A automação de uma operação na mineração resulta em muitos dados, usados na tomada de decisões, na formulação de estratégias e na condução das operações no dia a dia. A pesquisa A Review of Digital Transformation in Mining2 aponta que, por mais de três décadas, dados têm sido vistos como ativos das empresas. E, hoje, a abundância de dados disponíveis, referidos como big data, existem na indústria de mineração e são gerados, principalmente, a partir de sistemas integrados. É importante estar preparado para aproveitar o benefício dessa maior oferta de informações, convertendo-as em inteligência.
Ainda segundo o estudo da Mckinsey, “os dados devem ser bem organizados e acessíveis, com dicionários, termos e fórmulas básicos padronizados. Líderes, designers e usuários precisam saber as principais fontes de dados que estão sendo usadas e a maneira como as recomendações do algoritmo são geradas; esse conhecimento gera confiança e aceitação do modelo de nível da linha de frente”.
O portfólio da ABB tem exemplos de como a automação entrega informações estratégicas e que impactam positivamente a rotina das operações. Todos esses dados, gerados no campo, são consumidos por aplicações que visam agregar, analisar e otimizar os processos de produção, gestão operacional e manutenção.
Retirar as pessoas de áreas de risco, permitir operações autônomas de mina e entregar dados adicionais do processo de explosão para análise posterior é o que faz o braço robótico para carregamento de explosivos em mina subterrânea: a solução se comunica com sistemas de gerenciamento e, além de proporcionar reconhecimento de imagens de alta qualidade dos orifícios onde os explosivos serão carregados, tem a habilidade de montar o conjunto primer e o detonador de forma autônoma, seguindo, então, para o preenchimento da emulsão nos orifícios.
Além disso, outro benefício é obter um status contínuo sobre a saúde de cada rolete de uma esteira de transporte de minério, facilidade proporcionada pela solução ABB Ability™ Conveyor Roller Inspection Services (CRIS), cujos dados são transferidos e analisados em uma plataforma digital, que identifica os prováveis problemas e possibilita o tratamento imediato, evitando perdas com paradas operacionais.
Há possibilidade, também, de os clientes terem, ao alcance, um portfólio inovador, que permite aos operadores de minas maximizarem a confiabilidade, a segurança, a produtividade e a eficiência energética, otimizando o planejamento e a visibilidade das operações em toda a empresa, garantindo que as pessoas certas tenham as informações corretas no momento propício e de qualquer lugar.
Os atributos listados acima são entregues pela solução ABB AbilityTM MineOptimize, resultado da combinação do conhecimento da ABB no setor, com a tecnologia de ponta, associada à gestão de projetos globais e locais e à experiência em engenharia e transformação digital, desenvolvidos em mais de 60 anos de trabalho com a indústria de minerais em todas as etapas do ciclo de produção.
Ela abrange soluções de eletrificação, acionamentos de motores, automação e soluções de digitalização: todas combinadas por meio de uma engenharia otimizada e com larga experiência na indústria de mineração e, claro, serviços colaborativos, buscando manter e exceder as vantagens durante a vida útil da planta.
Ainda, compreende um conjunto de produtos, serviços e soluções conectados digitalmente, que contemplam tecnologias de última geração para serviços remotos, ferramentas de manutenção preditiva, bem como soluções para atualizações e retrofits. Somam-se à lista de benefícios, as bibliotecas avançadas de aplicativos, soluções de software e plataformas digitais que reduzem a complexidade do processo, promovem a produção segura e diminuem os custos operacionais.
Outra amostra de que os dados se transformam em ações inteligentes por meio de um piloto automático que conduz a planta ao estado ideal de operação e altera, automaticamente, pontos de ajuste é o Advanced Process Control (APC), software de otimização de gestão de mina.
Também é possível rastrear, misturar e manusear os materiais, conduzir gestão de qualidade e visualização da pilha e gerenciamento de capacidade com a ABB Ability™ Stockyard Management System.
A ABB dispõe de outros sistemas integrados que atuam no aumento de eficiência energética, produtividade e potencial de utilização do ativo, como o ABB AbilityTM 800 XA, que promove integração entre equipamentos e pessoas enquanto empodera times para tomar decisões de maneira ágil e com precisão.