ABB Ability™, o cliente é capaz de implementar a manutenção preditiva01 e reduzir a manutenção de rotina e consequentes custos utilizando soluções ABB Ability para a gestão de ativos.

Cliente ABB: História de sucesso Indústria cimenteira
O MCC, coração de um processo elétrico complexo foi equipado com as soluções de excelência da ABB Ability™, solução de gestão de ativos e monitorização. Isto permite ao cliente uma resolução de problemas mais rápida, diminuindo o efeito imprevisibilidade, operações otimizadas, salvaguardando o tempo de funcionamento do processo.

Cliente ABB: História de sucesso Utility
Uma smart grip, ou rede inteligente, para um serviço público, não é apenas uma monitorização eficiente do fluxo de energia, controlo e proteção, mas também um controlo preciso e contínuo e de avaliação da condição de toda uma estrutura base integrada numa rede global, à qual se exige o evitar das interrupções, falhas na continuidade de serviço, dispendiosas ações de emergência e reparação. O cliente, pela fiabilidade da marca, abraçou a modernização necessária para a gestão dos ativos da distribuição de energia nas subestações, com o ABB Ability™, fazendo acontecer a verdadeira digitalização da rede.

Percurso de sucesso do Eng. João Sousa, Gestor de Manutenção da Rede Ambiente, na primeira pessoa:
"Com a ajuda da Especialização em Manutenção Industrial do Cenertec: Criei uma dashboard e uma app android onde apresento todas as viaturas da empresa, registo de manutenção correctiva e preventiva, solicitações da operação, controlo de consumo de lubrificantes e calços, e ainda pneus; Controlo os km e consumos das viaturas para avaliar a eficiência das mesmas; Reorganizei todo o armazém de stock de modo a eliminar peças obsoletas e ter apenas o que é necessário; Procurei encontrar avarias frequentes e ir atrás da origem em vez de substituir a peca danificada; Apliquei uma série de ensinamentos e estratégias de modo a conseguir a liderança e respeito da equipa; Atingi o objetivo de baixar as viaturas inoperacionais para menos de 10% da frota (180 no total)"
Percurso de sucesso do Eng. Pedro Dias, Diretor de Produção e Manutenção
Promoção na carreira profissional, ao concluir a Especialização em Manutenção Industrial, ao ser convidado a integrar quadro de grande empresa do setor alimentar, como Diretor de Manutenção
Veja mais exemplos de casos de sucesso Cenertec.
01 NP 13306:2016 (EN 13306:2017) Maintenance. Maintenance terminology
02 Retorno sobre o Investimento
03 Temperature Monitoring System (TMS)
04 Descarga parcial (DP), pode-se definir como descargas elétricas localizadas que de modo parcial, fazem conduzir um isolante elétrico, provocando a usa rotura dielétrica eventual, e podem ou não acontecer perto de um conduto, transformador, gerador, motor, parte duma canalização elétrica.
05 Designam as duas categorias de despesas empresariais relativas à forma de contratar e adquirir produtos e serviços. Fundamentais para o controlo e gestão dos gastos duma organização. CapEX - O capital expenditure, ou despesas de capital, representa investimentos ou desembolsos em bens de capital, que são aqueles utilizados na produção de outros itens, como equipamentos, materiais de construção, entre outros. OpEX - O operational expenditure refere-se às despesas operacionais, que são pagamentos relativos à atividade de gestão empresariais, operação de ativos e venda de produtos e serviços.
06 Manutenção baseada no tempo, ver artigo 2|3
07 Princípio que não considera a monitorização na exploração, ficando-se apenas pela manutenção preventiva e corretiva com os episódios das falhas.
08 Influências externas, secção 52 das RTIEBT, Portaria 941-A/2006 e norma IEC 60364-5-51 Selection and erection of electrical equipment – Common rules
09 Um projecto greenfield ou de raiz é um projecto que carece de restrições impostas pelo trabalho prévio no local. Este perfil de projeto implica desenvolvimento num local completamente vago. A arquitetura e engenharias começam do zero. Por outro lado, um projecto brownfield implica restrições relacionadas com o estado atual da área, estrutura, edificado, instalação.